Omnichannel, Tecnologia

Dia dos Pais: Como evitar fraudes e comprar com mais segurança em aplicativos

84% dos brasileiros afirmam que segurança de dados é um dos fatores mais importantes na hora de comprar

E vem chegando mais uma grande data para o varejo brasileiro e com ela, além do aumento das vendas, também cresce a preocupação dos consumidores em comprar canais que realmente sejam seguros. Entenda nesse artigo o por que isso acontece e como comprar em aplicativos confiáveis.

A pesquisa “Segurança do consumidor digital e as fraudes no varejo – Na visão dos consumidores e das empresas varejistas”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) afirma que 84% dos brasileiros afirmam que segurança de dados é um dos fatores mais importantes, apenas 2% dos consumidores confiam ao compartilhar dados pessoais.

Os maiores motivos para fraude no Brasil

Um dos grandes impactos financeiros para muitas lojas são decorrentes de diversas atividades suspeitas. De acordo com uma pesquisa da Serasa Experian as fraudes online já causaram um aumento no prejuízo de 72% para o comércio brasileiro, é o terceiro maior índice perdendo apenas para Estados Unidos (80%) e Reino Unido (76%).

Entre os motivos mais comuns estão:

Pagamento por cartão de crédito – considerado um dos maiores índices de chargeback (cancelamento do pedido e estorno da venda) o momento do checkout é um dos campeões de fraude pois o usuário insere seus dados pessoais e referentes ao cartão de crédito.

Roubo de dados – muitos cybers criminosos utilizam malwares para invadir redes e roubarem dados a fim de utilizá-los em futuras transações online.

Phising (em português “pescaria”) – são ações para confundir e fisgar o usuário onde criminosos utilizam marcas e contexto de informações reais através de anúncios e sites falsos para atrair cliques em links suspeitos.

Wi-fi público – nesses casos em conexões de redes compartilhadas o hacker pode direcionar o usuário para um website falso, capturando dados pessoais importantes.

Por isso, para comprar o presente do Dia dos Pais em aplicativos mobile sem esquentar a cabeça o consumidor deve estar atento a alguns detalhes:

Identifique um aplicativo suspeito

Procure canais confiáveis para baixar seus apps como Google Play Store e Apple Store, procure dados e informações sobre a marca e os desenvolvedores do app, verifique a veracidade consultando razão social, CNPJ e avaliações na internet.

Cerca de 22,6% das instalações de aplicativos não orgânicos globalmente são identificadas como fraudulentas.

Proteja seu dispositivo

Instale aplicativos que protejam seu smartphone de atividades suspeitas, além de fazer a limpeza periódica de caches e arquivos indesejados que ficam armazenados na memória do dispositivo.

Informações de segurança

Nos canais de venda online, inserir barreiras de segurança contra fraudes como bons servidores de qualidade, política de privacidade, sistemas antifraude, certificado SSL e selos de seguranças garantindo a autenticidade da loja.

Com o varejo cada vez mais conectado e presente no ambiente digital, para oferecer uma boa experiência na jornada de compra é preciso, acima de tudo, investir em boas ferramentas e gateways para deixar aplicativos e e-commerces cada vez mais seguros.

App Commerce segurança omnichannel

Desenvolvido com os melhores sistemas do mercado, o App Commerce tem suas transações gerenciadas através da tecnologia do gateway e antifraude da CyberSource, empresa global do grupo Visa responsável por gerenciar sistemas de pagamento por cartão de crédito de comércio eletrônico.

As ferramentas possuem ampla detecção de fraudes que analisa dados de mais de 60 bilhões de transações on-line e off-line processadas anualmente pela Visa e CyberSource. Reduzindo assim o impacto negativo das perdas ocasionadas por atividades suspeitas, aumentando a taxa de conversão em vendas online e simplificando as operações, ideal para varejistas que integram lojas físicas com canais online e precisam de mais segurança e agilidade nas transações

Além disso, com a integração entre online e físico fica ainda mais simples gerenciar alguns problemas comuns, como é o caso das vendas com suspeita de fraude “falso positivo”, onde o usuário tem um bom score, mas por algum motivo a venda cai como suspeita nos algoritmos. Dentro do App Commerce, desenvolvido pela Neomode o varejista ainda pode ativar a funcionalidade de pagamento na retirada, caso a venda seja derrubada o consumidor poderá realizar o pagamento diretamente na loja física, evitando a perda dessa venda.

Ficou com alguma dúvida ou deseja entender mais sobre o nosso trabalho?

Acesse: https://neomode.com.br/contato

Ou se preferir entre em contato conosco pelo e-mail: hello@neomode.com.br

Agradecemos a sua visita!

Conheça mais sobre nós e nossas soluções:

Benefícios: https://neomode.com.br/beneficios

Selecionamos esses artigos no Blog para você:

A Neomode: https://neomode.com.br/startup-paranaense-e-a-vencedora-do-demoday-visa/

Clique e retire: https://neomode.com.br/67-dos-brasileiros-compram-online-retiram-loja/

Lori: https://neomode.com.br/lori-entenda-como-funciona-o-sistema-de-integracao-e-quais-seus-beneficios-para-o-varejo/

Case: https://neomode.com.br/varejista-mm-lanca-aplicativo-e-transforma-todas-as-lojas/

#JoinintheNeoworld