Mobile, Tecnologia

Flutter: aplicativos mais rápidos e leves para o varejo

Tecnologia permite mais flexibilidade na criação de aplicativos e promete alta performance no varejo

Em 2018, o Google anunciou uma nova alternativa para o desenvolvimento mobile Android e iOS: o Flutter. Já não é nenhuma novidade que essa nova framework veio ao mercado para trazer mais qualidade e performance aos apps. No entanto, mais do que isso, ele facilita (e muito!) a vida dos desenvolvedores que podem utilizar apenas uma base de código para criar um app multiplataforma de alta performance para o varejo.

Ano passado, o número de downloads de aplicativos foi de 194 bilhões na App Store e Google Play, crescimento de 35% desde 2016. Isso mostra que cada vez mais brasileiros estão adeptos ao uso de apps no dia a dia, porém proporcionar uma boa experiência mobile e mantê-los engajados com um app de bom desempenho é um grande desafio.

Atualmente, no mercado, diversas frameworks e tecnologias são disponibilizadas para o desenvolvimento de aplicativos, cada um com suas particularidades: Entenda a diferença entre PWA x Flutter x Apps Nativos e Híbridos. Mas, afinal, por que o Flutter tem ganhado tanto destaque entre os times de tecnologia do mundo e por que ele é um dos mais adequados para quem está construindo um m-commerce?

Mais leve e rápido

Os apps desenvolvidos com essa tecnologia são mais rápidos comparados à outras frameworks, além disso, ocupam menos espaço de armazenamento, sendo uma boa opção para m-commerce.

Basicamente o kit de desenvolvimento (SDK) do Flutter facilita a criação de interfaces pois possui um amplo conjunto de widgets próprios, arquitetura baseada em programação reativa, fonte livre e aberta e utiliza uma linguagem de programação simples chamada de Dart.

Graças à linguagem Dart, criada pelo Google e muito semelhante ao JavaScript e #C, os desenvolvedores tem maior flexibilidade para criação de apps para mobile e web. Essa linguagem é fácil de aprender e contem um conjunto de bibliotecas que reduzem a quantidade de código escrito, sendo assim, o desenvolvedor ganha mais tempo e produtividade além de deixar o projeto mais leve e rápido.

Design moderno

Através de um completo catálogo de widgets, o Flutter consegue oferecer projetos personalizáveis de acordo com o design da marca. No varejo, proporcionar a melhor experiência no design e usabilidade para o consumidor é essencial durante a jornada de compra mobile. Ver imagens dos produtos em alta qualidade, elementos de estilo como botões, caixa de texto, cores e temas, além da navegação orientada e intuitiva trabalhada em layouts customizáveis são algumas das vantagens que um Flutter pode oferecer aos seus usuários em termos de interface.

Os aplicativos vieram ao mercado como um novo canal de venda poderoso, um exemplo disso é o App Commerce, novo canal mobile White label desenvolvido pela startup Neomode com um conceito moderno, trabalhado em Flutter para atribuir o alto desempenho em vendas e engajamento dos consumidores. Mais que um simples canal, o App Commerce possui diversas funcionalidades para que o varejista tenha uma completa loja virtual mobile

Principais funcionalidades App Commerce:

Flutter: mais leve, rápido e moderno.

Clique & Retire: consumidor realiza a compra online e retira o pedido na loja em poucos segundos.

Integração Lori: biblioteca com os melhores gateways (pagamento, anti-fraude e token), ERPs PDV e plataforma de e-commerce (loja online > aplicativo)

Gestão de estoque: visibilidade em tempo real do estoque de todas as lojas físicas integradas.

Geolocalização: notificações personalizadas por geolocalização, gênero, perfil do consumidor.

CRM: completa gestão de banners, campanhas, push notifications, voucher e cupons.

Entre em contato com nosso especialista no hello@neomode.com.br e saiba mais sobre o App Commerce.

Leia mais sobre Flutter:
Flutter – 3 (ou mais) motivos para começar a usar