Chatbot, Tecnologia

Aprenda a definir as melhores OKRs para seu chatbot

Para criar resultados incríveis, mensurar e criar parâmetros para chatbots são cada vez mais importantes.

Quando queremos algo, sempre focamos nossas ações e pensamentos em objetivos e metas alcançáveis, para chatbots isso não seria diferente. O OKR (Objectives and Key Results, que em português significa ‘objetivos e resultados-chave’) nada mais é que um framework de definição de metas mensuráveis. Essa metodologia foi criada pela Intel Andrew Grove, esse parâmetro é utilizado por grandes empresas, inclusive do Vale do Silício, para trazer mais clareza e direcionamento de ações focadas em resultado.

Aplicação do OKR

Muito se fala na popularização das OKR pelo Google em 1999, desde sua aplicação a empresa cresceu exponencialmente. Acho que não temos dúvidas sobre isso, não é mesmo? Mas o que eu quero dizer é que essa framework pode ser facilmente replicada com os reais propósitos do seu projeto.

A fórmula de John Doerr, um grande investidor americano que iniciou sua carreira da Intel e investiu em empresas como Google e Amazon, é muito utilizada como base na criação de metas reais.

Eu vou (Objetivo) medido por (Key Results)

Como definir OKR para chatbot

Estabelecer métricas (veja aqui 8 métricas para aplicar no seu chatbot) para mensurar resultados é de extrema importância, no entanto, alinhar metas claras e específicas é um grande impulso para trazer resultados satisfatórios e impulsioná-los de acordo com o tempo, aumentando a produtividade do seu software e deixando clientes mais felizes.

Os chatbots são grandes propulsores de uma nova era de atendimento qualificado, muito além disso, também já são utilizados como um novo canal de venda por lojistas, funcionando como personal shopper para consumidores que compram online. Por isso, é sempre bom ficar atento se o seu bot está realmente cumprindo o papel que deveria. Mas, como fazer isso na prática?

Tenha um ‘O’bjetivo

Na maioria dos casos, definir objetivos parece ser uma tarefa fácil (e é), mas não se pode perder a clareza da funcionalidade do seu chatbot. Vamos tomar como exemplo o Shopbot Omni – chatbot transacional que funciona como um assistente virtual para consumidores da loja X – defina objetivos inspiradores e qualitativos.

#O1 = Aumentar as vendas

#O2 = Engajar meus clientes

#03 = Reduzir atrito de entrega

Tenha 2 a 4 ‘Key Results’

São um conjunto de métricas-chave para saber se aquele objetivo está avançando, instável ou regredindo. Tendo como base o objetivo #O2:

#KR1 = Aumentar em 30% o número de acessos semanais no chatbot

#KR2 = Gerar 3.000 visitantes novos no site/e-commerce

#KR3 = Aumentar em 20% a taxa de auto-atendimento do chatbot

Tendo em mente suas OKRs fica mais simples pontuar o que deve ser feito. Por exemplo, para atingir a #KR1 em um mês:

  • Divulgação de 1 post semanal no Facebook e Instagram sobre o lançamento da loja
  • Mandar e-mail marketing para mailing de clientes ativos da loja
  • Implementar chatbot no Messenger da loja

Tendo em vista que a definição da estratégia e a tática tem grande influência na determinação de prazos, então é possível sincronizar o alinhamento e prática de forma diferente:

  • OKRs de longo prazo, geralmente anual, podem ser representadas por um alto nível. No entanto, antes de sua aplicação é preciso realizar projeções de curto prazo.
  • OKRs de curto prazo, geralmente são trimestrais e podem ser separadas por segmentos diferentes da empresa.
  • OKRs emergenciais, são medidas operacionais com iniciativas imediatas e podem ser feitas semanalmente pelo líder do segmento.

Agora que você já sabe como aplicar essa framework, que tal aplicar agora mesmo para seu negócio? Se sua empresa está planejando o desenvolvimento de um chatbot para vendas, fale com um de nossos especialistas no hello@neomode.com.br e conheça os novos canais de venda omnichannel App Commerce e Shopbot Omni.