E-commerce, Mobile, Tecnologia

Como simplificar o dia a dia dos clientes com Inteligência Artificial?

Na era das fintechs proporcionar uma experiência de pagamento ágil e segura para os clientes é o grande foco de 2018

Hoje, em São Paulo, acontece um dos maiores congressos do mercado financeiro do Brasil, o Cards Future Payment 2018. O evento realizado hoje e amanhã (16) no espaço Transamérica Expo Center está reunindo grandes nomes na área de tecnologia e inovação do mercado financeiro para apresentar e debater novas soluções e desafios relacionados aos meios de pagamento no Brasil.

Inclusive, na programação do congresso, a conferência de fintechs ‘Fintech View’ está com grandes novidades representadas por empresas de tecnologia disruptivas que estão a todo vapor para desburocratizar e incentivar inovações no setor bancário e nos mercados financeiros de cartão de crédito e pagamentos.

Tecnologia financeira

Os níveis de investimento em inteligência artificial (IA) têm crescido exponencialmente a fim de trazer mais opções de pagamento, comodidade e segurança tanto para os consumidores como para as empresas. Diante tantos benefícios, a redução de custos e melhoria na detecção de fraudes são os principais propósitos de incentivar empresas e instituições financeiras a otimizar seus processos operacionais e a criarem serviços e produtos cada vez mais atrativos e personalizados aos seus clientes.

Na prática, a IA já está sendo utilizada no Brasil por bancos que incluem análise preditiva durante o atendimento de clientes por chatbots, estes que auxiliam sobre empréstimos e gastos pessoais, investimentos, pagamentos e extratos da conta corrente. Dessa forma, o potencial da IA para bancos se mostra cada vez mais otimista, para o Instituto McKinsey Global, o impacto econômico da automação do conhecimento alcançará US$ 6,7 trilhões por ano, até 2025.

Com novas tecnologias eminentes para a segurança das transações, muitas empresas reforçam soluções para garantir eficiência não só no processo bancário, mas na automatização e segurança dos processos internos e externos de uma empresa como é o caso da Neomode, plataforma de tecnologia omnichannel que realiza transações direto dos novos canais de venda – app commerce e shopbot – integrados com e-commerce do varejista; TáPago, plataforma de pagamentos via celular que oferece gestão de benefícios trabalhistas (vale refeição, vale alimentação e convênios) de forma automatizada, eliminando a necessidade de cartões plásticos e realizando pagamentos via app ou SMS; da Dindin, um aplicativo que permite que os usuários cobrem ou enviem quantias, debitadas diretamente no cartão de crédito e da Berghem, empresa especialista em segurança da informação.

Debate Fintech View com o moderador Marcelo Bradaschia ‐ Torq e painelistas Fabiola Paes ‐ Neomode; Marcelo Bradaschia ‐ Torq; Raphael Schneider ‐ Berghem e Stéphanie Fleury ‐ DinDin e Diretora ABFintech

Tecnologia contactless

A tecnologia NFC (Near Field Communication) ou contacless (sem contato) é uma das mais discutidas alternativas de pagamento móvel no evento, pois diminui o risco de roubo de dados e das incômodas interferências de sinal. O sistema pode ser aplicado para comprar ou vender e funciona por aproximação, o cliente aproxima o celular a uma maquina de cartão móvel ou a outro celular (peer-to-peer), onde os dois aparelhos se comunicam via Bluetooth de forma rápida e simples e realizam a transação. Não há o armazenamento de informações confidenciais.

Outras formas utilizadas, mas ainda muito tímidas no Brasil, são pagamentos via QR code e carteiras digitais (Apple Pay, Google Pay, Samsung Pay, etc.). Esses novos meios podem ser combinados com tokens, biometria e outras ferramentas de inteligência disponíveis para melhorar a experiência do usuário.

Grandes empresas brasileiras já estão adotando ferramentas de inteligência artificial em suas operações e tendo resultados impressionantes e é bem provável que futuramente seja cada vez mais comum encontrarmos novas funcionalidades nos serviços cotidianos como reconhecimento de voz e facial em caixas eletrônicos e internet banking.

Se você quer saber mais sobre o que está acontecendo no evento veja a programação completa aqui

Cards Future Payment 2018

Data: 15 e 16 de maio de 2018

Horário: das 9h00 às 19h00

Local: Transamérica Expo Center

End.: Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387

São Paulo, SP