E-commerce, Tecnologia

Por que integrar e-commerce ao ERP é tão importante?

Sem um ERP integrado, grandes marcas vendem online mas não conseguem acompanhar dados financeiros e operacionais.

Muitas marcas estão investindo e impulsionando seus negócios online através das lojas virtuais. No Brasil, as vendas online representam 4% do total de vendas e, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a projeção é que aumente 15% nas vendas ante igual período do ano passado, chegando a R$ 37,9 bilhões.

Por outro lado, à medida que a loja virtual cresce muitas empresas acabam perdendo o controle da complexidade de informações, reduzindo a eficiência dos resultados finais. Gerenciar uma loja virtual é uma tarefa difícil, cadastrar produtos e usuários, administrar recursos da empresa, gerenciar estoque, gerenciar dados de CRM, emitir notas fiscais, controlar logística, entre outras tarefas só são possíveis quando se tem um sistema ERP integrado ao e-commerce, permitindo assim, unificação e gerenciamento de todos esses departamentos de uma forma mais simples e automatizada.

Os ERPs (do inglês “Enterprise Resource Planning” ou Planejamento dos Recursos da Empresa) são softwares de gestão empresarial que viabilizam a integração e representam a força vital para que o varejista consiga ter uma visão única e abrangente de todos setores administrativos de uma organização.

Para o mercado varejista existem alguns módulos dentro da visão departamental que são considerados essenciais para serem trabalhados, entre eles: Administrativo, Compras, CRM, Financeiro, Fiscal, Produção, Logística, Controle de Estoque e Faturamento.

Benefícios de integrar ERP e loja física

  • Redução de erros e custos operacionais;
  • Redução de fraudes em setores como vendas e compras;
  • Aumento da produtividade dos setores;
  • Controle e padronização dos processos;
  • Sincronização de informações;
  • Atualizar e prever estoque;
  • Melhorar a experiência do cliente;
  • Imagem holística das vendas;
  • Obter mais insights;
  • Cumprimento das obrigações fiscais.

Sistema ERP para varejo omnichannel

Um dos grandes desafios é integrar todos esses módulos com os outros sistemas que a empresa já utiliza para fazer o gerenciamento dos processos. Atualmente, as empresas que conseguem ter mais efetividade estão tornando seus negócios e sistemas mais compatíveis ao modelo omnichannel, pensando na integração de todos os canais online com loja física.

Se planejado e executado adequadamente, a integração do e-commerce e ERP pode ser a grande alavanca para o sucesso. Existem muitas opções de softwares no mercado, mas se sua intenção é implantar um sistema que faça uma gestão completa, desde o gerenciamento frente de caixa da loja física até gateways de pagamento, confira a solução omnichannel de integrações Neomode.

A LORI (Library of Omnichannel Integrations for Retail) representa a biblioteca de integrações Neomode existente dentro dos novos canais de venda omnichannel App Commerce e Shopbot Omni, que irão conectar seu varejo com os mais completos sistemas nativos de ERPs, gateways de pagamento e plataformas e-commerce.

Com os novos canais de venda e os sistemas integrados seu varejo consegue entregar a melhor experiência ao consumidor transformando sua loja física em um minicentro de distribuição com sistema Clique e Retire D+0 (cliente compra online e retira o produto no mesmo dia).

Veja abaixo o infográfico dos sistemas já integrados pela Neomode:

Tenha a solução completa para gerenciamento dos seus sistemas. Entre em contato conosco pelo hello@neomode.com.br e saiba mais informações.