Com o avanço da tecnologia, sobretudo dos dispositivos móveis, realizar compras pela internet se tornou um hábito cada vez mais comum entre os brasileiros. Segundo o estudo E-commerce Radar 2017, realizado pelo Atlas, o número de compras por dispositivos móveis cresceu de 22% para 31% entre 2016 e 2017 e esse ano a tendência é que seja ainda maior.
Com essa nova visão do mercado, novas formas de pagamento estão sendo adotadas por varejistas para facilitar as vendas e dar mais comodidade ao consumidor. Mas afinal, é seguro mesmo comprar online?
De acordo com a pesquisa Global Consumer Insights 2018, realizada pela PwC, os consumidores estão mais confiantes em relação à segurança. Em 2014, cerca de 47% dos brasileiros afirmaram que estavam preocupados com a segurança ao comprar via smartphone. Em 2017, esse número caiu para 29%.
Com relação aos aplicativos, um estudo Mobile Payment Journey, realizado pela World Pay, afirma que os 78% dos consumidores preferem comprar por aplicativo, e os principais motivos são agilidade (46%), a maior simplicidade (36%) e o fato de os dados de pagamento estarem salvos (23%). Isso mostra que os varejistas precisam pensar sobre a experiência do usuário de aplicativos para otimizar ainda mais a experiência do usuário com relação ao pagamento e usabilidade.
Mais segurança e privacidade
A Dafiti, um dos maiores e-commerce de moda da América Latina, adicionou uma nova modalidade de pagamento para seus clientes, o Apple Pay, que permite atribuir mais segurança e privacidade, uma vez que o número do cartão não fica armazenado no dispositivo nem nos servidores da Apple. Cada transação é autorizada com um código de segurança exclusivo.
Para o e-commerce, as carteiras digitais, assim como Apple Pay, têm ganhado notoriedade no mercado por ser uma forma mais segura e rápida de pagamento. Para utilizar esse serviço o usuário escaneia o cartão com a câmera do aparelho ou digita manualmente os dados do cartão.
Todas as informações ficam criptografadas e decodificadas pelo gateway de pagamento do e-commerce que está recebendo a compra. Esses novos sistemas também podem ser implementados nas lojas físicas através da tecnologia de aproximação (NFC – Near Field Communitacion).
Pagamentos sem dificuldades
Ainda de acordo com a pesquisa da Worldpay, os consumidores estão cada vez mais adeptos a comprar online desde que as empresas forneçam aplicativos e canais online com mais segurança, inclusive, 37% das pessoas pagariam a mais por algo se a experiência de pagamento fosse melhor; 50% não se importaria em fornecer dados biométricos para efetuar uma pagamento e 73% espera encontrar as opções de pagamento disponíveis na página inicial de um site.
A pesquisa também aponta que 40% dos compradores afirmaram que o principal motivo se interromperem uma compra é acreditar que as medidas se segurança do aplicativo não são suficientes.
Muitos usuários acabam desistindo das compras por precisarem criar e memorizar diversos dados de login. Por isso, cartões tokenizados, leitura de íris, impressões digitais e reconhecimento facial são formas de automatizar o processo de pagamento e trazer mais praticidade para os consumidores.
Novas modalidades
Recentemente a Via Varejo anunciou uma novidade para consumidores que ainda tem maior resistência em realizar pagamentos online, o “Reserva Site” é uma nova modalidade adotada nas Casas Bahia e Ponto Frio que permite que o cliente reserve o produto online e faça o pagamento na loja escolhida. A reserva fica disponível até 24 horas após a solicitação, caso o cliente não compareça ou desista da compra ele não será cobrado pelo cancelamento.
Essa nova modalidade também traz mais comodidade para consumidores que querem olhar ou experimentar o produto antes de fechar a compra.
Atualmente sistemas integrados como o da Neomode funcionam com total segurança tanto para os lojistas, como para os consumidores. Os dados de compra são devidamente criptografados e permitem o login fácil e rápido na conta dentro dos novos canais de venda do varejista.
Novos canais de venda para varejistas
A Neomode apresenta duas soluções omnichannel para varejistas, o App Commerce (aplicativo loja virtual) e Shopbot Omni (chatbot transacional) – para aumentar o desempenho do negócio e aumentar as vendas. Dentro dos novos canais, além da segurança, a opção “Retire na loja” permite que os clientes retirem o produto diretamente na loja ou façam a reserva online e paguem no momento da retirada.