E-commerce, Tecnologia

Shopbots x Chatbots: qual a melhor opção para seu varejo?

O ano de 2017 foi marcado pela discussão de novas tecnologias, entre elas a grande febre dos chatbots. A aceitação dos consumidores e o aumento da produtividade interna já é realidade com o uso dessa ferramenta para suprir diversas funcionalidades.

De acordo com a pesquisa do CITI , o Facebook Messenger chatbots está desenvolvendo 70% mais rápido do que os aplicativos iOS estavam nesse mesmo estágio em seu ciclo de vida. Até  80%  dos entrevistados disseram que planejaram usar algum tipo de chatbot até 2020. Um caso de sucesso foi a Vivi, o bot de comunicação da operadora de telecomunicação Vivo, que já realizou mais de 10 milhões de interações neste ano, resolvendo cerca de 80% dos problemas, sem necessidade intervenção humana.

No mercado varejista, muitas empresas se preocupam em oferecer uma excelente experiência ao usuário.  Por essa razão, com a melhoria da tecnologia de inteligência artificial (AI) e a proliferação de ferramentas com múltiplas funcionalidades originou-se o Shopbot, uma ferramenta mais robusta e capaz de alcançar resultados efetivos para varejistas que buscam um software com soluções completas.

Qual a melhor opção para o varejista?

Personalização

Shopbots: Funcionam como personal shopper com atribuições conversacionais, transacionais e comunicativas, como se o usuário estivesse pessoalmente em contato com um vendedor.

Chatbot: funciona como um chat conversacional para suprir as eventuais dúvidas de clientes.

Taxa de conversão

Shopbot: as taxas de conversão do shopbot tendem a ser maiores devido sua ampla funcionalidade. Sua alta tecnologia permite a captação frequente de novos comandos e soluções.

Chatbot: com funcionalidades mais básicas, os chatbots podem ter conversões menores. Possuem respostas pré-definidas e, assim, podem depender de intervenção humana.

Transação

Shopbot: toda parte transacional pode ser feita dentro do chat, desde a escolha do produto até a opção de retirada.

Chatbot: muitos chatbots não possuem integração para realizar pagamentos dentro do próprio chat, dessa forma, impossibilitam a funcionalidade de compra dentro da ferramenta.

Capacidade de atendimento

Shopbot: múltiplos atendimentos em tempo real

Chatbot: múltiplos atendimentos em tempo real

Disponibilidade de atendimento

Shopbot: disponibilidade integral de 24 horas por dia/ 7 dias na semana

Chatbot: Se não dependerem de um intermédio humano, como direcionamento de atendimento, possuem disponibilidade integral.

Net Promoter Score

Shopbot: os shopbots funcionam como assistentes de compra online, por isso, possuem um nível de satisfação maior quando colocados em teste com chatbots convencionais.

Chatbot: segundo consumidores, as respostas são mais automatizadas. Dessa forma, estão mais suscetíveis a insatisfação quanto a capacidade de resposta e resolução de problemas.

Funcionalidades

Shopbot: já possui funcionalidades pré-definidas no sistema, totalmente personalizável para adesão de novas habilidades operacionais.

Chatbot: modelo operacional mais simples, exige personalizações manuais.

Dessa forma, podemos concluir que a implementação do Shopbot melhora a capacidade de atendimento dos Chatbots convencionais. Além de possuir um combo de funcionalidades extras, os Shopbots possuem alta tecnologia para otimizar todos os KPI’s do varejo.

Veja algumas funcionalidades já existentes no Shopbot.

  • Lista de produtos – Visualização dos produtos e das suas respectivas características;
  • Localização de lojas próximas baseado em GPS – Integração visualização de produto e checkout direto na plataforma e-commerce
  • Click and Collect – Integração com shopbot para visualização em mapa das lojas físicas, pagamento e retire na loja
  • Gateway – click and collect – Integração com gateway de pagamento para o click and collect e anti fraude
  • Institucional – Informação conteúdo institucional
  • Informação conteúdo institucional – Árvore de conteúdo serviço de atendimento ao cliente baseado nas perguntas mais frequentes
  • Contato com humano – Quando cliente demonstrar desinteresse pelo contato com a máquina o shopbot direciona para contato humano
  • Segunda via de documentação (ex: boleto) – Árvore de conteúdo serviço de segunda via e informações
  • Cadastro – Árvore de conteúdo para cadastro automatizado
  • Consulta de saldo/extrato/pontos – Árvore de conteúdo para saldo, extrato e pontos
  • Cupons (com leitor para o lojista) Desconto promocional integrando o aplicativo ou QR Code vendedor e shopbot cliente
  • Programa de fidelidade – Árvore de conteúdo informações programa fidelidade
  • Análise preditiva de produtos – Recomendação de produto com base comportamento histórico dentro da plataforma
  • Member-get-Member – Código de indicação que gera crédito para indicação novos clientes que gera crédito para quem fez a indicação
  • Dashboard – Inserção do analytics em toda a jornada atendimento no shopbot que gera dashboard

Crie agora mesmo seu shopbot ou faça um upgrade em seu chatbot e aumente a capacidade de atendimento da sua empresa. Envie suas dúvidas para hello@neomode.com.br