Clique & Retire, E-commerce, Omnichannel

Shopping centers estão digitalizando as vendas com marketplace

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Os shopping centers são desafiados pelo sucesso das lojas online, mas o marketplace entra para salvá-lo no presente e mantê-lo no futuro.

O aumento de shopping centers migrando suas operações para o modelo marketplace é perceptível, e a tendência dos shopping centers se digitalizarem não é tão nova, quanto pensamos. Muitos shoppings já migraram para modelos que integram com os canais digitais, sabemos que a pandemia simplesmente serviu para acelerar esse processo.

Segundo pesquisa da Ebit | Nielsen, o Webshoppers, os varejistas de marketplaces têm participação de 78% no faturamento total do mercado, e o crescimento do setor com a pandemia é perceptível, R$ 30 bilhões do faturamento do primeiro semestre de 2020 são de lojas estão em marketplaces, um aumento de 56% sobre o mesmo período de 2019.

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O principal desafio é o comportamento do cliente.  A pesquisa leva automaticamente a maioria dos clientes aos grandes marketplaces, mas não ao shopping center local – é por isso que as vendas online estão crescendo e as vendas de lojas físicas estão sendo ameaçadas. A digitalização representa grandes desafios para o setor do varejo; o aumento das vendas no comércio online, a mudança do comportamento do consumidor, e os crescentes requisitos do cliente, são fatores que influenciam esse processo. Para se manterem competitivos, os shopping centers precisam reconhecer essa transformação e repensar modelos de negócios testados e comprovados. 

Não é novidade para ninguém que os consumidores estão cada vez mais adeptos às compras online, e o número de clientes fiéis desse modelo mostra que os marketplaces seguem crescendo e vem se tornando um negócio muito popular no Brasil.

O marketplace para os shopping centers vai ser uma plataforma omnichannel que conecta o estoque do varejista online e offline, atendendo assim às novas necessidades dos clientes e, em simultâneo, torna os shopping centers mais atraentes. Por meio do marketplace do shopping center, os consumidores podem verificar se o produto que desejam está disponível, na loja em que desejam, realizar a compra e optar por receber em casa ou retirar no local em algumas horas.

Integre os seus canais de vendas e realize entrega expressa

Isso é possível por meio da integração dos estoques das lojas, que acontece em tempo real. Os dados dos produtos, como descrições dos itens, fotos e preços, são obtidos diretamente por meio do sistema integrador. 

O clique e retire como opção no marketplace de shoppings centers, é muito importante. Alia a flexibilidade e praticidade do pedido online aos benefícios oferecidos pelas lojas físicas. Além de recolher os produtos em pouco tempo, o serviço oferece a possibilidade de experimentar os produtos antes de comprar. O marketplace passa a direcionar os clientes aos varejistas locais.

Os varejistas podem usar o alcance online para aumentar a frequência de clientes nas lojas e gerar mais vendas, aproveitando para atuar como mostrar novidades e vantagens que são obtidas somente indo à loja física.

O foco deve estar também na experiência do consumidor, porque tudo depende inteiramente do serviço e da comodidade que são oferecidos ao consumidor. Seja numa compra finalizada no marketplace ou quando o consumidor opta por retirar na loja física, os varejistas devem entender o que é necessário para oferecer a melhor experiência, com praticidade e flexibilidade, sempre atendendo muito bem o consumidor. Os shoppings devem implementar a digitalização tendo todos esses parâmetros em mente.

Oferecer ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita do shopping pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez. Uma forma de deixar a jornada de compra fluida para o consumidor, o que é necessário durante a pandemia, mas se a experiência for boa, será desejada depois.

A Neomode tem tecnologia para transformar seu shopping center em um marketplace, conectando a um mundo de oportunidades através desse novo canal de venda e tecnologia de integração omnichannel, necessário para se manter à frente hoje. Com o Integrador Marketplace conectamos o catálogo de produtos no PDV/ERP de cada seller ao canal de venda online mantendo as informações de pedidos, preço e estoque atualizados em tempo real no marketplace. Oferecendo a disponibilização dos estoques do e-commerce e das lojas físicas, a transformação das lojas do shopping em mini centros de distribuição com entrega em algumas horas, e a aproximação do estoque ao consumidor, facilitando a jornada de compra.

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