Omnichannel, Tecnologia, Tendências

Lojas utilizam integração de estoque para clientes retirarem o produto no mesmo dia

Em breve, o Google promete mostrar aos consumidores que pesquisam na internet a disponibilidade de estoque das lojas online e física dos lojistas. Mas, não é à toa que a empresa está mexendo os pauzinhos para se adequar a essa transformação omnichannel. Uma pesquisa realizada pela mesma apontou que entre os anos 2016 e 2017 as buscas por “retirada na loja física” aumentou 680% e que a procura de lojas próximas cresceu 440%. O objetivo é trazer mais clareza de informações ao consumidor, assim, o consumidor tem à disposição mais uma opção de entrega, o Clique&Retire (também denominado como click&collect ou pick-up-store).

Uma vez adotada essa estratégia, muitos varejistas estão otimizando seus espaços físicos e transformando suas lojas em pequenos centros de distribuição. A logística é clara: com a integração de canais, ao invés dos varejistas investirem alto na implementação de novas lojas físicas, podem implementar pequenos centros de distribuição (espaços físicos, lockers ou até mesmo aproveitando o espaço dos parceiros do marketplace) para que os clientes possam retirar o produto que foi comprado online.

Esses dados apenas reforçam alguns pontos que já mencionamos anteriormente na análise da pesquisa realizada pela Criteo: The Shopper Story 2017. O comportamento multicanal já é perceptível na maioria dos brasileiros, pesquisam online e compram na loja física ou visitam a loja física e acabam finalizando a compra online – na loja virtual, app ou chatbot da loja. Por essa razão, a jornada de compra necessita da conexão mais fluída e com menos atrito entre os canais on-line e off-line.

Integração de estoque

Atualmente um dos grandes problemas enfrentados pelos varejistas  é integrar os sistemas para que o consumidor tenha acesso em tempo real à disponibilidade do produto em estoque, por outro lado, para o cliente, é comum se frustrar quanto à incerteza se o produto está ou não na loja física. O novo recurso do Google Shopping utiliza uma ferramenta chamada Local Inventory Ads (LIA), permitindo que os estoques online e físico se conectem e entreguem uma informação mais precisa sobre os produtos no estoque da loja física mais próxima ao usuário. No entanto, essa ferramenta ainda não atualiza o estoque automaticamente, apenas quando o lojista manda a base de dados com as informações atualizadas.

Solução omnichannel em tempo real

A Neomode integra em tempo real os estoques das lojas físicas com a loja virtual, app ou chatbot da marca. Dessa forma, com a automatização do sistema o varejista não precisa atualizar manualmente a quantidade de estoque disponível na loja física. Todo o processo é integrado em tempo real, acessando a cada 10 segundos a disponibilidade do estoque e, diminuindo a imprecisão de informações.

Sistema de retirada do produto na loja com sistema Neomode

  • D+0 – cliente compra agora no app e shopbot, visualiza a disponibilidade do estoque em tempo real integrado com estoque da loja e pode fazer a retirada no mesmo dia, duas horas depois a realização do pedido
  • D+1 – cliente compra hoje e pode retirar na loja no dia seguinte.
  • D+2 – cliente compra hoje e pode retirar na loja a partir de 2 dias.
  • D+3 – cliente compra hoje e pode retirar na loja a partir de 3 dias.

Nos casos a partir de D+1 as lojas virtuais tiram o estoque dos centros de distribuição e transferem para as lojas físicas, por esse motivo o cliente consegue retirar o produto no ponto de coleta apenas 3 dias após a compra.

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