Omnichannel, Tecnologia, Tendências

Funcionalidades omnichannel para mercados autônomos

mercados autônomos

Em mercados autônomos, as funcionalidades omnichannel trazem tecnologia e praticidade para a vida dos consumidores.

O que são mercados autônomos?

São basicamente, um modelo de comércio onde o consumidor faz tudo sem o auxílio de atendentes, caixas e outros funcionários que o auxiliariam em um mercado convencional. Esse modelo funciona tendo como grande parceira, a tecnologia. Para realizar compras, é necessário que o cliente tenha um aplicativo instalado no celular, por exemplo. Há várias formas de colocar um mercado autônomo em funcionamento; um modelo comum, é escolher os itens na loja, finalizar a compra e realizar o pagamento pelo próprio app. É uma forma muito prática de realizar compras, sem esperas em filas e com pagamento online.

A tecnologia utilizada nos mercados autônomos, surpreendeu positivamente pela praticidade, e não param de crescer no Brasil; conquistando consumidores principalmente em condomínios. A pandemia foi o fator propulsor do aumento do número de mercados autônomos. Afinal, esses estabelecimentos permitem manter o distanciamento social e fazer compras sem precisar sair de casa, no caso das unidades em condomínios. Sem filas, sem funcionários e sem precisar lidar com dinheiro físico e até cartão.

Cases

A Amazon Go Grocery é uma versão muito maior da já existente Amazon Go, cujos espaços começaram do tamanho de pequenas lojas de conveniência. A essa experiência de entrar na loja, pegar o que quer e sair, a Amazon chama de “just walk out”, que significa: “basta sair”.

A Zaitt, que opera lojas autônomas na América Latina, pretende intensificar a atuação no modelo de franquia em 2021, com a meta de ter 35 pontos por todo o Brasil até o final desse ano.

A rede de mercados autônomos Market4u, está se consolidando na América Latina. São mais de 1.500 unidades espalhadas pelo país e o objetivo é chegar a 10 mil unidades em operação até o final de 2021.

A intenção é atender o cliente em um ambiente seguro, no local de moradia ou em empresas, como academias e centros comerciais. Mas é também oferecer praticidade e comodidade usando a tecnologia como aliada.

Benefícios para o consumidor

Diferentemente das lojas de conveniência, que cobram um valor bem mais alto pelos produtos, os mercados autônomos conseguem manter preços mais próximos dos supermercados. Apesar disso, a diferença ainda existe, por isso, muitas vezes eles são usados para pequenas compras ou em casos de emergência, como quando o consumidor se dá conta da falta de um produto em casa ou esquece um ingrediente da lista.

Uma das principais vantagens é o mercado estar sempre aberto, 24/7. Então em um caso de “emergência”, é possível se deslocar até a loja e escolher os itens na prateleira. Por isso, o modelo é tão promissor e provável que os consumidores continuem usando os serviços mesmo no pós-pandemia.

Vantagens proporcionadas pela tecnologia

Apesar de ocupar pouco espaço, os mercados autônomos possuem uma grande variedade de produtos. Por serem feitas totalmente via aplicativo, as compras permitem a análise de dados do comportamento de compra de cada região e a personalização de produtos de acordo com o perfil dos consumidores. É por meio do aplicativo, também, que o cliente destrava geladeiras e freezers para obter alimentos perecíveis. No caso de bebidas alcoólicas, os equipamentos só abrem após a confirmação de idade do usuário, que deve ser maior de 18. O espaço ainda conta com monitoramento 24 horas por dia, aumentando a segurança tanto para os clientes quanto para os responsáveis pelo estabelecimento.

Funcionalidades omnichannel

Scan&go

Segundo o Google, 63% das compras começam online, porém 49% dos consumidores ainda preferem fazer compras em lojas físicas. Com o Scan & Go é tudo muito simples. Na loja física, usando o scanner do aplicativo instalado no celular, o cliente escaneia o código de barras do produto desejado e o coloca no carrinho. No final, com todos os itens atualizados no aplicativo basta realizar o pagamento no próprio aplicativo. Tudo é feito em questão de minutos, sem a necessidade de enfrentar filas.

Prateleira infinita

A funcionalidade Prateleira Infinita é um recurso omnichannel que evita a perda de vendas, um conceito omnichannel que abrange sobretudo a integração dos estoques de lojas físicas e virtuais. Quando um consumidor entre na sua loja física e quer comprar um determinado produto que está em falta na prateleira ou que não tem a cor ou o tamanho desejado; é possível comprar o produto online imediatamente. Será usado o estoque da loja virtual da empresa.

Retire na loja

Economia de tempo e agilidade com a opção de retirada na loja. Se tornou bastante comum no varejo, justamente por proporcionar que o cliente retire o produto na loja mais próxima sem precisar arcar com o valor do frete. Para os mercados autônomos, é uma opção para realizar a compra pelo app e ir até o local e só retirar.

Cashback

O cashback é uma funcionalidade que devolve parte do dinheiro de uma compra, uma estratégia de longa duração e pode manter um cliente fiel por muito tempo. O modelo de recompensa tem muitos benefícios, entre eles, o adicional de ser um programa em que todos tiram proveito. Tanto para o cliente que economiza nas compras futuras, quanto para a empresa que vê suas vendas crescerem. Além do número de vendas, outro valor que tende a subir com a estratégia é o ticket médio; com o cashback, o consumidor é incentivado a comprar mais ou adquirir um produto mais caro. E considerando que ele receberá um valor de volta, é mais interessante que ele concentre suas compras naquela mesma loja.

Hoje os varejistas procuram a Neomode para realizar a integração das vendas das lojas físicas para online, ampliando as opções para o cliente que deseja adquirir produtos e serviços. O grande foco dessa integração é melhorar a experiência de compra do consumidor, que pode navegar entre canais sem enfrentar atritos como longos prazos de entrega, troca do pedido, altas taxas de frete e filas de pagamento. Com a centralização dos canais online e offline e novas funcionalidades, o crescimento no fluxo da loja física é notável, o que motiva o consumidor realizar compra nos dois ambientes. Tudo isso perfeitamente integrado a uma só tecnologia.

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