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5 motivos para sua empresa ter um Chatbot

No cenário atual do varejo é cada vez mais compreensível e visível o empoderamento dos consumidores com relação à compra. Dessa forma, não é nenhuma novidade que existem muitas empresas no Brasil ficando para trás no que diz respeito a tecnologia.

O segmento de Inteligência Artificial é um dos que mais cresce, segundo o Bank Of America, até 2020 pode movimentar até US$ 153 bilhões. Esse impacto dentro do varejo resulta na necessidade de uma comunicação eficiente e rápida com usuários que não querem mais perder tempo com longas conversas de telefone ou e-mail para resolverem seus problemas e, quando isso está relacionado a venda, cada minuto é precioso. Reforçando essa ideia, um relatório apresentado pela Ubisend revelou que cerca de 44% das pessoas acreditam que o aspecto mais importante da empresa é a velocidade com que elas respondem.

A revolução tecnológica, idealizada pela Internet of Things – IoT (Internet das Coisas) representa uma espécie de sistema nervoso central, em que a conexão e agilidade na troca de informações com usuários são pequenas artérias essenciais: exemplo de uma pequena artéria nesse complexo sistema, é o chatbot. Não podemos ignorar uma vertente tecnológica que tem tudo para dar certo dentro das empresas que desejam se conectar com seus consumidores.

5 motivos para sua empresa ter um Chatbot

  1. Comodidade

Um dos grandes benefícios de investir em bots é a disponibilidade de atendimento 24 horas por dia durante 7 dias na semana. Dificilmente você perderá uma venda ou deixará um cliente na mão.

  1. Autoatendimento

Hoje cada vez mais usuários preferem utilizar canais para autoatendimento, seja por fóruns, pesquisas nos buscadores, URAs, SACs, chatbots entre outros portais disponíveis para tirar dúvidas. A vantagem dos chatbots nesse sentido é que todas as perguntas feitas pelos visitantes são interpretadas e respondidas em tempo real.

  1. Redução de custos

Com a redução da atividade humana no atendimento, além de evitar a sobrecarga de colaboradores, a empresa que utiliza essa tecnologia consegue reduzir significativamente os custos operacionais e aumenta significativamente o número de clientes satisfeitos.

  1. Engajamento

Um bom relacionamento com o cliente reflete em uma boa reputação. Essa espécie de assistente virtual cria uma personalização na comunicação da sua empresa, você pode criar personagens e atribuir uma identidade visual cada vez mais interativa.

  1. Conhecimento

Dentro do chat é possível armazenar uma grande quantidade de informações, sendo assim, é possível definir quais as principais características do seu público alvo e o que eles mais procuram no momento. Além disso, bots direcionados a vendas permitem transações dentro do próprio chat em poucos cliques graças ao histórico de compra armazenado no software.

Cases de sucesso pra se inspirar

Casas Bahia –  Mais de 50 mil pessoas conversaram com o personagem Bahianinho, esse caso aconteceu em uma ação de marketing durante datas sazonais especiais. O chatbot auxiliou os consumidores a encontrar ofertas e produtos dentro da rede.

Uber – a empresa norte americana utilizou a inteligência artificial dos chatbots para recrutar motoristas. A ferramenta funcionava dentro do Messenger para que o cliente pudesse chamar o motorista da mesma forma que o chama por aplicativo.

Sephora – a rede de cosméticos também desenvolveu um chatbot para atender consumidores que querem estar por dentro das novidades e ofertas sobre os produtos da marca. O software também foi implementado no Messenger.

Pizza Hut – A rede de pizzarias utiliza os bots para fazer pedidos através do Twitter e Messenger, a ideia é ampliar ainda mais as possibilidades do consumidor pedir pizza.

Wechat – considerado um WhatsApp da China. Com mais de 700 milhões de usuários, o aplicativo retém um público de aproximadamente 90% nas grandes cidades. Hoje, através de diversos bots, o app faz tudo: pede comida, táxi, realiza transferências, etc. Já pensou?

Esses cases são alguns exemplos de que, independente do segmento, os bots são facilmente adaptáveis a fim de facilitar a comunicação com o cliente. Afinal, com um atendimento mais personalizado e muito mais conveniente, é normal que as pessoas acabem comprando mais.

Quer saber mais como funciona essa tecnologia? Fale com a gente, além da integração omnichannel Ship From Store, a Neomode cria dois novos canais de venda: App Commerce – aplicativo que reúne todas as informações da sua loja virtual e o Shopbot – personal shopper responsável por prestar atendimento e realizar transações via chatbot. Entre em contato através do hello@neomode.com.br