Com o Natal se aproximando, muitos varejistas estão fazendo o máximo para tornar a última experiência de compra do ano em algo inesquecível,mais amigável e rápida. É pensando nisso que os chatbots vieram como uma ferramenta primordial para contribuir com a otimização do atendimento no varejo, auxiliando com processos de venda, relacionamento e retenção de clientes.
A data promete movimentar o comércio brasileiro, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) acredita em um crescimento de 2,8% nas vendas, considerando um cenário nacional. Em 2016, o e-commerce faturou R$7,7 bilhões nessa data, já no ano seguinte, houve um aumento de 13%, chegando a R$8,7 bilhões. Para 2018 a expectativa é um aumento, ultrapassando os R$9 bilhões.
De acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 110 milhões de consumidores vão gastar em média R$ 116 por presente esse ano. Então, porque não garantir uma parcela dessas vendas com um novo canal?
Nesse ano, no período da Black Friday, a varejista Fast Shop,rede de eletrodomésticos e eletrônicos, aumentou 40% suas conversões com a utilização de um chatbot que auxiliava na confirmação das entregas dos pedidos feitos pela loja física ou e-commerce da marca.
Full time
Vistos como uma nova oportunidade para garantir atendimentos mais rápidos e full time 24 horas por dia e 7 dias na semana, os bots são capazes de desenvolver diversas conversas simultâneas em tempo real. Vantagem tanto para o cliente, que procura agilidade, quanto para o varejista, focado em atender grandes demandas provenientes das épocas festivas.
Atendimento personalizado
Com objetivo de trazer ofertas, descontos e atendimento cada vez mais personalizados a inteligência artificial aumenta a assertividade para aquisição de produtos, análise de engajamento e retenção de clientes. Hoje, os assistentes virtuais são capazes de consumidor dados, analisar e responder da forma mais natural possível, além de trazer respostas cada vez mais direcionadas e preditivas para seus consumidores. A Via Varejo, por exemplo, disponibilizou um assistente para ajudar seus consumidores a escolherem o melhor smartphone, levando em consideração as necessidades específicas de utilização e valor que pode pagar pelo aparelho.
De acordo com relatório do Boston Consulting Group, as empresas que personalizam suas comunicações podem aumentar sua receita em até 20% e reduzir o custo em até 30%.
Recursos omnichannel
Chatbots com alta tecnologia permitem a integração de diversas plataformas e sistemas. Os shopbots, por exemplo, são softwares híbridos dotados de funcionalidades que vão desde a solução de pequenas dúvidas até o fechamento de uma compra, sem a intervenção humana, sem filas, sem demora.
Com o aprendizado da máquina o bot fica capacitado a responder perguntas ainda mais interativas. Seria ótimo de um chatbot conseguisse responder “O que seria um bom presente para um adolescente de 15 anos que gosta de tecnologia?” e assim, mostrar as melhores opções para que você possa selecionar e comprar ali mesmo.
E agora com as confraternizações e amigos secretos… muito comum ficar em dúvida, dar um branco e até mesmo esquecer de comprar aquele presente, não é mesmo? E se o bot simplesmente te ajudasse a resolver isso e ainda permitisse que em menos de duas horas você pudesse retirar o pedido em uma loja física mais próxima com estoque disponível (Ufa! Ainda bem que isso já existe). É incrível a infinidade de funcionalidades e resoluções que um chatbot pode atribuir para o consumidor e para o varejista.
Logística integrada
Com sistemas integrados o consumidor tem total visibilidade do estoque e ainda garante ao consumidor duas opções: receber o pedido em casa ou retirar na loja. Além disso, o bot pode emitir boleto, notas fiscais,rastrear pedidos, tempo de entrega, etc.
Natal omnichannel
Assim como qualquer época comercial importante, estar preparado para atender seus clientes em diversos canais de venda se tornou pré-requisito para inovar e evitar a estagnação das vendas. A Aberdeen Group,empresa internacional de inteligência de mercado, realizou um estudo no qual mostrava que as empresas que adotaram práticas omnichannel tiveram um aumento de 9,5% no faturamento anual e 7,5% de redução de custo por contato do cliente (CAC). Sobretudo, a taxa de retenção foi de 89%, contra 33% de empresas não omnichannel.
Shopbot Omni
Como uma nova solução de assistente virtual, o Shopbot Omni é um chatbot transacional que transforma o Messenger ou site do varejista em um mecanismo de compra mais prático. O Shopbot funciona como um assistente de compras que irá conduzir o comprador ao longo da sua jornada de compra, desde a identificação de sua necessidade até o fechamento do produto.
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