Conheça a diferença entre os modelos de marketplace e qual a melhor opção para o seu negócio
Com um marketplace se forma uma rede de vendedores em um mesmo site. E funciona como um shopping center digital, onde muitos lojistas, que podem ser de diferentes categorias, utilizam um espaço relevante e muito frequentado para vender os seus produtos.
Por conta da pandemia, vários segmentos do mercado brasileiro tiveram prejuízos. Mas esse cenário foi bastante diferente para o comércio eletrônico. Segundo o Webshoppers, realizado pela Ebit|Nielsen, os marketplaces foram responsáveis por 78% do faturamento do e-commerce brasileiro em 2020. Se anteriormente havia alguma dúvida sobre a importância do marketplace, hoje, já não existe mais.
Não é nada novo quando se ouve que os consumidores estão mais adeptos às compras online, e o número de consumidores desse modelo de compra, mostra que os marketplaces vêm florescendo e se tornando um muito popular no Brasil.
O crescimento desse novo modelo é perceptível ano após ano. De acordo com uma pesquisa global realizada pela Mirakl, plataforma francesa de Saas direcionada ao marketplace corporativo, revelou que em 2019, 41% dos entrevistados disse que comprava em marketplaces. Em 2020 esse número subiu para 68% e, novamente, para 72% em 2021. Um crescimento 2x maior que a média global.
Agora, falando sobre a diferença dessas duas estratégias para a atuação em um marketplace, entender o que marketplace out e marketplace in e quais os benefícios de cada modelo é essencial para construir novas estratégias de vendas online.
O que é Markeplace out?
O modelo de Marketplace out é o que a maioria das pessoas e empresas conhecem hoje. Nesse caso, varejistas buscam um marketplace externo, geralmente são plataformas que possuem grande público e relevância e acham nesses canais a possibilidade de otimizar suas vendas. É uma plataforma aberta, para que sellers possam anunciar, pagando uma comissão, caso a venda ocorra. Como exemplo podemos citar Amazon, Magazine Luiza e Mercado Livre.
É a estratégia mais utilizada quando o assunto é marketplace, pois consiste em vender produtos em canais terceiros e mais consolidados no varejo, pela facilidade de implantação da estratégia que apesar de precisar seguir regras estabelecidas pelo marketplace, ainda traz muitas vantagens ao lojista.
Os grandes marketplaces têm estratégias de marketing muito fortes. Com isso, as marcas que decidem pelo marketplace out, ganham um canal a mais de venda, com novos clientes, e novos horizontes se abrem. Quem escolhe esse modelo se beneficia dessa base de clientes e mídia, que são gigantes.
Entre as vantagens, está a dispensa no investimento em tecnologia, dado que o lojista utiliza a estrutura de outro site. Além disso, a visibilidade no canal é maior se comparado com um e-commerce, pois os investimentos com mídia, anúncios e marketing em geral tendem a ser maiores favorecendo o lojista mesmo com a concorrência acirrada.
Para integrar esta estratégia ao seu negócio, é preciso pesquisar sobre o público dos marketplaces que você gostaria de estar vendendo, para evitar baixas conversões por não atender as necessidades do público daquele canal.
O que é Marketplace in?
Já a estratégia de Marketplace in ainda não é tão conhecida, mas várias empresas encontraram nesta estratégia uma forma de aumentar as vendas e até de fazer parte da transformação digital. Normalmente quando a empresa já tem uma base de clientes consolidada, e abre seu próprio marketplace, oferecendo espaço para que outras marcas vendam.
Diferente do marketplace out, esta estratégia consiste em trazer novos sellers para seu e-commerce e vender produtos de terceiros, transformando sua operação atual em um verdadeiro marketplace. Muitas marcas vem apostando nesta estratégia para gerar receita adicional, através do comissionamento sobre as vendas, além de aumentar o mix de produtos e até mesmo trazer categorias diferentes no seu e-commerce, diversificando o catálogo disponível.
Vantagens de transformar o e-commerce em um Marketplace in
Entre as vantagens de adotar essa estratégia, está o aumento significativo de tráfego no site e maior cobertura de entrega, visto que a logística pode ser vinculada ao próprio seller. Além disso, é possível trabalhar com segmentos específicos ou inovar o processo e oferecer modalidades diferentes de compra, como fazem os shoppings centers, integrando o offline com o online.
Leia também: Shopping centers estão digitalizando as vendas com marketplace
Outra possibilidade de usar essa estratégia, é colocar à venda produtos que materializam um serviço oferecido. A marca usa sua relação com os clientes, para oferecer produtos e até pacotes de seus serviços combinados com itens vendidos em seu marketplace.
O modelo de negócio possibilita trazer variedade e complementar o negócio, com isso, as vantagens são o incremento de variedade, o aumento da frequência de compra dos seus clientes habituais e a aquisição de novos, tendo impacto direto no aumento de seu faturamento.
As duas estratégias são muito interessantes, e o certo vai depender do seu negócio, só não vale ficar de fora do e-commerce, e fazer parte da transformação. Fazer integração com os canais digitais, é uma boa jogada para se manter nas escolhas dos consumidores, que estão a cada dia procurando mais praticidade para adquirir os produtos e serviços desejados.
1P, 2P e 3P
Resumindo as opções de atuação no e-commerce hoje, incluindo uma que não falamos antes que é 1P, que é quando se vende o produto para a empresa que tem a estrutura do e-commerce, a venda e a entrega para o consumidor final é feita pela mesma. No modelo 2P, a transação de venda é realizada pelo varejista, mas a entrega é feita pelo parceiro que tem a estrutura do e-commerce, os produtos são enviados previamente para o estoque do mesmo. Já no 3P, é usada a plataforma para divulgação e alcance de mais consumidores, mas tanto a venda, quanto a entrega do produto, é feita pelo varejista, usa a estrutura de e-commerce, somente para divulgação.
A Neomode ajuda os varejistas a alcançarem a transformação necessária para garantir que possam competir e se destacar. O Integrador Marketplace In conecta os catálogos de produtos no PDV/ERP de cada seller ao canal de venda online mantendo as informações de pedidos, preço e estoque atualizados em tempo real no marketplace.
Pense grande, pense marketplace
Com isso, grandes shoppings buscam a tecnologia para conectar lojas, franquias e quiosques a um canal de venda online (e-commerce ou app). Atualmente grande marcas de shoppings centers e marcas varejistas estão buscando o modelo Marketplace In para aumentar a presença online e proporcionar uma experiência única com a digitalização do estoque, permitindo aos consumidores que comprar online, optar por retirar no shopping ou receber o produto em casa (delivery).
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