E-commerce, Omnichannel

5 benefícios de integrar seu e-commerce com lojas físicas

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Ao integrar o e-commerce, as empresas estão colocando à disposição dos consumidores serviços que oferecem ao consumidor praticidade.

Atualmente, as relações de consumo e o comportamento do consumidor são dinâmicas e rápidas. O consumidor não é mais o mesmo, ele está presente na loja física, no app, no tablet, computador e em qualquer outro canal a sua disposição para pesquisar sobre produtos e ajudar na sua decisão de compra.

O e-commerce brasileiro atingiu a marca de R$118,6 bilhões em vendas no primeiro semestre de 2022 de acordo com o relatório Webshoppers 46, elaborado pela NielsenIQ | Ebit, em parceria com a Bexs Pay. Esse valor corresponde a uma alta de 6% em relação ao mesmo período de 2021, se mantendo destaque produtos na categoria de alimentos e bebidas e produtos de giro rápido.

A pesquisa também apontou o aumento do consumo online utilizando plataformas de e-commerce, atualmente o aumento foi de 18% no primeiro semestre, quase 50 milhões de pessoas estão comprando em lojas online.

Por que integrar e-commerce e loja física?

O varejo deve acompanhar e até mesmo prever todas essas mudanças rápidas pós pandemia, o crescimento do ambiente online, a praticidade dos super apps e lojas físicas cheias de conceito e novas experiências para entregar ao consumidor sua melhor jornada.

Hoje, são 1,59 milhão de lojas online no país, alta de 22,05% na comparação com 2020, conforme a 7ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, feita pelo PayPal Brasil com a BigDataCorp. Em 2020, o setor teve crescimento de 40%. Desde 2015, o avanço anual mantém média de 23,69%.

Jornada omnichannel

Segundo levantamento interno da Linx, grande empresa de software para varejo e parceira Neomode, registraram um aumento de 20% em vendas omnichannel em comparação a 2021.

Retire na loja, Ship-from-store, Prateleira Infinita…

Através dele, as empresas estão colocando à disposição dos consumidores vários serviços. Um dos  principais, é a possibilidade de retirada da compra na loja física mais próxima, no balcão ou drive thru. Assim, conseguem oferecer ao consumidor praticidade e melhores preços, com uma estrutura eficiente e organizada, com benefícios tanto para o cliente quanto para o varejista. Hoje, marcas que foram originalmente criadas apenas para vendas online estão abrindo lojas físicas, para se beneficiarem das tendências de crescimento que a integração dos canais traz.

Ao integrar os canais de vendas, o varejista estabelece a base de um negócio organizado e abre caminho para um serviço mais rápido, eficiente e acessível ao consumidor. Os clientes têm a opção de visitar o e-commerce, aplicativo ou a loja física, conforme a sua preferência.

Separamos alguns motivos para mostrar os benefícios da integração de canais.

1. Transações contactless

A obrigatoriedade do distanciamento social pode estar chegando ao fim, mas os hábitos de compra adquiridos nos últimos meses provavelmente terão efeitos duradouros. Os consumidores se acostumaram a pagar online e retirar seus produtos de dentro do carro e usar tecnologia sem toque e aplicativos de pagamento para processar transações de forma segura. Eles configuraram seus processos de compra e encontraram uma maneira conveniente e segura de fazer suas compras.

2. Proximidade com o cliente

A construção de confiança entre um varejista e seu cliente ocorre em vários pontos ao longo de uma transação. Ele começa com imagens e mensagens consistentes para marketing na loja e online que informam ao cliente que ele está na loja certa. Contagens precisas de estoque e informações de produto garantem ao cliente que ele receberá o que está pagando, e uma comunicação clara e oportuna entre a loja e seu cliente criará o tipo de fidelidade à marca que todo varejista deseja.

3. Melhora do fluxo de consumidores na loja

O consumidor deverá ir até à loja física para retirar o produto comprado pela internet, consequentemente promoverá um maior fluxo nas lojas físicas. O que ocasiona aumento das vendas, porque ao estar na loja e ver novos produtos, o consumidor é instigado a comprar.

4. Menos desistências

Muitos consumidores desistem de finalizar a compra de produtos ao verem o valor do frete, que frequentemente encarece a compra. Com a opção de “retirar na loja”, uma modalidade da estratégia omnichannel, cria-se uma expectativa de diminuição do custo para o consumidor, e com isso também, a queda de abandono de produtos no carrinho.

5. Atualizações de produtos em tempo real

Informações confiáveis e em tempo real ​​de estoque, preços exatos e descrições de produtos e registros de atendimento de pedidos são tão bons quanto sua precisão. Ter um sistema desconectado onde seu estoque é mantido em um banco de dados e seus pedidos são processados ​​por outro sistema leva a uma contabilidade complicada e uma experiência dolorosa para o cliente quando as coisas dão errado. Com essa integração dos canais, esses dados podem estar atualizados em tempo real.

Quanto mais pontos de contato você criar, mais fácil será interagir com seus clientes e fazer com que eles voltem à sua loja ou e-commerce no futuro, e quando você une os canais na jornada de compra do consumidor, consequentemente ele vai ter mais contato com a sua marca, seja no ambiente físico ou online.

De acordo com um estudo da Harvard Business Review, 73% dos consumidores, usa vários canais de vendas para completar sua jornada de compra. Por exemplo, eles podem começar sua pesquisa online em um notebook, e em seguida, ir até a loja para examinar o produto de perto antes de finalmente concluir a transação por meio do app commerce. Ao longo do processo, o cliente deve ver um marketing consistente e nunca se sentir como se tivesse entrado no site de outra loja.

Leia também: Varejo Phygital: onde o físico encontra o digital

O comprador de hoje espera conveniência. Os comerciantes que integram lojas físicas e e-commerce aumentarão as taxas de compra e alcançarão níveis mais elevados de satisfação do cliente.

O principal valor para os consumidores é que eles recebem seus itens quase imediatamente após a compra. Ao utilizar o “retire na loja”, os consumidores retiram suas mercadorias em uma área especial designada, evitando multidões no caixa. Este é um dos principais motivos pelos quais a retirada na loja é tão popular. O consumidor também se beneficia por não ter que pagar despesas de frete.

O uso generalizado de tecnologias inovadoras transformou drasticamente o ambiente de negócios. As plataformas de e-commerce evoluíram rapidamente para redes de transações comerciais expansivas. No entanto, o e-commerce não tornou as lojas físicas obsoletas. Na verdade, o e-commerce se tornou um canal de transação complementar para a loja física e vice-versa. A combinação de e-commerce e loja física ajuda você a manter sua vantagem competitiva.

Existem muitos outros benefícios além dos 5 citados, mas para uma boa integração entre suas lojas físicas e e-commerce, é necessário um software que te dê total apoio em suas operações.

Conecte seu e-commerce com lojas físicas

A Neomode tem tecnologia para integrar suas lojas físicas com o e-commerce, conectando a um mundo de oportunidades com tecnologia de integração omnichannel, necessário para se manter à frente hoje. Oferecendo a disponibilização dos estoques do e-commerce e das lojas físicas, a transformação das lojas físicas em mini centros de distribuição com entrega em algumas horas, e a aproximação do estoque ao consumidor, facilitando a jornada de compra.

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(1) Comentário

  • Lou Ribas Integrador Digital 14:33:31 pm 15 de setembro de 2022

    Excelente. Ótimo artigo. Com certeza, as novas possibilidades de integração digital para novos canais de vendas abrem caminhos para um serviço mais rápido, eficiente e acessível ao cliente.

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