Mobile, Tecnologia, Tendências

O que aprendemos com a experiência integrada em aplicativos mobile

O setor varejista está investindo cada vez mais em tecnologia móvel em para aumentar as conversões online

Diante de um ecossistema cada vez mais conectado, as grandes empresas varejistas se esforçam para reorganizar a cultura corporativa conservadora e se flexibilizar com o desenvolvimento de canais de venda entreguem o melhor da combinação física e online. Nesse cenário de ascensão tecnológica, o smartphone se tornou uma das ferramentas com alta capacidade de conectar o consumidor com seus desejos e necessidades e entregar experiências incríveis em qualquer lugar e a qualquer hora.

A pesquisa Mobile Payment Journey, revelou que até 2021 o número de smartphones superará o de seres humanos. Para o varejo isso é realmente uma ótima notícia, pois as pessoas têm usado cada vez mais seus celulares para fazer compras online. De acordo relatório realizado pela Criteo S.A, no primeiro trimestre de 2018, as transações feitas no mobile já correspondem a 50% de todas as vendas online no Brasil, comparado ao último trimestre de 2017 esse número cresceu 2%. Para varejistas que possuem aplicativos cerca de 30% das vendas foi realizada nesses canais. Tais dados apenas são reflexo da grande procura dos consumidores pela maior praticidade e comodidade na hora de comprar.

A jornada de compra se tornou multidispositivo, hoje o usuário busca diversos canais, seja para comparar preços, ler avaliações ou apenas pesquisar sobre o produto para, então, ter uma decisão de compra final. Sem contar as inúmeras finalidades que os dispositivos móveis podem oferecer dentro de uma estratégia omnichannel, a varejista de moda Renner, por exemplo, lançou recentemente uma ferramenta de busca por imagem dentro aplicativo e e-commerce da loja, o recurso utiliza inteligência artificial para identificar peças e acessórios de uma determinada imagem ou foto e abre uma página com peças similares, caso a peça seja da própria Renner, o app abre a página do produto para que o consumidor possa realizar a compra.

Aplicativo transacional

De forma disruptiva, os aplicativos são canais de venda que desempenham grande importância no processo de compra e fidelizações. Outro grande exemplo de inovação no Brasil, e que sempre ocupa as manchetes sobre empresas que progridem com base no omnichannel, é o Grupo Pão de Açucar. A rede quebrou as barreiras do varejo tradicional para apostar nos aplicativos Meus Descontos e Meus prêmios, programas de benefícios que aumentaram 18% a frequência de compra desde seu lançamento – há cerca de 6 meses.

Agilidade nas compras

Ainda de acordo com a pesquisa da World Pay, com a familiarização de leituras biométricas e reconhecimento facial acoplados nos dispositivos móveis, os consumidores acreditam que os varejistas podem aproveitar essas novas ferramentas tecnológicas para encurtar as etapas de checkout, além de passar mais segurança ao usuário.

Aplicativos que exigem memorização de muitos dados e senhas ou que não armazenam as credenciais de pagamento são facilmente rejeitados por seus usuários. O que mais surpreende é que 23% abandonaria a compra no celular caso precisasse inserir todos os dados de pagamento e cerca de 47% gostaria de leitura biométrica como forma de agilizar o checkout.

Dicas

  • Manter canais de venda integrados com ofertas atualizadas;
  • Visibilidade do produto em estoque em tempo real;
  • Oferecer opções de entrega rápidas com Clique & Retire;
  • Oferecer programas de fidelidade, descontos e ofertas dentro do app;
  • Disponibilizar o aplicativo gratuitamente;
  • Acrescente avaliações e informações sobre pagamentos na descrição da loja de aplicativos (App e Play Store);
  • Disponibilizar diversas formas de pagamento e inserir a logomarca de segurança na página inicial;
  • Enviar notificações de compra por e-mail ou mensagem de texto;
  • Oferecer carteiras digitais compatíveis com biometria;
  • Tokenização de cartões.

Integração omnichannel para aplicativos

Perante todas essas análises, os varejistas precisam pensar sobre a experiência do usuário dentro do aplicativos para um upsell. Aquelas empresas que souberem atender as necessidades do novo consumidor de forma integrada, terão grandes vantagens, bem como, estarão à frente no mercado competitivo.

No entanto, sabemos que integrar e criar novos canais de venda que atendam às novas necessidades desse consumidor multicanal pode ser uma tarefa difícil e demorada, por essa razão, nós da Neomode desenvolvemos canais de venda omnichannel para seu varejo. Conheça o App Commerce – o aplicativo comercial que vai conectar seu e-commerce com loja física – e o Shopbot Omni – o chatbot que auxilia o consumidor em todo processo de compra. Aproveite para mandar um e-mail para um de nossos especialistas pelo hello@neomode.com.br e conte-nos como podemos te ajudar a ser omnichannel.