Omnichannel, Tecnologia, Tendências

Metaverso e a experiência de compra do consumidor em 2022

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A expectativa sobre as mudanças no varejo depois do metaverso só aumenta, veja quais as tendências para 2022!

Metaverso?  

É um mundo virtual online que agrupa realidade aumentada, realidade virtual, avatares holográficos 3D, vídeo e outros meios de comunicação. A Bloomberg Intelligence prevê que o tamanho do mercado do Metaverso pode atingir R$ 4,5 trilhões até 2024. Mas como isso vai impactar o varejo em 2022?  

Compras e entregas online rapidamente se tornaram o novo padrão em toda a pandemia da COVID-19, uma tendência que será acelerada pelo metaverso. Com experiências de RA e VR, os consumidores poderão explorar marcas e produtos no conforto de suas próprias casas. Os consumidores não precisarão mais frequentar lojas físicas para experimentar novos produtos antes de comprar.  

 

A experiência de compra

No ano de 2021, nos perguntamos se os clientes voltarão às compras físicas, mas talvez a melhor pergunta seja como?

Com as compras online mais populares do que nunca, veremos um aumento no número de varejistas aderindo à diferentes ferramentas digitais para levar sua experiência de compra virtual ao próximo nível em 2022.

Apesar de os consumidores terem se ajustado a novos modelos digitais, é importante apontar que as compras off-line vão continuar. Na verdade, o futuro do varejo abrangerá as compras online e offline, criando uma experiência híbrida que entregará ainda mais valor ao cliente.

A experiência do cliente será levada a outro nível quando o público puder usar seu avatar e comprar e experimentar produtos online.

 

RA e RV

Não é apenas o Meta que está definido para utilizar a Realidade Virtual em um futuro próximo. A tendência é a realidade virtual gerar muita receita para empresas de varejo e marketing no próximo ano.

Isso se deve à capacidade da tecnologia de atrair novos clientes, impulsionar as vendas e reduzir devoluções, pois a plataforma oferece aos clientes a oportunidade de experimentar os produtos antes de comprá-los.

Ao apresentar produtos em 3D, os compradores podem ter suas opções de compra reafirmadas e comprar com confiança. A RA também oferece os benefícios das compras presenciais, pois os Avatares ainda podem interagir com funcionários e outros clientes que estão na loja.

 

Atendimento ao cliente automatizado

No coração de uma ótima experiência do cliente está o atendimento ao cliente. Estar conectado diretamente a consultores bem treinados que podem resolver dúvidas é a espinha dorsal da retenção de clientes.

Embora os serviços de chamadas automatizadas tenham sido introduzidos, a falta de interação humana tem um custo para a experiência do cliente.

Agora, os chatbots estão usando processamento de linguagem natural (NLP) para aumentar o serviço geral. Visando melhorar cada vez mais seu entendimento, a IA registra as entradas dos usuários e prevê a resposta correta.

Semelhante a assistentes de voz como Alexa, que agora ocupam muitas casas, grandes corporações como o McDonald’s estão procurando incorporar assistentes de voz em drive-through’s. Novos desenvolvimentos de atendimento automatizado ao cliente estão previstos para um futuro não tão distante, pois a análise de sentimentos será usada para desenvolver o contexto nas comunicações escritas e faladas, a fim de melhorar a tecnologia para os consumidores.

 

Social commerce continua?

O social commerce funciona melhor quando se interliga com os canais de vendas existentes de uma marca, desde sua vitrine online até sua presença na loja.

Hoje em dia as redes sociais são a principal escolha para a realização de pesquisas de marca entre consumidores de 16 a 24 anos, mas isso não significa necessariamente que a compra será sempre feita ali mesmo. Um consumidor pode tomar sua decisão de compra nas mídias sociais de uma marca, mas ainda assim decidir comprar o produto na loja ou de um parceiro de varejo confiável.

No entanto, quanto mais fáceis forem as opções de compra e o processo de checkout, maior a probabilidade de o consumidor concluir a compra inteiramente pelas redes sociais ou pelo menos seguir o caminho da compra para os outros canais da marca. Os botões ‘Compre agora’ ou ‘Onde comprar’ prontamente disponíveis nas redes sociais simplificam a jornada de compra para os consumidores e, com o aumento do investimento no social commerce, eles provavelmente se tornarão cada vez mais comuns agora em 2022.

 

O varejo está em constante mudança à medida que as empresas continuam a unir os mundos digital e físico para os consumidores. É claro que oferecer uma experiência omnichannel atraente é fundamental, além de oferecer opções de pagamento convenientes e flexíveis, tanto online quanto offline. Além disso, embora não saibamos toda a extensão do que o metaverso trará, o uso da tecnologia AR e VR está aumentando entre os consumidores.

Se você deseja aderir à essas tendências e modernizar sua experiência na loja e online em 2022, entre em contato conosco hoje! Adoraríamos mostrar a você como ser omnichannel pode transformar a experiência do consumidor no varejo.

 

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