Omnichannel, Tecnologia

A importância de estar presente em múltiplos canais digitais

A internet media as relações de consumo atuais, e para atender as necessidades do consumidor, é necessário estar presente em múltiplos canais digitais.

É importante se posicionar como marca, para que esteja sempre na mente de possíveis consumidores, evitar que aconteça de comprarem de concorrentes apenas por não se lembrarem que a empresa é uma opção. Quando uma marca está presente em múltiplos canais digitais, as possibilidades de isso ocorrer tornam-se menores. A exposição em diversos canais digitais contribui não só para que o cliente se lembre do negócio, mas que crie uma percepção positiva a respeito dele. A presença virtual contribui muito para a credibilidade da marca.

Alcance de público maior

Hoje com a internet à disposição, a busca por produtos e serviços é muito facilitada para o consumidor. Para retê-los, é necessário focar em outro aspecto: a criação de um relacionamento de confiança.

Há alguns anos, era normal a empresa estar presente no canal que preferisse, e os clientes que tivessem interesse deveriam ir até ela. A empresa quem definia a ferramenta de relacionamento que queria utilizar. Hoje, é a empresa quem precisa se adaptar às preferências dos consumidores, se posicionar para ser vista, e lembrada.

Quando presente em vários canais digitais, mais pessoas são atingidas. Por exemplo, nem todos os consumidores estão na mesma rede social, se a sua marca está presente no Instagram e no Facebook, alcança os dois públicos, mesmo que alguns consumidores só tenham uma das redes. De acordo com o The Global State of Digital, realizado pela Hootsuite e We Are Social, cerca de 3,484 bilhões de pessoas usam redes sociais, o que representa 45% da população mundial. No Brasil, 140 milhões de brasileiros usam ativamente as redes sociais e passam mais de 3 horas por dia conectados a elas, conforme o relatório de Hootsuite.

Em outro estudo global, Future Buy Latam 2020, feito pela GFK, mostra que os latinos (Brasil, Argentina e México) já estão em uma jornada figital, na busca por produtos em quatro segmentos diferentes, como: tecnologia (42%), cosméticos (37%), produtos para casa (40%) e bens de consumo não duráveis (69%). Os dados na América Latina mostram que o comportamento híbrido já são próximos ou acima da média global.

Com a presença em múltiplos canais, o consumidor não se sente desamparado ao longo da jornada de compra, já que, encontra vários meios para fazer indagações, expor problemas e obter informações e suporte. Essa acessibilidade é obrigatória, se o objetivo for conquistar a confiança, prover a melhor experiência possível ao consumidor, e assim, fidelizá-lo.

Canais digitais mais utilizados

App Commerce

As vendas do varejo via dispositivo móvel estão crescendo muito atualmente. Dos consumidores casuais aos mais assíduos, proporcionar uma boa experiência no momento da compra conquista qualquer um. O App Commerce é uma modalidade de compra omnichannel, que tem conquistado cada vez mais, com opções como: retirar ou receber o pedido no mesmo dia.

Marketplace

Similar a um shopping center, só que digital, o marketplace oferece produtos de diversas marcas. São lojas como Amazon e Magazine Luiza, que conectam os consumidores a diferentes empresas. A conveniência do marketplace é o de poder desfrutar do alcance e a credibilidade desses grandes sites, já que, para um pequena empresa, pode ser difícil conseguir visibilidade.

E-commerce

O e-commerce é um dos canais de vendas online mais conhecidos. É basicamente ter uma loja virtual. Nesse caso, a loja pertence a uma única marca, que é responsável por comercializar os produtos. É importante investir em um ambiente virtual seguro, para que o consumidor compre e faça o pagamento sem colocar seus dados em risco.

Mídias Sociais

Não são só boas ferramentas de marketing, como também ótimos canais de vendas.

Facebook

O Facebook é uma rede social versátil e ampla, reúne muitas funcionalidades no mesmo lugar. Serve tanto para conhecer e conectar-se com pessoas, quanto para fazer negócios, com muitas ferramentas para vendas.

Instagram

No Instagram a divulgação de conteúdos é feita principalmente de forma visual, e está se destacando muito para uso comercial. Instagram está focando em proporcionar compras e vendas na própria plataforma, com atualizações que facilitam a divulgação de produtos.

Google Ads

A ferramenta de anúncios do maior site de buscas do mundo, também é uma boa maneira de vender produtos e serviços. É possível expor seus produtos a um público maior, quando o anúncio é pago, são aqueles resultados marcados como anúncio que aparecem no topo e no final das páginas de busca.

LinkedIn

A maior rede social voltada para profissionais, é usado por muitas empresas para recrutamento de funcionários, para troca de vivências profissionais em comunidades e outras atividades ligadas ao mundo corporativo. Também é realizada divulgação de vendas de serviços, principalmente.

Twitter 

O Twitter é muito usado ainda, para divulgação de informações em primeira mão. E pode ser fonte de Leads e vendas para o seu negócio, é possível fazer a divulgação.

TikTok

O TikTok é hoje uma das redes sociais mais usadas no Brasil por celebridades, jovens, humoristas – profissionais ou não – e empresas. Como está em alta as empresas fazem os vídeos para divulgação, e conseguem leads por lá.

Jornada de compra

Imagine que o consumidor está a procura de um certo produto. Ele usa o smartphone, que é um dispositivo móvel, para fazer a pesquisa. Logo depois, acessa usa uma ferramenta de buscas pelo computador para encontrar um e-commerce que venda o que ele procura. Navega pelo site da empresa, mas não realiza a compra, decide ir à loja física para tentar negociar um preço melhor e também ver o produto de perto. Após muita pesquisa, ele realiza a compra, na loja física ou online.

É interessante notar, que a jornada, apesar de cruzar vários canais diferentes, o que é chamado de cross-channel, é uma só. O cliente primeiro vê o produto, seja nas redes sociais, no site ou presencialmente, e muitas vezes não realiza a compra. Ele percorre um longo caminho e, cada vez mais, tem decidido por entrar em contato com a loja/vendedor para esclarecer as dúvidas de forma única e mais pessoal. 

É onde entra a alta tendência de personalização e a interligação entre os canais, com o objetivo de melhorar a experiência do consumidor, para que seja fluida. De acordo com a Social Miner, 18% dos consumidores querem que seu atendimento seja personalizado e 14% são a favor de menos propaganda e mais indicações personalizadas. É isso que a interligação dos múltiplos canais de vendas faz: transforma em uma única ferramenta capaz de satisfazer todos os tipos de consumidores.

A Neomode realiza essa integração entre canais. Oferece uma plataforma de tecnologia para o varejo, focada em soluções omnichannel, especializada em novos canais de vendas mobile e em assistentes virtuais como o Shopbot e o App Commerce. Sua plataforma exclusiva de integração Omnichannel World Class conecta as vendas online com o estoque das lojas físicas e as transformam num verdadeiro minicentro de distribuição, capaz de atender novos pedidos de compras com o estoque local. 

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