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Varejo Phygital: onde o físico encontra o digital

Phygital é o conceito de usar a tecnologia para fazer a ponte entre o mundo digital e o mundo físico, e visa atender ou superar as expectativas dos consumidores em termos de praticidade e emoção.

Físico e digital – um match feito no paraíso?

Uma mistura de físico e digital, o varejo phygital está pegando os melhores elementos do comércio digital e combinando-os com os aspectos exclusivos de navegar ou fazer compras em uma loja física do mundo real. 

Muitos varejistas agora usam suas vitrines físicas para fornecer aos clientes uma experiência de marca envolvente. Se gostarem da experiência, podem encomendar produtos online. Por exemplo, comprar online e retirar na loja física, é um exemplo perfeito do varejo phygital. A conveniência das compras online se funde com a gratificação instantânea de comprar na loja, em vez de ter que esperar dias pelo envio.

Quer se trate de terminais interativos, aplicativos móveis ou wi-fi gratuito, as marcas de varejo – grandes e pequenas – estão renovando o design de suas lojas em torno de inovações digitais e serviços complementares que marcam os consumidores.

Exemplos do varejo phygital

O varejo phygital certamente é um caminho a ser percorrido por muitos varejistas. Ao combinar varejo físico ao digital, você maximiza o potencial de ambos, jogando com os pontos fortes de cada um. Veja alguns exemplos de como aplicá-lo:

Clique e retire

Aquele que já é popular, ainda é altamente demonstrativo do poder do phygital. Clique e retire fornece a conveniência de fazer compras online com a gratificação de estar na loja física, e não precisar esperar dias para receber.

Compre na loja – receba em casa

É aqui que você navega e faz compras na loja, mas todas as vendas são gerenciadas no ambiente digital, com as compras do consumidor sendo enviadas para sua casa.

Avaliações na loja

Avaliações de usuários estão se tornando uma ferramenta cada vez mais poderosa e uma etapa importante no ciclo de vendas. Ao integrar as avaliações de usuários no ambiente físico, os varejistas podem agregar valor e mover seus clientes ao longo do ciclo de vendas.

Scan Go

As compras com self checkout por meio do scan go, é onde os varejistas permitem que os clientes façam compras na loja digitalmente e saiam da loja com o produto, sem precisar esperar lugar em filas.

Realidade aumentada e virtual

A realidade virtual e as tecnologias de realidade aumentada situam-se no cruzamento do digital e do físico. Seja usando realidade aumentada para “experimentar” roupas na loja ou realidade virtual para mergulhar cada vez mais os consumidores na história de sua marca, as possibilidades são extensas.

Notificações push com base na localização

São uma forma de enviar notificações a indivíduos com base em sua localização. Você poderia enviar um desconto para alguém próximo, por exemplo? Ou deixe um cliente anterior que está na área saber que você atualizou seus produtos ou que um determinado favorito está de volta no estoque.

Agregar valor à jornada do consumidor

Os varejistas agora enfrentam o desafio de oferecer um excelente atendimento ao cliente, tanto em um nível distante, digital, quanto humano, cara a cara. Essa mudança para uma maior diferenciação está destruindo a linha divisória entre o varejo digital e o varejo físico e criando uma abordagem diferente. É aquele que combina os melhores aspectos do mundo online (digital) e offline (físico), denominado varejo phygital. Segundo o Google, 63% das compras começam online, porém 49% dos consumidores ainda preferem fazer compras em lojas físicas.

Como exemplo de agregar valor às visitas em lojas físicas, nas lojas do Whole Foods, os clientes podem recarregar (e fazer uma pausa) seus telefones enquanto fazem compras. Em algumas lojas Adidas, podem usar uma esteira para testar seus tênis novos antes de comprá-los e podem até ter uma conversa individual com um preparador físico sobre treinamento e equipamentos. Todos são serviços que aprimoram a jornada do cliente, fazendo uma jornada que as pessoas ficarão felizes em seguir.

As marcas estão levando o conceito ainda mais longe, por exemplo, a parceria do Walmart com o provedor de serviços online Handy, significa que itens como móveis planos e televisores de tela ampla não são simplesmente entregues em tempo hábil, eles também são montados ou instalados.

Mas a inovação e os serviços que agregam valor precisam ser aumentados com o tipo de contato e envolvimento que apenas uma equipe bem treinada na loja pode fornecer. A maioria das jornadas do cliente agora envolve um componente online – seja entrar no site da própria loja, de seus concorrentes diretos, interagir com comunidades online ou pesquisar completamente uma seleção de compras de produtos em potencial.

E, como as pessoas nunca estiveram tão conectadas digitalmente – agora estão grudadas em um smartphone por mais de três horas por dia – elas nunca foram mais receptivas a formas analógicas de estimulação. 

Além disso, se o varejista é omnichannel e multi-canal, os funcionários precisam de acesso instantâneo aos históricos de clientes, níveis de estoque e quaisquer outros dados relacionados aos negócios que os ajudem a responder a uma pergunta ou resolver um problema enquanto continuam a representar os valores da marca. É por isso que as marcas estão cada vez mais equipando os funcionários com dispositivos conectados, para que eles tenham tantas informações quanto os consumidores.

Através de programas de treinamento de equipe, removendo pontos de atrito da jornada do cliente ou ajudando marcas a implementar estratégias omnichannel que atendem cada vez mais os consumidores, o varejista precisa se adaptar a mudança. A Neomode ajuda os varejistas a alcançarem a transformação necessária para garantir que ainda possam competir e se destacar na multidão na era do varejo phygital.

Agradecemos a sua visita!

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