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Showrooming: um caminho para salvar varejo físico

Integração entre loja física e online traz diversas possibilidades para o consumidor reduzindo atritos da jornada de compra tradicional

Pesquisas recentes da Conversant, agência de soluções digitais, mostram que as gerações mais jovens são mais propensas a adotarem o showrooming, 78% dos consumidores com menos de 35 anos compram na loja e online simultaneamente e têm 34% mais chances do que os clientes mais velhos de usar um dispositivo móvel em uma loja.

Saiba mais sobre outras interações entre online e offline consumidas pelo consumidor moderno: https://neomode.com.br/67-dos-brasileiros-compram-online-retiram-loja/

Como funciona o Showrooming

O showrooming nada mais é do que a demonstração na loja física em que o cliente pode escolher, avaliar e experimentar os produtos, mas finaliza a compra por meio on-line, essa prática chama atenção pelo fato de que os consumidores querem ter um contato direto com o produto, para avaliar detalhes e ter certeza de sua compra, mas, ao mesmo tempo, quer efetuar a compra online por encontrar preços menores até mesmo entre a concorrência.

O consumidor que muito antes fazia a pesquisa de preço por meio físico, no caso indo de loja em loja, passou a utilizar o meio digital, com as compras online, mas agora além disso sente a necessidade de ter uma experiência prévia com o produto, trazendo a sensação de segurança e confiança que ficam como pontos positivos para a sua marca, um ótimo negócio é tornar dos seus vendedores/demonstradores completos especialistas nos produtos, assim ele dará o suporte necessário e um atendimento diferenciado ao cliente, se tornando um diferencial para sua marca no mercado.

Entenda como o consumidor une meio físicos ao digital: https://neomode.com.br/consumidor-une-meios-fisico-e-digital-para-compras-da-black-friday/

O modo Amaro

A Amaro é um grande exemplo de como a integração entre meios Online e Offline não apenas é possível como traz grande vantagem e margem de lucros, obteve um aumento de 50% no seu faturamento do ano de 2019 e conta com uma taxa similar em 2020.

Como revoluciona a maneira de se posicionar no mercado e o atendimento ao consumidor, com sua visão de trazer “A moda do futuro” abre um leque de possibilidades para o mercado da moda.

A Amaro adota um estilo showrooming em que suas lojas físicas são pontos de demonstração de produtos em que os clientes vivenciam uma verdadeira experiência, com atendimento personalizado e experimentação o cliente pode usar a loja como um catálogo e escolher seu produto, mas consegue finalizar a compra apenas por meio online, sendo por computadores disponibilizados na loja, ou por seu próprio celular.

“A loja tem o objetivo de criar o primeiro contato com o cliente, e não o último. Nossas vendedoras não têm metas apenas de venda, mas de mostrar ao maior número de pessoas como funciona nosso modelo. Forçar a venda abaixaria nosso Net Promoter Score [NPS]”, diz Oliver.

A métrica NPS mede a satisfação do consumidor e a média do mercado gira em torno de 40 pontos sendo que na Amaro ronda em 80 pontos.

Saiba mais sobre o relacionamento com o cliente moderno: https://neomode.com.br/comercio-unificado-quais-os-beneficios-para-o-varejo/

Assim a loja coleta informações que usa para criar coleções com base em seus clientes, com um conceito diferenciado a Amaro tem a proposta de lançar 100 peças novas por semana, assim atendendo a todas as necessidades de seu público.

A loja usa suas unidades físicas, entre outros objetivos para apresentar o meio digital ao cliente, e quebrar alguns preconceitos e medos a respeito da compra online, outro fator forte é a coleta de informações e avaliações durante o atendimento.

Atualmente a Amaro conta com 12 guide shops – espaços físicos onde o cliente tem a oportunidade de experimentar toda coleção de produtos sem a necessidade de sair com eles em mãos.

Realmente analisando no contexto geral e estratégicos observamos a expertise da Amaro em integrar meios, diversificar, superar obstáculos do mercado e gerar força com isso. E esse é um grande exemplo de como os meios Online e Offline estão para gerar força entre si e com isso criar uma forma de fazer negócio, deixando de lado o pensamento de que um anula o outro.

Plataforma de integração para showrooming

Os consumidores precisam de mais pontos de contato dentro da jornada de compra, o showrooming é uma das possibilidades da integração entre online e físico (omnichannel). Soluções como a integração de barramento LORI, tecnologia desenvolvida pela Neomode, facilita ainda mais essa interação entre canais, inclusive na modalidade showrooming, transformando a experiência do consumidor em algo ainda mais completo e sem atritos.

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