Os apps moldam e melhoram a experiência do consumidor, por atender à expectativa de conveniência e praticidade.
O aumento nas soluções de mobilidade no varejo se deve ao fato de que o consumidor está cada vez mais usando seu smartphone para atender às necessidades de consumo. A tecnologia e, especialmente, os aplicativos mudaram drasticamente o setor de varejo e a experiência do cliente. Não afetou apenas a maneira como os clientes compram, mas também sua interação com as marcas.
Na era phygital, onde os varejistas podem competir de forma eficiente com as marcas dos concorrentes em todo o mundo, a experiência do cliente está se tornando cada vez mais essencial.
Um estudo realizado pelo Google Shopper Marketing Council, mostra que 79% de usuários que possuem smartphones realizam compras pelo celular. Ainda, segundo pesquisa realizada pela FGV, no Brasil, são mais de 220 milhões de smartphones, número superior à quantidade de habitantes. Portanto, é difícil desconsiderar o impacto e a importância de tecnologias mobile e uso de apps no varejo.
Algumas das razões pelas quais a experiência do consumidor é aprimorada pelo uso de apps nas compras, são:
Redução de atrito na jornada de compra
O objetivo final de qualquer varejista é aumentar as vendas. Portanto, se você minimizar o atrito na jornada de compra através de apps, permitindo que os clientes obtenham o que quiserem e quando quiserem, com o mínimo de interferência, as vendas consequentemente aumentarão.
Os smartphones são as melhores maneiras de reduzir o atrito nos canais. Os varejistas podem usar isso para garantir que seus apps para smartphones, gerem menos atrito possível.
Minimizar o atrito na jornada de compra não precisa ser uma grande tarefa. Recursos simples podem realmente fazer uma grande diferença no uso dos apps.
Por exemplo, ao implementar no login a confirmação por SMS, você pode tornar o processo de login mais simples para seus clientes. Para que toda vez que os clientes tentarem fazer login no app, eles não precisem se lembrar da senha.
Tornar a vida mais conveniente
As pessoas se adaptam à tecnologia para economizar tempo ou tornar as coisas mais simples para elas. Os varejistas que criam aplicativos de compras para tornar a vida de seus compradores compulsivos mais convenientes devem testemunhar um aumento nos downloads de apps e no engajamento.
Os varejistas, que desejam personalizar e otimizar suas estratégias para apps, devem aprender as melhores maneiras de oferecer uma experiência excepcional ao consumidor. Esses varejistas implementam estratégias de aplicativos móveis prósperas que os levarão ao topo.
Personalização
As principais empresas de e-commerce tem se concentrado fortemente em fornecer serviços personalizados e sob medida para seus clientes. Registram e analisam os padrões de compra dos clientes pelos apps e, em seguida, os sugere com produtos adequados. Eles também fazem pacotes especiais tendo em mente as preferências de seus clientes. Outras oferecem descontos ou pontos de fidelidade com os pacotes.
A personalização é uma forma eficaz de impulsionar as vendas, pois faz com que o cliente se sinta valorizado. O cliente sente que a empresa realmente se preocupa com o que está comprando.
Criando fidelidade à marca
Os apps são uma ótima plataforma para os varejistas e proprietários de empresas de e-commerce expandirem seus negócios.
Fornece alta visibilidade em comparação com qualquer outra plataforma. O aplicativo móvel tem uma penetração muito mais profunda na vida do cliente do que qualquer outro meio. O cliente pode acessar todos os seus serviços facilmente com um app.
Com tanta visibilidade e acessibilidade, você pode oferecer vários descontos e promoções a todos os seus clientes, sejam novos ou antigos. Isso ajudaria a adicionar novos clientes e reter o antigo. Mais um benefício que os apps oferecem, é a oportunidade de anunciar. É bastante sensato gastar mais dinheiro no desenvolvimento de apps do que em qualquer outro outdoor.
Comprar onde quiser, quando quiser
Uma das maiores vantagens que os varejistas têm com os apps, é que agora eles podem fornecer serviços por 24 horas, e 7 dias por semana aos seus consumidores.
Os consumidores não precisam se preocupar com o tempo, pois podem fazer um pedido de um produto a qualquer hora e em qualquer dia. Este é um dos maiores benefícios dos apps que potenciam o serviço ao cliente para os varejistas com um impacto considerável.
Além disso, as empresas de e-commerce podem aprimorar o atendimento ao cliente, introduzindo novos elementos tecnológicos, como assistentes virtuais e chatbots, que facilitam a compra de produtos pelos consumidores.
Na era do consumo imediatista, é importante garantir que seus produtos e serviços estejam convenientemente disponíveis em uma ampla variedade de plataformas. Fazer pedidos online, especialmente em apps, é mais comum do que nunca. Assim como os sites, em breve chegará o momento em que todas as empresas terão um aplicativo. Desenvolver um mais cedo pode ajudar a mantê-lo à frente do jogo, gerar interesse e impulsionar seus resultados gerais.
Aplicativo omnichannel para o varejo
A Neomode atua no mercado de retailtechs, especializada em soluções omnichannel. O grande foco dessa integração é melhorar a experiência de compra do consumidor, que pode navegar entre canais sem enfrentar atritos como longos prazos de entrega, troca do pedido, altas taxas de frete e filas de pagamento.
A importância de estar presente em múltiplos canais digitais
Oferece tecnologia que integra os canais do varejistas, possibilitando ampliar as formas de entrega de produtos para o consumidor: comprar on-line e retirar na loja física ou drive-thru, experimentar na loja e comprar no app, comprar on-line e receber em casa; são inúmeros os processos que envolvem a integração entre canais on-line e off-line para o varejo.
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