Clique & Retire, E-commerce, Tendências

O que são ‘dark stores’ no varejo?

Você já ouviu falar sobre o conceito de ‘dark stores’? O termo se refere a centros de distribuição de varejo ou pontos de venda que atendem exclusivamente a compras online. 

O conceito de ‘dark stores’ é facilmente entendido: são lojas fechadas ao público que atuam como pontos de distribuição de produtos em uma determinada região. Os consumidores podem realizar a compra de produtos da empresa através de canais digitais – como e-commerce ou em aplicativos – e escolher entre uma entrega rápida ou mesmo, para retirar na loja.

Geralmente, as ‘dark stores’ focam no atendimento de pedidos online em áreas com grande procura. Por conta disso, a fácil localização das ‘dark stores’ é fundamental para a funcionalidade da mesma. Externamente, são normalmente pouco descritivos e utilitários. No interior, as lojas dispensam assistentes que orientam os clientes, vitrines de pontos de venda e balcões de check-out.

Atualmente, os clientes desejam que as empresas sejam ativas e rápidas nos canais em que atuam – independentemente do setor de atuação. Eles esperam uma experiência de varejo sem complexidade. 

E com o rápido crescimento das compras online, as empresas buscam formas de melhorar a experiência do cliente, e é justamente isso que essas lojas buscam entregar. Portanto, o conceito de ‘dark stores’ começa a ser escolhido pelas empresas que buscam diminuir as taxas de abandono de carrinho e multiplicar os lucros.

Uma ‘dark store’ costuma ter:

  • Local que permite fácil coleta;
  • Layout planejado para favorecer o gerenciamento do estoque;
  • Condições de armazenamento viáveis para os produtos.

Segundo a pesquisa 2020 Global Consumer Insights Survey, realizada pela consultoria PwC, 63% dos consumidores estão fazendo mais compras de mercado via internet ou telefone. Além disso, 86% estão propensos a manter esse comportamento após o fim do distanciamento social.

Existem alguns pontos fundamentais que merecem destaque: a migração (cada vez maior) do consumidor para o mundo digital e a busca por comodidade. Foi isso tudo que levou ao surgimento de centros dedicados de entrega de produtos para comércio eletrônico – as chamadas ‘dark stores’.  

Benefícios das ‘dark stores’

As ‘dark stores’ são vistas como uma ótima maneira de diminuir custos e proporcionar benefícios ao consumidor – gerando um diferencial competitivo. Porém, para alguns setores do mercado, também é uma boa solução para grandes problemas dos varejistas.

Pense no exemplo de um supermercado. As pessoas estão, cada vez mais, optando por fazer suas compras de itens básicos pela internet. Isso reduz o investimento de tempo, estacionamento e estresse para o consumidor, mas deixa o mercado com um problema: como separar e transportar essas compras para o consumidor em tempo hábil? A ‘dark store’ surge como uma nova alternativa para isso.

Outros vários benefícios do conceito das ‘dark stores’:

Condições ideais para os produtos – contam com instalações com ambiente ideal para garantir a qualidade e durabilidade do produto.

Operação 24/7 – não são restringidas pelos regulamentos de horário de funcionamento que são impostos às lojas, conseguem operar 365 dias por ano, 24 horas ao dia. 

Oportunidades para novos produtos – abrem oportunidades para os varejistas venderem novos produtos que os consumidores não encontrariam nas lojas devido a restrições de espaço.

Otimização da experiência do consumidor – leva alimentos frescos de alta qualidade, todos os itens têm durações de vida do produto, garantidas.

Planejamento de rotas – entrega de mercadorias no menor tempo possível, por conta do planejamento, que garante a quantidade máxima de entrega por veículo.

Redução de custos – com otimização de espaço, tempo e logística eficiente, se tornam uma escolha muito mais adequada do ponto de vista financeiro.

‘Dark stores’ no varejo omnichannel

Para o sucesso na adesão ao formato de ‘dark store’, além da atuação em múltiplos canais de vendas, é preciso que os canais estejam integrados. Estando integrados, é possível gerenciar o estoque de forma eficaz, para entregar ao consumidor informações precisas sobre retirada ou entrega dos produtos. Um varejo que integra seus canais de vendas, consegue trabalhar com soluções completas para reduzir o atrito durante a jornada de compra. 

A Neomode é uma plataforma de tecnologia especializada em soluções omnichannel voltadas para o varejo, ajudamos varejistas a transformarem suas operações com nosso completo hub de integrações. Integramos centros de distribuição, ‘dark stores’ e loja física a canais de venda online, utilizando a tecnologia de integração LORI.

Com canais de vendas completos, tecnologia de ponta e uma plataforma intuitiva para gerenciamento, o seu varejo consegue oferecer a melhor experiência de compra para o consumidor do início ao fim. 

Especialistas esperam que mais ‘dark stores’ sejam abertas nos próximos anos, à medida que o varejo on-line decola. Esta forma de negócio dará aos varejistas a capacidade de lançar operações em novas regiões e mercados onde eles não têm operações físicas existentes.

A sua empresa está atualizada em relação aos novos modelos de negócio que estão surgindo no mercado?  

Agradecemos a sua visita!

Conheça mais sobre nós e nossas soluções: https://neomode.com.br/beneficios

Ou se preferir entre em contato conosco pelo e-mail: hello@neomode.com.br