Para aumentar a produtividade varejistas utilizam método de gerenciamento para prever a demanda com mais precisão
O método de gerenciamento Just in Time (JIT ou “momento certo”) consiste na entrega de produtos e serviços na hora certa e para uso imediato. O objetivo a melhoria contínua no processo produtivo.
Dessa forma, varejistas conseguem aumentar a eficiência da gestão do estoque e reduzir desperdícios evitando falhas durante períodos de picos nas vendas.
Hoje, com as tecnologias de integração e lojas físicas conectadas a canais online (como a modalidade retire na loja) fica ainda mais desafiador ter total visibilidade de estoque, podendo afetar o controle dos varejistas e fornecedores e até mesmo a experiência final do consumidor na jornada de compra.
Saiba mais sobre o retire na loja: https://neomode.com.br/67-dos-brasileiros-compram-online-retiram-loja/
A hora é agora
O JIT foi originado pela Toyota Motor Company desde os anos 50 e era utilizado para otimizar a linha de produção de veículos produzidos sob demanda. Manter o estoque em um nível mínimo era uma excelente estratégia para reduzir custos na época (e ainda é)!
Com o tempo, sistemas de gerenciamento de estoque tem auxiliado varejistas a garantir mais qualidade na produção e fornecimento dos produtos, evitando perdas e excessos. Entre as empresas que utilizam esse método estão:
Zara: onde grande parte dos varejistas de roupas determina 50% de seus designs para uma linha sazonal com 6 meses de antecedência, com 80% do estoque comprometido no início de cada temporada.
Apple: que utiliza sua forte relação com fornecedores para diminuir a quantidade de estoque disponível, reduzindo o risco de estocagem excessiva.
Xiaomi: gerencia um pequeno estoque, liberando quantidades limitadas de seus celulares por semana.
Vantagens Just In Time
Como vantagem direta do JIT temos o custo reduzido de estoque que resulta diretamente em redução de despesas de mão de obra e armazenamento, necessárias para gerenciar e manter o estoque, e esse espaço extra pode ser usado para outras operações comerciais. Que trazem suas vantagens adicionais em conjunto:
Remarcações reduzidas – O excesso de estoque força os varejistas a remarcarem os produtos para saída rápida, e manter um estoque mínimo pode reduzir a quantia de estoque antigo a ser remarcado.
Reduz erros de produção – Com os pedidos de produtos menores e mais frequentes é mais fácil detectar algum erro ou defeito no produto, o que trará menos retornos, reembolsos e mais qualidade, refletindo positivamente em sua marca.
Melhora satisfação do consumidor – uma vez que se produz sob demanda, com redução de custos, é possível oferecer um produto com valor ainda mais acessível.
Dessa forma, ter um sistema de gerenciamento de inventário correto para garantir a visibilidade do estoque em tempo real, ajudando o varejista a tomar melhores e mais acertadas decisões e estratégias de negócio.
Plataforma omnichannel integrada
Os novos canais de venda desenvolvidos pela Neomode possuem tecnologia BOPIS (Buy Online Pick up Store) que são integrados a lojas físicas (minicentros de distribuição) e gerenciados por uma completa plataforma, a LORI, onde é possível realizar a gestão do estoque e pedidos em tempo real seja se a compra for na modalidade “receba em casa” – pedido direto no e-commerce ou “retire na loja” – pedido consulta estoque da loja física integrada.
Entenda mais sobre a Lori: https://neomode.com.br/lori-entenda-como-funciona-o-sistema-de-integracao-e-quais-seus-beneficios-para-o-varejo/
Dentro da plataforma todos as categorias, produtos e SKU’s são importados via API, dessa forma possuem uma sincronização e atualização em tempo real. O varejista define um estoque mínimo, evitando a ruptura para que o consumidor compre online e possa retirar o item na loja no mesmo dia.
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