Cases, E-commerce, Omnichannel

Como a PatBo dobrou as vendas no e-commerce com a integração de todas as lojas

No dinâmico mundo da moda, a PatBo se destaca como uma marca de luxo no setor de vestuário feminino. Fundada pela estilista Patricia Bonaldi, a marca é reconhecida por sua elegância e sofisticação. Com um público exigente e ávido por exclusividade, a PatBo estava determinada a elevar sua presença online e proporcionar uma nova experiência de compra aos seus clientes.

Esses pontos de expertise na modelagem e proximidade com as clientes estão intimamente relacionados à história da adoção da tecnologia Neomode para atender à marca, que impulsionou suas vendas em mais de 100%, refletindo em 65% dos pedidos no omni e ship from store.

Nesse desafio de transformação digital, a marca enfrentava algumas oportunidades em sua operação online. Por possuírem peças únicas e exclusivas, especialmente distribuídas nas lojas físicas, a quantidade de produtos disponíveis no estoque do e-commerce era limitada, fazendo com que as peças acabassem rapidamente e a variedade fosse comprometida. Além disso, o frete era acima do desejável e a complexidade na gestão de pedidos e estoque dificultava o acompanhamento das vendas e a tomada de decisões estratégicas.

As vendas iam bem, mas havia espaço para melhorias. Foi a importância estratégica do omnichannel para a marca que impulsionou a busca por novos desafios digitais. Com o objetivo de impulsionar a evolução da PatBo no e-commerce, a parceria com a Neomode teve início em 2023.

Um aspecto fundamental para a empresa era garantir a estabilidade da plataforma, ampliar seu mix de produtos e capacidade de crescimento de forma escalável, além de oferecer uma experiência de cliente excepcional. O Integrador OMS E-commerce Neomode apresenta todas essas características, incluindo menor custo de entrega e gestão eficiente de estoque e pedidos, alinhadas às melhores práticas de mercado. Com uma arquitetura flexível especialmente adaptada para o varejo de moda, a integração foi concluída em 2023, dando início a um novo capítulo nesta parceria.

Próximo passo: o omnichannel

Com a integração concluída, deu-se início à implementação da Neomode na PatBo, contando com a expertise do time interno da marca. Essa integração foi crucial para unificar a visão dos estoques do comércio eletrônico, do centro de distribuição e das lojas físicas. Essa unificação permitiu à marca avançar com seus planos de oferecer um atendimento omnichannel, visando maximizar as vendas, reduzir rupturas de estoque, diminuir os custos de frete e monitorar os pedidos em tempo real, agilizando as entregas e superando os desafios enfrentados no passado.

Todo este processo contou com a participação da área de Customer Success da Neomode, profissionais com larga experiência no desenho e implantação de arquiteturas de e-commerce na plataforma Neomode. São especialistas que também conhecem muito do varejo, propondo uma assessoria técnica, de processos e de negócios digitais ao cliente.

Nós levamos em consideração que o cliente está fazendo essa ligação em um momento em que o e-commerce já é visto como de grande importância para a operação. Então, nosso papel era de assegurar que a Integração OMS da Neomode impulsionaria as vendas da marca.     

Fabiola Paes, CRO da Neomode

Superando o desafio logístico

Elevar o padrão de suas entregas era um desafio crucial para a empresa. Já enfrentando questões como prazos de frete não competitivos, lacunas no estoque e análise complexa de pedidos no painel, a situação se tornou ainda mais desafiadora ao observar as práticas de seus concorrentes no mercado digital.

Foi principalmente para solucionar esses problemas e aprimorar a experiência das suas clientes que a PatBo optou pela Plataforma OMS Neomode. Essa escolha possibilitou a implantação das modalidades ship from store e pick up in store, integração dos estoques de todas as lojas físicas com o e-commerce, ampliação do mix de produtos, expansão da venda online com estratégia omnichannel, criação da prateleira infinita e transformação de cada loja em um centro de distribuição. Com essa integração, as vendas e o engajamento da marca aumentaram, conforme explica Fernanda Brito, Gerente Digital da PatBo, responsável pelo projeto de omnichannel da empresa.

Com a Neomode, a PatBo conseguiu gerenciar pedidos e estoque de forma centralizada, ampliamos o mix de produto no e-commerce com a subida dos estoques das lojas físicas, e superamos o desempenho das vendas em 100%. A percepção dos clientes em relação à experiência de compra online da PatBo também melhorou, refletindo mais de 65% dos pedidos no omni e ship from store (entrega da loja).     

Fernanda Brito, Gerente Digital da PatBo

Segundo a gerente, outro ponto positivo é o total engajamento e preparo da equipe de vendedores da marca para o processo omnichannel. Atualmente, em qualquer circunstância, a loja está pronta para realizar vendas, mesmo estando fechada. Com a integração dos estoques e a otimização dos processos logísticos, as entregas para todas as regiões tornaram-se mais rápidas.

As grandes diferenças que sentimos com essa nova integração foi a estrutura de dados, sistema, pessoas dedicadas que entenderam do projeto como um todo, especialistas dos sistemas envolvidos (E-com, OMS e ERP/PDV). Estes foram pontos muito importantes para o sucesso do projeto.     

Fernanda Brito, Gerente Digital da PatBo

Com o trabalho em conjunto e a dedicação ao projeto, a PatBo conseguiu em 3 meses, implantar o Omnichannel da Neomode em todas as lojas da marca.

Com essa parceria, toda a rede sai ganhando com a redução nas rupturas de estoque e o aumento no fluxo de clientes nas lojas, o que incrementa as oportunidades de encantar novos clientes. E em 2024, a PatBo vislumbra mais desafios. Com um olhar voltado para o futuro, a empresa está preparada para traçar estratégias ousadas que impulsionam seu crescimento e fortalecem sua posição no mercado.

Existe intenção de expandir o omni internacionalmente e tornar ainda mais eficiente a operação nas lojas do Brasil.     

Fernanda Brito, Gerente Digital da PatBo


Aproveite os benefícios que a tecnologia pode oferecer e transforme seu negócio agora mesmo.

Acesse https://neomode.com.br/integrador-ecommerce e fale com um especialista.

Leia também:

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *