Eventos

Neomode completa 5 anos com 38% do time feminino voltado à tecnologia

O crescimento exponencial do time e a contratação de mulheres na área de tecnologia rompem as barreiras da desigualdade.

Consolidada como uma plataforma de tecnologia especializada em soluções omnichannel para o varejo a Neomode nasceu há 5 anos atrás, resultado de uma grande vitória durante um Hackathon (maratona de programação) realizado pela L’Oréal Brasil.

Em 33 horas a equipe composta por Fabíola Paes, Carlos Balsalobre e os sócios Daniel Koleski e João Souza quebraram a cabeça para desenvolver um aplicativo de celular como protótipo do projeto cujo tema era ampliar a experiência de compra dos produtos da linha Maybelline nos quiosques físicos junto com a plataforma mobile.

Com a tecnologia desenvolvida pelo grupo, o consumidor poderia escolher e reservar um produto via smartphone ou tablet e retirá-lo no ponto de venda mais próximo, no mesmo dia e sem filas de espera. O projeto deu tão certo que a equipe venceu o Hackathon e recebeu da L’Oréal um prêmio de R$100 mil. Foi assim que em março de 2016 nasceu a startup Neomode, que significa novo modo.

De uma pequena startup, grandes conquistas

A startup cresceu e evoluiu muito desde então ao longo dos anos, reflexo disso foram alguns reconhecimentos conquistados, em 2017 ao ser apresentada a varejistas do mundo todo na NRF Big Show — a maior feira de tecnologia e inovação em varejo mundial, realizada em Nova York, em 2018 foi premiada com o Whow! de Inovação, e em 2019 ganhou o Demoday Visa na categoria “Growth”, além de grandes reconhecimentos nacionais por ter em uma das suas lideranças a presença feminina da CEO, Fabiola Paes.

Em uma trajetória de 5 anos, entre excelentes profissionais e os famosos “ninjas da tecnologia”, as mulheres sempre estiveram presentes. No quadro de colaboradores da Neomode 38% são mulheres e trabalham com tecnologia, entre elas 14% são formadas na área de TI. Além de exercer um papel significativo no processo de transformação do varejo, lidam diariamente com desafios igualitários entre o restante do time composto por homens.

Também é válido ressaltar que a presença de mulheres na Neomode da área de TI, se aproxima da média nacional de mulheres que atuam nessa área, que é de 20% — segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Sabemos que ter mulheres presentes é muito importante para que as soluções criadas sejam mais completas, uma vez que, quanto mais diversas forem as equipes, os resultados serão mais eficazes e notáveis.

Girls Neopower!

É visto que a presença das mulheres tem aumentado na área de tecnologia ao longo dos anos, e apesar de ainda ser um mercado predominantemente masculino, a tendência de crescimento das mulheres nessa área é promissora, principalmente por conta do avanço no mundo da tecnologia; o que desperta ainda mais o interesse delas em exercer atividades nesse setor, e vemos que estão determinadas a tomarem os seus lugares. 

A habilidade da mulher em conseguir fazer duas, três coisas simultaneamente é um grande diferencial e, apesar disso, no mercado profissional feminino da tecnologia estão sujeitas a algumas limitações e têm sofrido dificuldades quanto ao acesso a cargos que exigem maior qualificação técnica ou que oferecem maiores possibilidades de crescimento na profissão. 

Um estudo divulgado pela associação americana de TI, Computing Technology Industry Association, mostra que apenas 24% dos cargos em empresas de tecnologia em todo o mundo são ocupados por mulheres. As mulheres consomem a tecnologia, mas muitas não participam dela.

Como você pôde ver, muita coisa mudou nos últimos anos, com a transformação digital e o avanço desenfreado da tecnologia a Neomode tem acompanhado essa mudança com um time cada vez mais capacitado de mulheres incríveis ao lado, seja na área de Engenharia da Computação, Marketing, Customer Success, Analistas, Comercial…

Se você quer saber um pouco mais sobre a Neomode e como estamos revolucionando o mercado, fale com um de nossos especialistas pelo hello@neomode.com.br.