Com o aumento da preferência de compra online varejistas devem ficar de olho em estratégias omnichannel de marketing
Com o crescimento da conectividade muitos varejistas começaram a enxergar novas oportunidade no ambiente online para oferecer uma experiência mais consolidada em todos os canais. Essas estratégias são orientadas levando em consideração o comportamento do consumidor atual, que transita entre os diversos pontos de contato da marca para tomar uma decisão de compra onde e quando quiser.
Esse tipo de relacionamento dinâmico, que dá mais opções ao cliente – de onde comprar, onde retirar, como pagar, entre outras possibilidades – devem ser conduzidas com boas ações e estratégias do marketing omnichannel, que visa, sobretudo, oferecer uma experiência sem atritos para captar, reter e fidelizar clientes.
De acordo com um relatório divulgado pela Walker, uma empresa de consultoria de inteligência do consumidor, até 2020, a experiência do cliente será o maior diferencial das marcas, superando preço e produto.
Outro dado importante, retirado do estudo Manhattan Associates, empresa de software para e-commerce, revela 70% dos brasileiros preferem comprar on-line em comparação à loja física e cerca de 60% dos consumidores brasileiros pediram para retirar seus itens em uma loja física (veja os benefícios de integrar sistemas com Clique&Retire).
Evolução do varejo
O ciclo de compras evoluiu e assim surgiu a necessidade de readequar os pontos de venda para ganhar espaço no mercado. Ferramentas como os smartphones e outros dispositivos móveis são pontes para conectar e facilitar toda jornada de compra. Isso mostra que o varejo físico permanece relevante quando o digital é incorporado.
Marketing Omnichannel
O primeiro pilar é alcançar seus clientes em todos os pontos de contato possíveis, ambientes online conseguem ter um maior alcance de clientes potenciais, uma vez que, com diversas ferramentas, é possível extrair o máximo de informações do target e direcionar anúncios, promoções e ofertas específicas.
O marketing omnichannel estimula a fidelidade da marca e auxilia o varejo a entender as dores do consumidor ao longo do processo de compra. Para isso, é preciso analisar todas as estratégias, combinar recursos e ferramentas e aplicar ao negócio.
SEO (Search Engine Optimization)
O posicionamento orgânico de uma marca é uma das principais diretrizes para se aproximar de potenciais clientes sem precisar gastar muito. Mecanismos de busca são recursos cada vez mais utilizados pelos omnishoppers para pesquisar informações e referências sobre produtos e serviços, analisar avaliações e comparar preços.
ASO (App Store Optimization)
Similar ao SEO, o termo refere-se à otimização de resultados de busca mobile, dentro das lojas de aplicativos como a Apple Store e o Play Store. Fatores como título, descrição de aplicativos com as palavras-chave adequadas são levados em consideração para o aumento da visibilidade da marca e aumento da taxa de downloads.
Atualmente são milhares de aplicativos no ar, de acordo com um estudo realizado pela App a App Store possui cerca de 2,2 milhões de aplicativos e mais de 170 bilhões de downloads.
Mídia
Muitos varejistas utilizam Facebook Ads e Google Adwords para lançar novas campanhas e anúncios no mercado. Com uma grande concentração de consumidores nessas redes, integrar estratégias omnichannel com plataformas de publicidade pode ser um grande passo para o sucesso.
Uma nova solução oferecida pelo Google possibilita ao consumidor realizar uma pesquisa de um produto a partir do Google Shopping e, ao clicar no anúncio, por meio do o e-commerce da marca, consegue verificar se o produto escolhido está disponível na loja física.
As redes sociais também são grandes aliadas à marca. Uma pesquisa recente sobre comportamento de compras pela internet do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) constatou que 43% dos brasileiros fazem compras por meio do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, e alegam que encontram boas ofertas nesses canais.
Pagamento Mobile
A flexibilidade de pagamentos já é uma realidade em todos os canais de venda. Novas soluções tecnológicas e aprimoramento dos softwares têm como objetivo encurtar o processo de checkout e oferecer mais segurança e facilidade ao consumidor. No ecossistema omnichannel, canais de venda como omnichannel estão cada vez mais preparados para atender omnishoppers com tecnologias como, pagamentos eletrônicos por aproximação, carteiras digitais, programas de fidelidade como cashbacks, pagamento com criptomoeda, entre outras soluções.
Cadeia de Suprimentos
Considerada o sistema nervoso central de toda operação omnichannel, seu bom gerenciamento rompe as barreiras do on-line e físico e atende as novas demandas do mercado com consumidores que buscam por mais praticidade e agilidade na hora de buscar ou receber um produto.
Pagar caro pelo frete e esperar dias por uma encomenda são pontos negativos que fazem muitos consumidores a desistirem de um compra, por isso, o surgimento de novos processos tecnológicos em empresas que adotam o omnichannel em suas operações, otimizam os custos logísticos e oferecem um grande benefício para os consumidores, que é a autonomia de retirar os produtos diretamente na loja no mesmo dia e sem pagar taxas de frete.
Ainda de acordo com a pesquisa da SPC o frete gratuito aumenta as possibilidades de compra para 58% dos entrevistados. Sendo que 64% admitem que já desistiram de comprar na internet por causa do valor do frete e 40% consultam se há cobrança de entrega antes de da sequência na compra.
Para atender essas novas demandas o varejista tem a sua disposição novos recursos:
- Clique & Retire
- Entrega no mesmo dia
- Ship-from-store
- Showrooming
- Try in store buy-online
- Drive Through e lockers
- Drop Ship
- Reserve e colete
Essas novas estratégias são reflexo das infinitas possibilidades em se trabalhar com operações omnichannel. Com sistemas integrados é possível atender consumidores com maior efetividade e agilidade, conheça os novos canais de venda desenvolvidos pela Neomode, entre em contato com um de nossos especialistas no hello@neomode.com.br