Chatbot, Tecnologia

Como desenvolver chatbots para varejo

Até 2023, chatbots produzirão economias de US$ 11 bilhões por ano nos setores de varejo, bancos e saúde.

Não é nenhuma novidade que os chatbots estão ganhando espaço em várias empresas globais. Seus benefícios são inúmeros, vão desde a praticidade de atendimento em tempo integral até a redução de custos operacionais. Além disso, eles são ferramentas cada vez mais utilizadas ao redor do mundo, de acordo com Gartner, ainda esse ano, cerca de 3 milhões de pessoas executarão alguma tarefa comandas por um chatbot.

Para reforçar ainda mais essa afirmação, um relatório da Juniper Research revelou que essas incríveis ferramentas de inteligência artificial produzirão economias de US$ 11 bilhões por ano até 2023 nos setores de varejo, bancos e saúde. Toda essa economia se tornará possível devido a redução do tempo gastos com atendimento ao cliente, inclusive em canais com grande fluxo de interação como as mídias sociais. A previsão é que tanto empresas como consumidores economizem cerca de 2,5 bilhões de horas até 2023 dentro desses setores.

A Juniper ainda apontou que, no comércio eletrônico, as expectativas quanto aos chatbots serão ainda maiores, até 2023 mais de 70% dos chatbots acessados serão do segmento varejista, tendo em vista que a implementação da ferramenta irá auxiliar drasticamente na redução custos operacionais, up-selling, recuperação de carrinhos e marketing. Além disso, os chatbots serão comumente aliados aos aplicativos mobile e serão cada vez mais incorporados em plataformas de mensagem.

Como construir um chatbot

Em meio a tantas pesquisas e estudos que realmente comprovam a efetividade desses novos canais de interação, muitas empresas estão direcionando esforços e investimentos para construir chatbots.

Primeiramente, à medida que novas tecnologias são implementadas é preciso definir quais objetivos elas irão suprir dentro da sua empresa, além de quais tarefas e atividades podem ser automatizadas por soluções de Inteligência Artificial.

Desenhe sua conversa

Assim como qualquer conversa, o fluxo lógico de informações deve seguir uma sequência de mensagens com interações estruturadas para que os usuários consigam se comunicar naturalmente. Veja aqui como montar um fluxograma.

O fluxo de conversação é a maneira mais provável daquela conversa fluir, é preciso escrever perguntas e respostas das mais óbvias às mais complexas. Use outras pessoas, colegas e familiares para testar e tentar quebrar o seu fluxo com algo que você não tenha escrito ou talvez esquecido durante o percurso.

Framework chatbot

São um conjunto de funções e classes pré-definidas, que são utilizadas por programadores para criar bots a partir do zero, utilizando sistemas de linguagem de programação coo PHP, Java, Python ou Ruby. Os frameworks são responsáveis pelo ‘comportamento’ dos chabots, pois são ferramentas que irão auxiliar na construção de códigos de maneira rápida e eficiente.

Plataformas de mensagem

As plataformas de mensagem podem funcionar como a ‘casa’ do seu chatbot, onde é possível criar esse sistema com as ferramentas disponibilizadas dentro da própria plataforma. O bot foi popularmente impulsionado através do Facebook, que disponibilizou API’s para que se tornasse possível a criação desse serviço de interação, dentro da própria plataforma de mensagem da rede social, o Messenger. Hoje já é possível criar um chatbot, também, no Skype, Telegram, Twitter, Slack, Discord, Amazon Alexa, Google Home/Google Assistant.

Processamento de linguagem natural (PLN)

Tornar um robô inteligente não é uma tarefa nada fácil, para que se possa extrair o máximo de informações como as intenções (quais os objetivos dele e o que ele quer encontrar como resposta) e entidades (elementos importantes no texto para auxiliar na funcionalidade da resposta) diversos softwares poderosos poderão te ajudar. O IBM Watson, por exemplo, é o sistema utilizado pela Neomode e Enfoca Chatbots para desenvolver o Shopbot Omni, o chatbot transacional para varejistas.

Como saber se o meu chatbot está dando certo?

Para saber se você tem um chabot com máxima eficiência existem diversas ferramentas que podem auxiliar sua plataforma a atingir resultados incríveis.

Analytics – Botimize; BotMetrics; Dashbot; Facebook Bot Analytics, entre outros.

Marketing – Boim; bCRM; Hunch, entre outros.

Monitoramento – Dimon.

Os chatbots para o varejo irão evoluir cada vez mais, é por isso que a Neomode e Enfoca Chatbots uniram forças para atender a demanda de varejistas que precisam, além de uma ferramenta conversacional, um chatbot capaz de transacionar vendas dentro do próprio chat, sem a necessidade de intervenção humana.