Omnichannel, Tecnologia

Neomode apresenta solução mobile Ship-from-Store para o varejo durante pandemia

Com o isolamento e distanciamento social causados pelo impacto do Covid-19 as compras online, principalmente em supermercados, registraram um aumento de mais de 180% nas transações, as categorias mais buscadas foram Alimentos e Bebidas e Beleza e Saúde.

O dado foi divulgado essa semana pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e mostra o grande impacto ocasionado pela pandemia que tem preocupado o comércio global. Em meio ao caos, muitos varejistas online encontraram uma grande oportunidade para se sobressair em tempos desafiadores como esse.

Segundo informações da Compre e Confie, empresa do grupo ClearSale que atua no segmento de antifraude para e-commerce, a alta das vendas totais chegou a 40% nos primeiros 15 dias desse mês. Os itens de saúde tiveram crescimento de 124%.

Gigantes do Marketplace como o Mercado Livre relatam que houve um aumento de 15% nas categorias, saúde, cuidado pessoal, alimentos e bebidas comparado ao mês todo e um crescimento de 65% comparado a março do ano passado.

Além disso, empresas de entrega colaborativa aumentaram suas entregas em cinco vezes mais do que o normal diário, chegando a 15 mil entregas/dia.

Queda no fluxo no varejo físico

Já no varejo físico vem sendo observada uma queda devido ao isolamento e ao início da quarentena voluntária desde segunda-feira 16/03 as lojas físicas sofrerem uma queda em seu fluxo de visitantes de 27,1% em geral em relação às demais segundas-feiras de 2020. Sendo que as lojas de rua viram uma queda de 12,74% nas visitas, e as lojas de shopping sofrem com um maior impacto de 43% a menos de consumidores.

Embora preocupante, a crise pode ser uma oportunidade para que os varejistas ajustem às operações de comércio eletrônico, ou até mesmo se tornem adeptos.

Como aproveitar a pandemia para gerar oportunidade?

Muitos varejistas online estão aproveitando para aumentar o engajamento de suas marcas no ambiente online, seja por lojas virtuais, aplicativos ou chatbots para gerar ainda mais vendas.

Por essa razão, a integração entre online e físico se tornou mais do que prioridade. Comércios que atuam apenas no varejo físico estão sendo desafiados a sobreviver com o fechamento dos pontos por ordem governamental. Com a pandemia, muitos estão visualizando o quanto crises como essa podem impactar nos lucros.

Outro ponto interessante é pensar que alguns consumidores que ainda não se apresentavam adeptos das compras online ao terem que buscar por essa opção nesse momento por conta de evitar a exposição irão conhecer um mundo de possibilidades, e após a crise continuarão adeptos das compras online devido ao dinamismo e facilidades da mesma.

Ship from Store no varejo

Sem poder sair de casa por conta da pandemia consumidores estão migrando em massa para compras online, dessa forma com esse crescimento empresas adaptam operações de entrega, uma delas é o Ship-from-Store, onde as lojas físicas se transformam em centros de distribuição para atender pedidos online e, assim, fazem a entrega na casa do consumidor.

Em outras palavras, essa modalidade aproxima do estoque do consumidor, agilizando a jornada de entrega e evita com que os consumidores saiam de suas casas para retirar na loja física.

Solução omnichannel para o varejo

A Neomode disponibiliza todas as integrações para que o varejista ofereça uma experiência sem atritos, visto a atual necessidade do mercado a o processo Ship from Store (receba em casa da loja) permitirá que o pedido saia da loja por last mile delivery e chegue até o destino.

Entre em contato conosco (hello@neomode.com.br) e iremos te apresentar a melhor solução para o seu negócio.