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8 funcionalidades que todo aplicativo de varejo deveria ter

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“Vender mais, engajar, envolver o consumidor”, afinal, o que um bom aplicativo para o varejo deve oferecer? Quais funcionalidades ter no app?

Com aumento da presença online a demanda por aplicativos como canal de venda aumentou de forma acelerada. O celular se tornou um novo elemento essencial para os consumidores, pois eles encontram conforto e praticidade em comprar produtos de forma online. 

Essa flexibilização foi reflexo de um longo período de pandemia, onde varejistas entenderam a importância da presença online, seguido da grande aceitação dos brasileiros por aplicativos. Em 19 meses – até julho desse ano – cerca de 750 milhões de aplicativos de comércio eletrônico instalados em smartphones no Brasil, apontando um crescimento de 23% ante o mesmo período de 2020 de acordo com a AppsFlyer, empresa especializada em performance de mobile marketing.

O que os consumidores esperam?

Além de suporte de ponta a ponta para todas as suas necessidades de compras. Os consumidores buscam canais de vendas mais modernos e adaptados à nossa nova realidade, aplicativos que ofereçam retire na loja ou delivery (pedido sai da loja física mais próxima no mesmo dia), ou, que você possa escanear os produtos que gosta com o Scan&Go e finalizar a compra sem precisar de um vendedor presente.

É preciso desenvolver aplicativos que forneçam experiências envolventes ao cliente, funcionalidades fáceis de usar, integração e navegação contínuas e interfaces de usuário organizadas. Os aplicativos se tornaram uma forma crucial de gerar receita para os negócios, impulsionando o desenvolvimento de aplicativos de varejo para construir interfaces mais interativas usando tecnologias e ferramentas de ponta.

8 funcionalidades que todo aplicativo de varejo DEVERIA ter

Para permanecerem relevantes, os varejistas devem aproveitar para se informar com as oito funcionalidades que seus aplicativo de varejo deveria ter. São elas:

Scan&Go

Em primeiro lugar e muito importante, hoje o Scan&Go é uma das funcionalidades mais procuradas por varejistas. Seguindo os passos da Amazon Go, essa funcionalidade torna a compra mais simples, rápida e totalmente autônoma. Segundo o Google, 63% das compras começam online, porém 49% dos consumidores ainda preferem fazer compras em lojas físicas.

Com o Scan & Go é tudo muito simples. Na loja física, usando o scanner do aplicativo instalado no celular, o cliente escaneia o código de barras do produto desejado e o coloca no carrinho. No final, com todos os itens atualizados no aplicativo basta realizar o pagamento dentro do próprio aplicativo. Tudo é feito em questão de minutos, sem a necessidade de enfrentar filas. Abaixo um exemplo prático de como funciona o Scan&Go na loja:

Troca Fácil

Hoje trocar um pedido ainda é uma situação desafiadora para algumas lojas, mas não pra quem tem o Troca Fácil como funcionalidade no aplicativo. Para que as trocas de compras no app não sejam mais um problema essa funcionalidade permite que você escolha a loja mais próxima, ou que deseja, para realizar a troca de um produto praticidade para o consumidor realizar a troca, essa funcionalidade, faz de forma ágil a automação de trocas do aplicativo, é de fazer os olhos brilharem, não é mesmo?

Prateleira Infinita

A funcionalidade Prateleira Infinita é um recurso omnichannel que evita a perda de vendas, um conceito omnichannel que abrange sobretudo a integração dos estoques de lojas físicas e virtuais. Quando um consumidor entra na sua loja física e quer comprar um determinado produto que está em falta na prateleira ou que não tem a cor ou o tamanho desejado; é possível comprar o produto online imediatamente, usando o estoque do seu e-commerce. 

Retire na loja e Delivery

Quando falamos em aplicativos integrados às lojas físicas (ERP) impossível não citar a obrigatoriedade do seu aplicativo já vender com essas duas modalidades. O Retire na Loja, também conhecido como pick-up-store ou “Clique&Retire” é um formato prático para que o usuário compre online e escolha a loja mais próxima para retirada no mesmo dia (D+0) ou Delivery, em que o pedido é feito online e sai da loja mais próxima via motoboy no mesmo dia. O serviço de delivery realiza entregas de compras feitas pela internet, aplicativos ou telefone, diretamente no local onde o cliente solicita, é preciso ter uma equipe capacitada para realizar as entregas.

Cashback

Quem ai ama receber dinheiro de volta em uma compra? Um dos queridinhos dos consumidores, o cashback é uma forma de proporcionar ao consumidor um benefício onde ao realizar uma compra ele recebe de volta parte do dinheiro gasto. Essa funcionalidade em aplicativos já existe e está se popularizando muito, além de ser um chamatriz competitivo para aumentar a atração dos serviços para o consumidor, é uma boa incluí-lá no seu aplicativo.

Catálogo por loja ou catálogo unificado

Pensando no aplicativo como seu novo canal de venda e integrado em tempo real com o estoque das suas lojas existem dois tipos de formatos de um aplicativo pode mostrar os produtos para o consumidor. A primeira é o catálogo por loja, onde o consumidor seleciona a loja física e navega pelo seu catálogo em tempo real, já o catálogo unificado (como o nome já diz) o catálogo vem direto do e-commerce, permitindo que o consumidor veja todos os produtos. São funcionalidades que podem ser boas aliadas dos aplicativos para facilitar a jornada do consumidor na procura de produtos e otimizar o giro de estoque das suas lojas.

Push notifications

As notificações (push notifications) são essenciais para manter o engajamento do seu aplicativo. Como comunicar o lançamento de uma coleção, uma promoção imperdível ou um cupom que vai oferecer aquele descontinho tão esperado para o consumidor?

Essa funcionalidade é muito importante e os usuários finais veem valor em pushes bem feitos. A chave aqui é adaptar Push Notifications ao usuário final de acordo com insights comportamentais para entender seu histórico de compras e preferências anteriores, notificando os usuários sobre promoções que realmente fazem sentido aos mesmos, melhorando a conversão e reduzindo a taxa de pessoas que optam por parar de receber Push Notifications.

PIX

Ele chegou pra ficar e todo mundo ama! Um método de pagamento que tem ganhado o coração de todos por sua e agilidade de transação. Mais do que justo um super aplicativo para o varejo ter esse método de pagamento na manga. 

Aplicativo omnichannel para o varejo

Aplicativos permitem que sua marca seja visível e alcance muitas pessoas, proporcionam um maior envolvimento com os usuários, ou seja, essas e outra funcionalidades são um ótimo recurso para você implementar em seu negócio.

O mercado para os varejistas que têm aplicativos é oportuno, e os que conseguirem implementar as funcionalidades mencionados acima em seus aplicativos serão capazes de captar a atenção dos consumidores e se destacar entre os concorrentes.

Por fim, sabe por que tantas funcionalidades são possíveis em um único aplicativo? Por que empresas como a Neomode dedica-se de um grande e completo hub de integrações e expertise tecnológica para construir a integração entre online e físico. Além do desenvolvimento do App Commerce, o aplicativo que possui muito além das 8 funcionalidades citadas acima.

Se o seu varejo precisa de um novo canal de venda ou você tem curiosidade em saber como aplicativos omnichannel estão transformando a forma como as vendas online estão decolando, entre em contato com nossos especialistas: neomode.com.br/contato

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