E-commerce

Como o Omnichannel irá impulsionar o varejo físico?

No Brasil, muito se fala dos sistemas omnichannel, no entanto, poucos varejistas procuram ou conseguem modernizar seu modelo de negócio e acompanhar essa grande transformação digital do segmento.

Essa nova tendência do varejo que se baseia em proporcionar uma experiência única para o consumidor, fazendo com que todos os canais da marca se comuniquem: e-commerce, aplicativos, loja física, propaganda online e offline. Contudo, a ideia é fazer com que o consumidor não perceba as diferenças do mundo online e offline.

Dentro do omnichannel o consumidor consegue explorar todas as possibilidades de interação para que ele possa, além de comprar, ter uma diversidade de informações a seu dispor.

Observe abaixo as diferenças apresentadas na evolução de cada estágio, do single channel (canal único) ao omni:

Reciprocidade canais online e físico

A relação dos consumidores com lojas físicas e online está cada vez mais estreita e aprimorada. Atualmente, a experiência de compra pode começar no online e terminar no físico, ou vice e versa.

Hoje, por exemplo, um consumidor pode comprar um tênis no e-commerce e querer trocar na loja física mais próxima. Certamente que para esse processo acontecer toda logística deve estar integrada para evitar desgastes operacionais.

A loja física assume papel importante dentro do processo omnichannel, um levantamento feito pela SPC Brasil, mostra que 47% dos consumidores com acesso à internet fazem pesquisas online antes de comprar em loja física. Ainda sim, com relação ao atendimento em loja, cerca de 88% dos brasileiros gostariam ser atendidos por vendedores com total conhecimento sobre o produto ou serviço que oferecem. Então, por que não investir em uma conexão entre seus canais de venda online e offline?

Integração Ship From Store

Nesse sentido, muitos varejos também têm utilizado a estratégia Ship From Store a seu favor, onde a loja física se transforma um ponto de distribuição para pedidos provenientes do ambiente online, o cliente tem a opção de receber em casa ou retirar em loja, isso faz com que os fluxos nas lojas físicas aumentem e que o estoque se concentre em pontos de distribuição de acordo com a demanda exigida, é vantagem para o consumidor e para varejista– para entender mais leia esse artigo.

Podemos concluir que a tecnologia entrega mais poder ao consumidor, que ganha maior praticidade, e também ao varejista, pois fica mais fácil analisar as informações sobre o cliente.

Aumento da receita para sua loja física

Segundo o IDC Retail Insights, os consumidores omnichannel gastam até 40% a mais do que os àqueles que utilizam apenas um canal.

As redes de varejo que já são adeptas ao omnichannel sabem quanto esse processo resulta em algo realmente satisfatório não somente no aumento das vendas, mas na fidelização de um cliente que estará cada vez mais satisfeito na experiência de compra que sua marca proporciona.

Solução Omnichannel

Atualmente, empresas como a Neomode estão no mercado para ajudar varejistas a automatizar seus processos comerciais com um sistema de integração omnichannel. Se sua empresa precisa integrar os canais de venda e otimizar os resultados entre em contato conosco (hello@neomode.com.br) e iremos te apresentar a melhor solução para o seu negócio.