Com a intenção de compra ainda maior, consumidores podem gastar até 20% a mais esse ano na Black Friday
Criada nos Estados Unidos com o objetivo de liquidar os estoques com promoções que podem chegar até 70% de desconto, a Black Friday (sexta-feira negra) se tornou uma data extremamente relevante para o varejista e consumidor brasileiro. E junto com as grandes expectativas de vendas, também cresce a preocupação entre lojistas de como inovar em estratégias realmente eficazes para vender mais e encantar o consumidor com ofertas e promoções mais assertivas.
E a projeção é boa, esse ano estima-se um faturamento de R$ 3 bilhões, aumento de 18% em relação ao ano passado de acordo com a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e pela consultoria Ebit/Nielsen. Outra pesquisa, realizada pelo Google Survey, ainda revela que esse ano a intenção de compra do consumidor brasileira é 58% maior do que em 2018.
Retire na loja
Para se preparar para a alta demanda durante o final do ano é fundamental pensar em uma experiência integrada entre ambientes online e físico. De acordo com um estudo realizado pelo Google em parceria com a consultoria Provokers cerca de 39% dos consumidores brasileiros acham importante a opção de retirar na loja na escolha do varejista e 24% esperam usar essa forma de entrega durante as compras online.
Pela primeira vez o número de compradores em lojas físicas deverá se igualar ao do comércio eletrônico. Comparado a 2018, a intenção de compra na internet caiu de 52% para 38%, enquanto nas lojas físicas passou de 41% em 2018 para 37% em 2019. Já para consumidores multicanais – que planejam utilizar ambos os canais para comprar – o número esse ano cresceu de 7% para 25%.
Com o aumento do fluxo de clientes que vão até a loja física para retirar o pedido, o faturamento pode ser de até 20% a mais. De acordo com a Fabiola Paes, especialista em varejo e co-fundadora da plataforma omnichannel Neomode, “os consumidores se sentem cada vez mais atraídos e motivados a compra online e retirar na loja pois, dessa forma, não precisam enfrentar filas de pagamento, pagar taxas de frete e nem esperar longos prazos de entrega”.
Aplicado a um dos produtos de destaque da plataforma, o App Commerce, Fabiola ainda complementa sobre o sucesso e preferência da modalidade no mobile “cerca de 90% das vendas dentro do aplicativo são da modalidade retire na loja”
Vendas por smartphone
Com o aumento das vendas, os smartphones se tornaram verdadeiras portas de entrada para incentivar o aumento do consumo online. Segundo o Panorama Mobile Time/Opinion Box – Comércio móvel no Brasil cerca de 73% dos consumidores prefere realizar compras no mobile e entre as principais funcionalidades estão: compra online e retirada na loja; navegação gratuita; recomendações personalizadas e checkout facilitado.
Novos métodos de pagamento
Ampliar as formas de pagamento, dando mais flexibilidade ao consumidor, aumenta as oportunidades de venda no ambiente online e offline. Além das formas convencionais como o cartão de crédito, boleto e dinheiro, analisar novos métodos de pagamento também é uma opção viável para aumentar as vendas e facilitar o auto checkout com ferramentas como QR Code (Veja como os varejistas pretendem utilizar QR Code como forma de pagamento) ); pagamento por aproximação e carteiras digitais.
Tudo indica que a Black Friday esse ano apresentará bons resultados. E ai, seu varejo está preparado?
Materiais que podem te ajudar:
Site Temporada Black Friday: https://sites.google.com/view/temporadablackfriday/dicas-e-artigos
Black Friday de Verdade: https://blackfridaydeverdade.com.br/
Novos canais de venda omnichannel para o varejo
Quer alcançar bons resultados em datas especiais como a Black Friday? Conheça os novos canais de venda e relacionamento com integração omnichannel, utilizando as melhores plataformas e sistemas de pagamento, anti-fraude, ERP e loja física. As novas soluções Shopbot e App Commerce poderão ser integrados com a loja física, transformando-a em um minicentro de distribuição, movimentando ainda mais rápido o estoque e otimizando seus custos. Dessa forma, o consumidor sempre terá visibilidade da disponibilidade do produto em estoque, além de conseguir retirar a compra na loja no mesmo dia em que realizar a compra nos novos canais.
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