O Dia das Mães, segunda principal data para o varejo, deve movimentar o setor, apesar da pandemia e gera expectativas para os varejistas.
Comemoração da data
Assim como em 2020, o Dia das Mães acontece numa situação de isolamento social. Contudo, e talvez isso seja um fator determinante para comemorar esse ano, por ter a oportunidade de poder expressar gratidão, os consumidores não pretendem deixar a data passar em branco.
Quando se trata de presentes para o Dia das Mães, itens de cuidados pessoais, vestuário e eletrodomésticos de mesa, geralmente estão no topo da lista de desejos e os varejistas estão sugerindo que provavelmente não será diferente esse ano. Os produtos de higiene pessoal e saúde/bem-estar têm sido tradicionalmente os produtos básicos para o Dia das Mães e sempre terão o seu lugar.
Para muitos, esta é uma oportunidade de compensar o Dia das Mães do ano passado. Com as diretrizes de segurança em mente, os consumidores planejam ficar com a família, organizam um almoço ou passeio especial. Todas essas atividades serão refletidas em suas decisões de compra.
Indo às compras
Estudo realizado pela All iN e Social Miner em parceria com a Opinion Box, mostra que 66% dos brasileiros estão determinados a fazer compras de Dias das Mães, e 18% ainda estão na dúvida se vão presentear alguém na data. E não são só as mães que ganham presentes nesse dia especial: 20% querem aproveitar as ofertas da sazonalidade para comprar algo para o cônjuge; 18% para a sogra, 11% para a avó, 11% para si mesmo, e 10% para a irmã.
Ainda segundo o estudo, 14% desejam gastar até R$50; 31% estão dispostos a gastar de R$51 a R$100; 27%, de R$101 a R$200; 11% afirmaram que podem pagar de R$201 até R$300 em itens para as mães; 4%, de R$301 a R$400; 3%, de R$401 a R$500; 4%, mais de R$500; e 6% não se decidiram.
Os consumidores mais novos, de 18 a 29 anos também estão contribuindo para o aumento dos gastos com o Dia das Mães, e 32% desses consumidores preferem buscar ofertas no Instagram.
Também destacam que há novos consumidores querendo aproveitar as ofertas neste ano – ou que estão pelo menos na dúvida sobre comprar ou não na data. Segundo a pesquisa, 14% deles não tinham o hábito de presentear ninguém antes de 2020, e 26% sequer foram às compras no período no ano passado. Os varejistas que quiserem conquistar esses clientes estreantes, e os outros também, já comecem a divulgar as ofertas. O estudo aponta que 28% dos consumidores vão começar a comprar com duas semanas de antecedência e outros 35% na semana do evento.
Expectativas do varejista
Seguindo todos esses dados e o histórico de consumo da data, não é a toa que as expectativas para o comércio estão altas. Embora os consumidores tenham indicado um conforto maior com atividades pré-pandêmicas, como viajar ou jantar fora, ainda há muita incerteza, mas muitos dizem que como resultado da pandemia, comemorar o Dia das Mães este ano é importante para eles.
É uma data muito importante para o varejo, e os varejistas precisam estar preparados para as vendas no contexto da pandemia. As vendas online devem servir como o principal impulso para chegar ao resultado esperado. Atentar para o online e proporcionar experiências híbridas, compras que migram do físico para o online ou do online para o físico sem atritos no processo. O atendimento online e à distância, por meio do WhatsApp, por exemplo, é fundamental para incentivar as compras inclusive nas lojas físicas. Assim é possível reduzir o tempo de atendimento do cliente na loja física e evitar concentração de pessoas nas lojas.
Dentre as modalidades de entrega que estão disponíveis, vale ressaltar o ship from store, que oferece a praticidade de comprar online e receber em casa, mas de forma muito mais rápida – diferente das entregas convencionais, pois é enviado direto da loja, tornando as lojas, minicentros de distribuição, por isso, normalmente é oferecido nesse modelo, a entrega express (que é realizada em até um 1 dia útil), atraindo muitos consumidores pelo prazo rápido em que recebem o produto. É uma modalidade que aproxima o estoque do varejista ao consumidor, o que garante a entrega rápida.
Como uma solução para os varejistas que procuram atender às necessidades do consumidor, e facilitar a jornada de compra, a Neomode oferece uma plataforma de tecnologia para o varejo, focada em soluções omnichannel. Especializada em novos canais de vendas mobile e em assistentes virtuais como o Shopbot e o App Commerce. Uma plataforma exclusiva de integração Omnichannel World Class conecta as vendas online com o estoque das lojas físicas e as transformam num verdadeiro minicentro de distribuição, capaz de atender novos pedidos de compras com o estoque local.
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