E-commerce, Marketplace, Omnichannel

Como transformar seu e-commerce em um marketplace?

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Grande parte das vendas online em todo o mundo são realizadas em marketplace, por isso um alto número de empresas está se movendo para ter o seu próprio modelo. 

Que as vendas digitais tem ano após ano ganho cada vez mais seu espaço nas companhias não é novidade, mas o fato é que a necessidade de evolução tecnológica e inovação para se tornar competitivo no mercado trouxe o marketplace como algo importante para muitos varejistas.

Os marketplaces facilitam a compra para muitos e dominam o mercado global online. 95% dos consumidores que compram on-line no Brasil, utilizam marketplace e cerca de 44,1% pretendem comprar mais produtos por esse tipo de plataforma nos próximos 12 meses. Os números são da pesquisa UPS Pulse of the Online Shopper 2019. 

Os números demonstram que a participação dos marketplaces é fundamental para o e-commerce nacional e quem trabalha e compra nesse segmento conhece bem os seus benefícios. Para os consumidores, os marketplaces, que realmente funcionam como shoppings virtuais, reunindo diversos e-commerces em uma mesma plataforma, são sinônimo de mais facilidade na busca de produtos, na comparação de preços e nas compras. Afinal, é possível fazer várias pesquisas e adquirir diversos itens em um só site, de forma muito rápida e simples.

Se falarmos de Marketplaces, podemos considerar que é uma das maiores tendências para os próximos anos, isso porque já se vê uma movimentação de grandes players de mercado buscando construir seu próprio canal marketplace, que traz para essas marcas a oportunidade de escalar suas vendas através de sellers que vendem pelo canal, categorias de produtos e penetração de mercado.

Os consumidores deixaram claro que preferem comprar em mercados online por uma série de razões:

  • Os marketplaces são mais convenientes porque são lojas completas para um grande número de produtos.
  • Os compradores podem obter preços mais favoráveis, pois podem comparar facilmente produtos semelhantes de vendedores concorrentes.
  • Os marketplaces permitem que os compradores escolham o vendedor de sua preferência com base em critérios como preço, localização, custo de envio e classificações.

Como transformar seu e-commerce em um marketplace?

Se o seu e-commerce gera muito tráfego, se tornar um marketplace é uma bela opção. Oferecer aos seus consumidores acesso a mais produtos no mesmo lugar e aumentar o reconhecimento da sua marca.

Primeiro, é preciso adaptar a estrutura da loja virtual para o projeto de se tornar um marketplace. A publicidade que o marketplace traz é uma grande vantagem, pois todos os vendedores que atuam ali, também estarão divulgando a sua marca quando divulgam esse canal de venda.

Se você quer tornar um marketplace, deve olhar e entender que pode se tornar um canal de vendas com grande potencial para a sua empresa. Importante considerar alguns pontos também:

  • Ser omnichannel é essencial para que sua estratégia dê certo. É preciso ter um bom hub de integrações para conectar todos os sistemas que farão seu e-commerce se tornar um marketplace (gateway, anti-fraude, sistema ERP, sua plataforma de e-commerce) conecte-se à boas plataformas para ter uma visão única.
  • Pense que sua marca será responsável por trazer todo o tráfego de consumidores para comprar os produtos publicados pelos sellers em sua plataforma;
  • Quanto mais lojistas, mais seu canal irá faturar. Nesse quesito saber como irá atrair esse público para vender em seu Marketplace e como irá gerir os resultados é crucial para o sucesso;
  • Pensar em plataforma de Marketplace, sistema de pagamento, integração logística, integração com sistema dos sellers e como todo esse ecossistema irá se conectar através de um seller center devem estar no planejamento;
  • Tenha uma empresa especialista para te apoiar na arquitetura do projeto e em indicações dos melhores fornecedores.

Plataforma para o marketplace

Outra consideração, é saber se é melhor criar um marketplace do zero internamente ou fazer essa integração com um parceiro. Com a velocidade com que os mercados evoluem e as preferências dos clientes mudam, integrar o e-commerce e se tornar um marketplace é a opção certa para a maioria das empresas. A construção de uma plataforma de marketplace pode levar muitos meses para ser concluída. E uma solução desenvolvida internamente exigirá manutenção e atualizações contínuas. Alinhando-se com um parceiro de tecnologia certo, muitas empresas estão descobrindo que podem atingir um tempo de retorno mais rápido e também se concentrar no que fazem de melhor.

A Neomode tem tecnologia para transformar o se e-commerce em um marketplace, conectando a um mundo de oportunidades através desse novo canal de venda e tecnologia de integração omnichannel, necessário para se manter à frente.

Com o nosso Integrador Marketplace conectamos o catálogo de produtos no PDV/ERP de cada seller ao canal de venda online mantendo as informações de pedidos, preço e estoque atualizados em tempo real no marketplace.

Oferecendo a disponibilização dos estoques do e-commerce e das lojas físicas, a transformação das lojas físicas em mini centros de distribuição com entrega em algumas horas, e a aproximação do estoque ao consumidor, facilitando a jornada de compra, e com isso o aprimoramento da experiência do seu consumidor no seu marketplace.

Case de sucesso Shopping AJPLACE Marketplace

Como já vimos anteriormente, shoppings centers estão digitalizando as vendas, transformando-se em grandes marketplaces. Veja abaixo a jornada do consumidor ao comprar pelo site do shopping AJ Place, na loja HOPE Lingerie. 

 

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