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O que é DOM (Distributed Order Management) e quais suas vantagens?

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DOM (Distributed Order Management) é usado para otimizar o atendimento para que os pedidos cheguem aos clientes no prazo e com o menor custo possível.

O objetivo principal de um sistema DOM é melhorar a forma como sua empresa processa e gerencia os pedidos e o estoque. Reabastecer rapidamente o estoque e atender os pedidos é crucial para empresas que desejam otimizar os gastos, mantendo a integridade da jornada de seus clientes. Sistemas DOM ajudam a agilizar o reabastecimento de estoque, conectando as diferentes tecnologias que você usa para pedir mais itens. Eles fazem isso criando uma plataforma central que contém um único ponto de vista de cada item em seu inventário. Isso permite que as empresas modernas controlem melhor seu estoque e garantam que todos os componentes estejam no lugar. Ele também garante que a demanda atual e futura do consumidor seja atendida, equilibrando a necessidade de melhor controle de orçamento, níveis de estoque, logística e utilização de ativos existentes.

O gerenciamento distribuído de pedidos (DOM) faz o processamento dos pedidos e o roteamento para atender aos pedidos dos melhores locais, melhorando a experiência do cliente. É fornecido visualizações de estoque e pedidos e determinam o melhor atendimento, incluindo proximidade, prioridade, capacidade e outras. Marcas com vários canais de vendas e redes grandes de atendimento usam DOM para automatizar os negócios que otimizam seus modelos de compra, entrega e devolução em qualquer lugar.

Estabelecer essa visão única e global de estoque, pedidos e fornecedores também influencia diretamente a experiência do cliente, pois permite que você cumpra a promessa principal de todos os negócios de varejo aos consumidores – a entrega pontual de seus pedidos. A última coisa que você quer é gerar feedback negativo do cliente devido a um pedido atrasado ou um cancelamento de pedido de última hora, e os sistemas DOM ajudam você a se antecipar e estar preparado nesses cenários.

Algumas vantagens de usar um sistema DOM

Ao dar aos varejistas uma visão mais abrangente de sua cadeia de suprimentos, o DOM permite mais controle sobre o gerenciamento, coordenação de pedidos e acesso a uma visão em tempo real dos pedidos sendo processados ​​e do estoque em trânsito. Isso significa que as empresas podem aproveitar a flexibilidade aprimorada, e uma taxa mais alta de eficiência e eficácia. Eles permitem isso porque oferecem muitos benefícios que faltam aos sistemas de gerenciamento de pedidos tradicionais.

Integração entre canais: canais de vendas diferentes e os sistemas que eles usam podem ser unificados de maneira muito mais eficaz com o DOM. O fornecimento de estoque se torna muito mais fácil de realizar, mesmo quando diferentes canais e locais de loja/armazém são considerados. Isso garante precisão e exatidão dos dados de atendimento. Se você usar um sistema de gerenciamento de pedido tradicional, precisará fazer malabarismos com vários sistemas, e isso diminuirá a velocidade das atualizações e oferecerá uma visão distorcida do status do inventário em tempo real.

Experiência do cliente: uma empresa pode ser colocada em risco se o estoque e o gerenciamento de custos impedirem o atendimento de pedidos. Estar fora de estoque significa que os lucros diminuirão. Este problema pode ser resolvido com o DOM. Ao unificar sua visão geral de estoque e fornecedores, fica muito mais fácil antecipar e reagir a cenários inesperados. Conseguir rastrear o estoque em vários canais significa que você tem um controle muito maior sobre fornecer aos seus clientes o que eles precisam quando precisam.

Está na nuvem: os sistemas de gerenciamento de pedidos distribuídos – DOM, são sistemas baseados em nuvem. Isso dá às marcas a base de que precisam para crescer. A estrutura da nuvem faz com que, quando atualizações são feitas no sistema DOM, ele esteja instantaneamente disponível para os clientes sem afetar o serviço. Ele também oferece a flexibilidade para os usuários fazerem login no sistema de qualquer computador, permitindo que os dados sejam acessados ​​de qualquer membro da equipe. Isso também fornece uma solução baseada em rede que lida melhor com o processamento de informações, o monitoramento de desempenho e a execução da estratégia de negócios. Previsões mais inteligentes tornam-se mais fáceis de avaliar e analisar, e a automação pode agilizar ainda mais o processo.

Como o DOM difere de outros tipos de gerenciamento?

Os sistemas de gerenciamento de pedidos legados, foram projetados muito antes do conceito de varejo omnichannel. Isso significa que eles não têm flexibilidade para oferecer suporte a vários canais de distribuição. Eles também não têm velocidade e eficiência para acessar alguns dos métodos de atendimento preferidos usados ​​pelos varejistas. Eles simplesmente conectam uma quantidade limitada de canais a uma única fonte de inventário, geralmente desconsiderando onde esse inventário está localizado.

Isso tem o efeito de limitar drasticamente a visibilidade do estoque em todos os estágios-chave da cadeia de suprimentos. Os gerentes de canal e a equipe de operações de atendimento precisam saber o que está disponível e onde está o estoque para atender aos pedidos dos clientes. O DOM fornece um hub em tempo real para esses dados, permitindo que todos os acessem em simultâneo. Essa capacidade de acessar dados rapidamente e combinar fontes de dados internas e externas ajuda a melhorar a produtividade de sua empresa, eventualmente aumentando sua capacidade de atender a mais pedidos.

Como o DOM oferece suporte a uma estratégia omnichannel?

1. Permite experiências flexíveis de compra, entrega e devolução entre todos os canais de vendas e distribuição, para que os clientes possam interagir com uma marca da maneira mais conveniente para eles. Essas experiências incluem:

E qualquer outra variação para uma estratégia omnichannel; comprar e devolver em qualquer lugar.

2. Facilita para os varejistas o processamento automático de pedidos feitos em qualquer canal, como sites, sites afiliados, redes sociais  e aplicativos.

3. Fornece visibilidade precisa de inventário em vários canais, incluindo estoque, à medida que os pedidos são processados.

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