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Franchising Omnichannel: como integrar franquias e aumentar lucratividade do negócio

Franquias integradas se transformam em minicentros de distribuição para atender pedidos online

Estar presente na vida do consumidor é uma das principais propostas de integrar canais de venda e atendimento. E, assim como no varejo, o segmento de franquias vem ganhando destaque quando o assunto é experiência do consumidor.

De acordo com pesquisas da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o número de franquias registrou um crescimento de 7% no 1º trimestre de 2019 e o faturamento passou de R$ 38,762 bilhões para 41,464 bilhões. Com o mercado em expansão, a preocupação em investir em um bom negócio vai muito além de escolher a marca, mas sim em se preocupar na experiência do consumidor dentro e fora da loja.

Na última semana de junho, no Expo Center Norte em São Paulo, aconteceu um dos maiores eventos de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo 2019. Esse ano o evento trouxe mais de 66 mil empreendedores para explorar as diversas oportunidades para se abrir um novo negócio. No entanto, entre o amplo espaço repleto de franquias de todos os segmentos surge um propósito em comum: a necessidade de integração entre online e físico.

Ao implementar uma franquia no mercado, muitos franqueados já estão pensando muito além. Conectar as franquias físicas aos canais digitais ajudam a ampliar as oportunidades de venda e impactar a jornada de compra do consumidor.

Integração de franquias

Pesquisas demonstram que o consumidor omnichannel gasta até 40% a mais e torna-se mais engajado com a marca, comparado àquelas franquias que fazem a venda em apenas um canal.  Pensando nisso, conheça alguns pontos iniciais para integrar franquias.

Investimento em tecnologia

O processo tecnológico de integração é realizado de acordo com a necessidade de cada franquia. Apesar de não ser uma tarefa fácil, integrar ERPs, gateways e sistemas de e-commerce são fundamentais para a sinergia de uma estratégia omnichannel. A partir disso, o franqueado pode escolher os canais de venda.

M-commerce

Antes de tudo, é preciso escolher quais canais de vendas serão necessários para atingir o público-alvo desejado, dentro das franquias é muito comum que já exista um e-commerce ativo. No entanto, pesquisas mostram que os aplicativos estão ganhando destaque quando o assunto são vendas online.

De acordo com um estudo da Criteo, empresa global de tecnologia e marketing, mostra que os sistemas via smartphones respondem por 48% das vendas do varejo web mobile e app, e que 22% das transações em desktop são precedidas de um clique mobile.

Clique e Retire

Com o objetivo de agilizar o processo de compra e retirada o serviço de Clique e Retire, proveniente da integração entre online e físico, é um dos pilares de empresas que investem na omnicanalidade. O serviço, que contempla a compra online (utilizando app, chatbot ou e-commerce da franquia) conecta tanto o pdv físico com o digital e mantém a qualidade dos processos, ou seja, os produtos e serviços são encontrados em todos os meios, as informações são objetivas e esclarecedoras e a forma de pagamento pode ser feita online ou na retirada do pedido, o que torna tudo ainda mais prático e eficaz.

Tendência que vem de fora, comprar online e retirar na loja já é um hábito comum para muitos consumidores. Segundo pesquisa da empresa de software em nuvem Cybertill, 72% dos clientes do Reino Unido escolhem empresas que oferecem serviços que fazem parte da cultura “omni” como o clique e retire, e 21% têm o hábito de fazer isso em pelo menos metade de suas compras. A mesma pesquisa diz que 75% dos consumidores optam pelos pontos de retirada pela conveniência, 74% elogiam a forma de entrega gratuita e que outros 65% dos clientes realizam compras adicionais nos pontos de retirada.

Novos canais de vendas para franquias

Empresas especializadas em canais de venda omnichannel estão ganhando cada vez mais espaço para ajudar nessa complexa tarefa de integração. Com sede em São Paulo e Curitiba, a Neomode – empresa de tecnologia e inovação para varejo – auxilia diversas marcas a conectarem suas lojas físicas com novos canais de venda online, o App Commerce e Shopbot Omni.

“Com a integração as franquias atuam como minicentros de distribuição, permitindo que o cliente faça a compra online no App ou Shopbot e retire o pedido no mesmo dia, em poucos minutos, sem filas, sem frete e com mais praticidade” afirma Fabiola Paes, co-fundadora da Neomode, empresa responsável pelo desenvolvimento de novos canais de vendas para o varejo.

Pensando na conexão do consumidor e na tendência de comprar online, os novos canais de vendas prometem trazer uma experiência híbrida durante a jornada de compra, além de proporcionar a maior praticidade com compra online e retirada na loja em apenas 5 minutos, deixando as unidades das franquias integradas e aproximando-as do consumidor.