O varejo esperou muito por esse momento, desde janeiro de 2020, a NRF Retail’s Big Show, o maior e mais tradicional evento de varejo do mundo, retornou presencialmente com tudo em Nova York esse ano e está trazendo conteúdos e insights de grande importância. A Neomode está acompanhando tudo de perto e trouxe os principais insights em relação a varejo, omnicanalidade e tecnologia.
O evento, que começou nesse domingo (16) e vai até amanhã (18), já está na sua 112ª edição e tem previsão da visita de cerca de 15 mil varejistas, 750 expositores e 525 palestras esse ano.
Reinicialização do varejo
Uma das palestras mais comentadas e que trouxe mais reflexões da NRF foi a “Reinicialização total do varejo: como eventos cataclísmicos aceleram tendências, transformação e inovação” da CEO e fundadora da consultoria de inovação para varejo GDR Creative Intelligence, Kate Ancketill.
“É hora de aceitar que as lojas físicas se tornarão um suporte da venda online”, reforça ela sobre a integrar as lojas online e física e fazer com que pequenos negócios também se adaptem a esse novo modelo, já que geralmente ainda são muito físicos.
Em um momento de grande transformação, é preciso repensar na forma como podemos nos adaptar a novos e mais modernos modelos de negócios. A pandemia, por exemplo, foi uma época onde nos forçamos a nos adaptar para o “novo normal”, em cinco meses, mais compras online foram feitas, pensamos mais na nossa saúde e no consumo sustentável, além de melhorar nossas escolhas de transporte e digitalizações
Alguns cases também foram citados por ela como o supermercado Carrefour em Paris que atua com a automatização do modelo click-and-collect (retire na loja), onde o cliente usa somente seu além do seu próprio celular para realizar uma compra.
Para ela, há cinco formas de começar essa transformação nos negócios:
- O conceito de prateleira infinita, permitido pelo uso site como auxiliar na compra em loja física;
- A automatização do atendimento aos desejos dos clientes;
- A integração das redes sociais com as soluções de pagamento;
- Transformar a loja em um centro de distribuição com entrega rápida (ship-from-store) ou retire na loja (pick-up-store)
- O uso de menos estoques e mais serviços, transformando a loja em um espaço otimizado para realização de live commerce e atendimentos individualizados.
Metaverso, loja física e Alt-Commerce
- Physical Store – Descoberta da loja como fulfillment center do e-commerce;
- Alt-commerce – live commerce, gamificação e social ecosystem (off the block chain);
- Metaverse commerce – 1 e 2 (on the block chain) o metaverso será um mundo virtual ao lado e complementando nosso mundo físico e removerá muitas das restrições físicas que vemos hoje no comércio e possibilitará negócios totalmente novos
As 5 principais tendências para o varejo em 2022
De acordo com o estudo Insider Intelligence existem cinco principais pontos que nortearão hábitos de consumo e tendências para esse ano:
Tecnologia – impulsionando a ponte entre online e físico, a tecnologia utilizada em ferramentas como QR Code, PIX, Realidade Aumentada, Provador Virtual contribuirão para aumentar a qualidade da experiência de compra. O “varejo de entretenimento” também será pautado em melhorar a experiência do consumidor com novas tecnologias voltadas para performance, realidade aumentada e virtual são fortes tendências comentadas em toda a NRF esse ano.
Quick Commece – entrega do produto no mesmo dia, aqui em nosso blog esse é um tema pertinente, além de ser uma das modalidades praticadas nos produtos da Neomode foi um tema frequente da NRF. Empresas como Uber e Walmart tem realizado parcerias para garantir as entregas de pedidos no mesmo dia a fim de garantir prazos competitivos e entrar no ritmo da omnicanalidade.
Para Duda Cyreno, Diretora Comercial do Mercado Livre, conseguem fazer as entregas no mesmo dia para 50 cidades, cujos CEPs cobrem 20% das vendas. Em até 1 dia para 2,1 mil cidades, alcançando 75% das entregas e em até 2 dias para 4,7 mil cidades do Brasil, cobrindo 90% das entregas.
Retail Media – cada grande varejista tem sua própria rede de mídia, a grande varejista Amazon, por exemplo, domina 77,7% das receitas de anúncios de mídia de varejo.
Social Commerce – uma grande tendência é o comércio realizado através das redes sociais. Novas soluções, algoritmos e influenciadores serão pontos importantes para marcas preocupadas com engajamento e vendas, o Tik Tok e o guia de compras do Instagram, por exemplo, se tornaram ferramentas de grande alcance para influenciar as vendas
Sustentabilidade – varejistas deverão mostrar sua preocupação com origem do produto, embalagem e formas não poluentes de entrega. Afinal de contas, sustentabilidade é o principal valor de marca percebido por Millennials, que representam US$ 600 bilhões em poder de compra e a Geração Z outros $ 140 bilhões.
Dados durante o evento…
- A Geração Z em 2030 representará, junto com a geração Alpha, 50% da população mundial. Essas gerações vivem o mundo omnichannel desde que nasceram e em menos de 10 anos terão maior poder de compra do que millenials e boomers juntos. (CEO da GDR Creative Intelligence, Kate Ancketill)
- Conceitos como diversidade, equidade e inclusão serão associados à diversão, criatividade, curiosidade e crescimento. (James Rhee, fundador da empresa de consultoria Red Helicopter)
- Enquanto apenas 38% dos consumidores globais podem ter ouvido falar do termo ‘metaverso’, o digital está redefinindo as relações consumidor/marca: 62% dos consumidores dizem que se sentem mais próximos ao interagir com uma marca digitalmente; 66% preferem se envolver com marcas digitalmente; 73% acham mais fácil interagir com marcas com presença digital; e 85% acreditam que a presença digital será essencial para que uma marca tenha sucesso no futuro. (Emma Chiu, Diretora Global da Wunderman Thompson)
- O instituto MasterCard Economics Institute estima que ocorrerá um aumento global no PIB de até 3% e que isso será motivado, principalmente, pela movimentação com o dinheiro guardado durante a pandemia.
- 27% dos entrevistados relatam que as compras híbridas são seu método de escolha, e os consumidores da Geração Z pesquisados são mais propensos a ser um ‘comprador híbrido’ em comparação com outras faixas etárias.(Estud Consumers want it all pela Institute for Business Value e a National Retail Federation)
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