Clique & Retire

Como reduzir problemas logísticos com sistema Clique & Retire

Estudo realizado pela MindMiners e Shopper Visa aponta que sistemas de click and collect podem reduzir problemas com roubo de cargas e gastos com transporte.

A compra online já é uma grande realidade na vida do brasileiro, uma pesquisa realizada pela MindMiners, empresa de tecnologia especializada em soluções digitais de pesquisa, revela a nova visão dos varejistas e dos compradores com relação a tendência do click and collect (clique e retire) ao redor do mundo.

Atualmente, existem diversos desafios no sistema de logística brasileiro que acabam encarecendo o valor tanto do frete, como do produto. Na prática, o transporte rodoviário representa cerca de 80% a 90% do deslocamento dos produtos, recentemente a greve dos caminhoneiros provou a veracidade desse dado, visto que a paralisação desse segmento afeta diretamente no preço dos produtos, bem como o tempo que leva até chegar no destino. Outro fator é os custos extras com roubos, que representa 12% a 30%, só no Rio de Janeiro o preço do frete chegou a subir 40% devido ao aumento do custo do seguro.

Pagar caro pelo frete e esperar dias por uma encomenda são pontos negativos que fazem muitos consumidores a desistirem de um compra, por isso, o surgimento de novos processos tecnológicos em empresas que adotam o omnichannel em suas operações, otimizam os custos logísticos e oferecem um grande benefício para os consumidores, que é a autonomia de retirar os produtos diretamente na loja no mesmo dia e sem pagar taxas de frete.

O novo cenário do varejo revela o quanto as lojas devem priorizar o atendimento integrado. O online, pelo poder de levar ao consumidor o máximo de informações sobre os produtos e, o offline, por trazer a experiência de compra personalizada e servir como mini centro de distribuição para o consumidor.

Quais os caminhos do varejo click and collect?

Hoje o varejo pode trabalhar esse sistema de diversas formas:

  • Compra online e retira na loja;
  • Compra online e troca na loja;
  • Compra online e devolve na loja;
  • Experimenta na loja e compra online;
  • Compra online dentro da loja ou guide shop;
  • Produtos out of stock recebe em casa.

No Brasil, o click and collect tem se popularizado cada vez mais, os varejistas adeptos a esse novo sistema logístico já estão vendo os resultados no aumento do fluxo na loja física e o cross selling, pois muitas pessoas acabam comprando mais produtos no momento da retirada na loja.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), cerca de 8% a 20% das vendas online utilizaram click and collect para retirar suas compras diretamente na loja, em algumas cidades e categorias específicas esse número sobe para 50%.

Clique e Retire

Os hábitos de compra mudaram e o varejo online precisa de adaptar a isso. Os maiores pontos motivacionais que fazem os consumidores optarem por essa nova forma de entrega são:

Por outro lado, os principais fatores que levam os consumidores a não utilizarem esse serviço se deve ao site não oferecer essa opção (31%); preferem receber o produto em casa pela comodidade (24%); preferem comprar diretamente na loja já que terão que se deslocar até lá (21%) ou não conheciam essa nova opção (18%).

Integração omnichannel

Um dos maiores desafios para o varejo conseguir atender nesse novo formato é a integração de sistemas que possibilita ao varejista a conexão dos canais online de venda com o estoque da loja física, assim, é possível acompanhar e gerenciar em tempo real a quantidade de produtos disponíveis. Solicite um orçamento com um de nossos especialistas e conheça nossos planos e preços para transformar seu varejo em omnichannel. Atenda com sistema Clique e Retire Neomode nos novos canais de venda App Commerce e Shopbot Omni e aumente a rentabilidade do seu negócio, mande um e-mail para hello@neomode.com.br