Hoje, no comércio eletrônico, são diversas as vantagens de transformar seu e-commerce em um marketplace in e aumentar as possibilidades de vendas online
O marketplace é uma espécie de shopping center no ambiente virtual, oferecendo inúmeros produtos em um só lugar. Mas qual a vantagem de transformar o seu e-commerce neste shopping center, habilitando a sua plataforma a vender produtos de outros varejistas, ou seja, por que vale a pena transformar seu e-commerce em um marketplace in?
Vamos começar, relembrando o conceito de marketplace in. Em um conteúdo publicado no nosso blog, você consegue entender mais detalhes sobre a diferença entre in e out. Mas vamos falar um pouco sobre esta primeira estratégia.
Muitas empresas encontram no marketplace in uma forma de aumentar vendas e de fazer parte do movimento de transformação digital, que ganhou mais força durante a pandemia. Quando uma empresa tem uma base consolidada de clientes, a estratégia de trazer novos sellers para o seu e-commerce, trabalhando a venda de produtos de terceiros, pode ser bem interessante.
Marcas que vem apostando neste modelo, estão gerando receitas adicionais por meio de comissionamento de vendas e aumentando o mix de produtos ou categorias do seu e-commerce. Uma das vantagens é aumentar o tráfego no site e ampliar a cobertura de entrega de produtos, além de ser possível trabalhar segmentos específicos e inovar nos processos de venda. Ainda neste post você irá conferir mais vantagens.
Vale destacar que o e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, segundo a Neotrust, de 26,9% acima do ano anterior. Isso mostra na prática o que pesquisas de comportamento já apontavam: que o brasileiro passou a preferir compras pela internet após a pandemia. Se o e-commerce já parece atrativo, vamos entender melhor as vantagens de ser um marketplace in.
5 vantagens de ser um marketplace in
Aumento do mix de produtos
Com mais lojas conectadas no seu e-commerce, maior a oferta de produtos para o seu consumidor. Aqui é importante destacar que, para ser uma vantagem competitiva, você precisa identificar esta necessidade na base de clientes. A análise precisa mostrar que ofertando diversidade de produtos seus clientes vão comprar mais.
Neste caso, apostar no marketplace in é uma grande sacada, porque você terá um mix maior de produtos a partir da captação de sellers, sem grandes investimentos em estoque.
Um mix de produtos variados aumenta as vendas e os resultados financeiros, amplia a clientela, promove maior rotatividade dos estoques e contribui para o crescimento e sustentabilidade do negócio. E claro que o ideal é que este mix seja composto por opções que combinem ou complementem o seu produto.
Aumento das vendas online
A pesquisa “Cenário da Adoção do Marketplace Online”, um estudo global realizado pela Mirakl, plataforma SaaS de marketplace corporativo, mostra que 86% dos brasileiros reconhecem e preferem comprar em marketplaces. Isso significa que nove a cada 10 consumidores nacionais preferem consumir em e-commerces que tenham marketplace.
Já a 42ª edição do Webshoppers, o mais importante relatório sobre e-commerce do país, realizado pela Ebit|Nielsen, aponta que os marketplaces foram responsáveis por 78% do faturamento do e-commerce brasileiro em 2020. Diz ainda que o marketplace cresceu 52% em 2020, acima do total do mercado, o que resultou em R$ 73,2 bilhões para a categoria. Para comparação, o mercado de e-commerce como um todo cresceu 41% em 2020. Para os marketplaces, isso significou 148,6 milhões de pedidos, crescimento de 38% com relação a 2019.
O ticket médio dos marketplaces também se mantém alto, em R$ 493 (aumento de 10% em relação a 2019). É um crescimento agressivo em número de pedidos e com ticket médio acima da média total do e-commerce.
Fortalecimento da marca
A marca ganha mais visibilidade e popularidade, fica na memória do cliente. Com o marketplace in, abre-se um leque de opções para os consumidores, vendendo outras marcas, no entanto, ter outras marcas influentes próximas também e importantes para construção da imagem da sua marca.
Na realidade, as marcas que se desafiam a desenvolver marketplace, acabam ensinando ao público o verdadeiro valor da marca. Enquanto a empresa empodera seus sellers para vender um produto, a marca poderá vender a experiência. E aí é estabelecido um novo tipo de relacionamento com o consumidor.
Escalabilidade da operação
É possível conectar sellers de uma maneira muito rápida por meio da integração. Com um integrador marketplace in é possível conectar o catálogo de produtos de cada seller ao seu e-commerce mantendo as informações de pedidos, preço e estoque atualizados em tempo real.
Visão integrada dos sellers
Em uma plataforma você poderá ver o desempenho das vendas e métricas de cada seller. Ali são concentrados todos os dados e informações da operação de compra e venda. Assim, o gestor pode ter uma visão completa e estratégica para tomar decisões assertivas para o melhor funcionamento da plataforma. Com essa visão integrada é possível fazer a gestão de toda a operação e desenvolver um relacionamento alinhado com os lojistas, como cadastro de produtos, preços e ofertas, e monitorar sua reputação (se há atrasos nas entregas ou se as mercadorias têm má qualidade) para evitar práticas ruins e acessar relatórios.
Além disso, pode-se acompanhar o status do pedido sem depender de informações do vendedor, fornecer extratos financeiros que orientem o repasse de pagamentos, ter um sistema de conciliação e split de pagamentos, disponibilizar o serviço de logística e gerar relatórios sobre o desempenho do negócio.
Hub de integrações para marketplace in
Conectar o seu varejo com novas possibilidades é importante para seguir as tendências do mercado. Transforme seu e-commerce em um marketplace in e atue com mais flexibilidade no seu próprio e-commerce, conectando produtos de novos sellers. Conheça nossa solução Integrador Marketplace In, e turbine suas vendas online.
Ainda ficou com dúvidas sobre como transformar seu e-commerce num marketplace in? Veja este outro post em nosso blog e tire todas as dúvidas.
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