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Push Notifications: como impactar seus consumidores

Seja no App Commerce ou outros apps do mercado, os pushes notifications são ferramentas de extrema importância para engajar, reter e converter usuários dentro do ambiente mobile.

Vendas por aplicativo

Sempre estamos abordando como o mercado se reinventou e as vendas por aplicativos trazem números cada vez mais significativos inclusive a Criteo S.A. já realizou uma pesquisa que revelou que o mercado mobile representa 50% das vendas no Brasil, isso em 2018, os números de consumidores que optam por esse meio de compra crescem mais a cada dia. 

Com a maior praticidade da compra por aplicativo, essa ferramenta já é preferência do consumidor, já revelamos por exemplo que 67% dos brasileiros usam a ferramenta de comprar online e retirar em loja física, com isso sustenta-se a prerrogativa que o mercado mobile já se consolidou e agora vem crescendo e se expandindo para novas funcionalidades como Ship-from-store, Showrooming e Ship to Store como exemplo. 

Bom agora que já sabemos melhor sobre a relevância do mercado mobile vamos aos pushes, mas afinal o que são pushes?

Push notification, ou notificação push, vem do inglês “empurrar”, ou seja, é uma mensagem enviada ao usuário por aplicativos de smartphone, tablet ou navegador. Essas notificações aparecem na tela do dispositivo e são extremamente importantes como ferramenta de marketing, pois facilitam a comunicação com os consumidores com a entrega de mensagens automáticas.

Essas mensagens podem ser enviadas por aplicativos ou sites devem ter conteúdos relevantes para seus usuários, atraindo cliques e engajamento com seu site ou app.

Se observarmos o avanço da tecnologia podemos observar que elas evoluem sempre de modo a se tornarem mais práticas ao usuário, garantindo assim que ele receba a informação com o menor esforço possível.

Habilitando o recebimento de notificações

Devemos lembrar que antes de qualquer ação, o usuário precisa permitir que a marca envie notificações. Essa função, assim como permissão para habilitar o uso da geolocalização, são solicitadas no momento inicial, quando o app é instalado no smartphone.

Exemplo de configuração em dispositivo Android para habilitar envio de push em aplicativos

Já nos smartphones e tablets esse interesse é o download do aplicativo que permite o envio.

Para uma marca se comunicar dessa maneira com um usuário, além de desenvolver um aplicativo, precisa de um servidor e de um software de envio de push notification, caso a empresa não possua tecnologia própria para isso.

Os conteúdos das mensagens enviadas por push notifications podem ser dos mais variados, dependendo do segmento da empresa e do que o aplicativo oferece, unidos a estratégia de marketing que deseja aplicar. 

Podem por exemplo ser enviadas: ofertas, descontos, anúncio de novas coleções, chamadas para entrar no app entre outros, até onde a criatividade mandar. 

Confira em nosso artigo um exemplo: (Descontos e cupons: como atrair o consumidor no app?

Otimização em engajamento e vendas

Ao pensar em como as push notifications são aceitas pelo público saiba que no mobile de acordo com um relatório da The State of Web Push Notifications revela que o e-commerce domina a maior parte das push notifications com 22% do todo. 

A pesquisa também revela que mais de 50% dos usuários acha essas notificações úteis e relevantes, desde que eles possam escolher no site ou app se desejam recebê-las. 

A pesquisa também revela que entre notificações de sites de notícias, apps de jogos, apps de viagem e lojas virtuais 45,9% dos usuários preferem notificações de lojas virtuais, o que é uma ótima taxa. 

Desafios do mercado:

Sabemos que as taxas de desinstalação de apps são preocupantes, mas no ramo de app-commerce são apresentados os menores índices comparados a todas outras categorias segundo estudo realizado pela AppsFlyer, no IOS essa taxa é de 9% e no Android de 21% sendo que há categorias com uma taxa de 44% de desinstalação. 

Sendo que  as desinstalações ocorrem principalmente quando há uma falha no quesito retenção, o consumidor tem que ser incentivado a interagir com a marca e ver necessidade no app na medida correta, e as push notifications são a ferramenta ideal para esse objetivo. 

Enviar push notifications em excesso não é a solução, elas podem cansar e aborrecer o usuário, por isso essas devem ser usada da forma correta e nos momentos corretos, conheça bem seu consumidor. 

4 dicas de como usar as push notifications: 

1. Simplifique, cuidado com excessos 

Utilize textos curtos o mais claros e objetivos possível. Mostre do que se trata o assunto em poucas palavras. O recomendado é o uso de 120 caracteres para que não haja quebra da mensagem. 

2. Aposte nos emojis 

Emojis caem muito bem e aumentem em 85% a taxa de abertura das notificações. Ao se apropriar da linguagem que seu usuário já utiliza no dia-dia é criada uma aproximação da marca e a curiosidade dele é instigada. 

3. Frequência de envio

Não existe uma regra específica, mas se deve ficar atento a esse quesito, sendo que não se pode enviar notificações excessivamente mas deve haver o cuidado de mandá-las nos momentos corretos. 

Por isso caímos no quesito relevância, devem ser enviadas quando forem altamente relevantes ou com muito valor, quanto mais informações você tiver sobre seu usuário maior a chance de enviar uma mensagem personalizada e obter sucesso. 

4. Teste horários

De acordo com a pesquisa da PushCrew, as empresas preferem enviar suas notificações entre 14h e 19h, em dias úteis.No Brasil, o melhor horário indicado pelo relatório é às 20h das sextas-feiras, mas esse dado varia de indústria para indústria.

5. Monitore e melhore

Fique atento a interação de seu usuário após realizar uma campanha, assim você o conhecerá cada vez melhor e assim poderá otimizar suas campanhas. Segundo o relatório The Push Notification & In-App Message Benchmark 2018, realizado pela Accengage, a taxa média de cliques das push notifications é de 7,8%, podendo chegar a 11,4%. Comparado a taxa de e-mail marketing (3%) as notificações em apps possuem mais engajamento.

 Observe informações como: horários com a maior taxa de abertura, quais campanhas tiveram mais cliques, taxa de desinstalação, número de comprar do produto ou número de acesso na categoria anunciada.

Mais dicas…

  1. Cuidado com erros de ortografia
  2. Testar todos os tipos de pushes: genéricos, de ofertas, promoções relâmpago, memes, informais.
  3. Testar horários e datas diferentes
  4. Ficar de olho nas notificações de concorrentes, memes da internet, músicas, contextualizações. Obs.: (não utilizar mensagens de cunho ofensivo, ambíguo, racista ou qualquer outro tipo de mensagem
  5. Lançar 3 pushes por semana (pelo menos um aos finais de semana)
  6. Usar como auxiliar das promoções nas redes sociais (desde que seja anunciado o mesmo preço e condições)
  7. Grandes varejistas realizam MUITAS promoções exclusivas pra app, pois é uma forma mais assertiva de promoção e totalmente GRATUITA
  8. Aproveitem as segmentações que o dashboard oferece para envio de pushes em seu App Commerce, veja nesse link do onboarding: http://bit.ly/2Gh1TEA

Push Notifications App Commerce

Sabendo da importância dessa ferramenta mobile, a Neomode possui uma estrutura completa dentro do dashboard de gerenciamento para que varejistas estruturem campanhas de relacionamento do App Commerce através da criação de banners, cupons e pushes segmentados.

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