Seja no App Commerce ou outros apps do mercado, os pushes notifications são ferramentas de extrema importância para engajar, reter e converter usuários dentro do ambiente mobile.
Vendas por aplicativo
Sempre estamos abordando como o mercado se reinventou e as vendas por aplicativos trazem números cada vez mais significativos inclusive a Criteo S.A. já realizou uma pesquisa que revelou que o mercado mobile representa 50% das vendas no Brasil, isso em 2018, os números de consumidores que optam por esse meio de compra crescem mais a cada dia.
Com a maior praticidade da compra por aplicativo, essa ferramenta já é preferência do consumidor, já revelamos por exemplo que 67% dos brasileiros usam a ferramenta de comprar online e retirar em loja física, com isso sustenta-se a prerrogativa que o mercado mobile já se consolidou e agora vem crescendo e se expandindo para novas funcionalidades como Ship-from-store, Showrooming e Ship to Store como exemplo.
Bom agora que já sabemos melhor sobre a relevância do mercado mobile vamos aos pushes, mas afinal o que são pushes?
Push notification, ou notificação push, vem do inglês “empurrar”, ou seja, é uma mensagem enviada ao usuário por aplicativos de smartphone, tablet ou navegador. Essas notificações aparecem na tela do dispositivo e são extremamente importantes como ferramenta de marketing, pois facilitam a comunicação com os consumidores com a entrega de mensagens automáticas.
Essas mensagens podem ser enviadas por aplicativos ou sites devem ter conteúdos relevantes para seus usuários, atraindo cliques e engajamento com seu site ou app.
Se observarmos o avanço da tecnologia podemos observar que elas evoluem sempre de modo a se tornarem mais práticas ao usuário, garantindo assim que ele receba a informação com o menor esforço possível.
Habilitando o recebimento de notificações
Devemos lembrar que antes de qualquer ação, o usuário precisa permitir que a marca envie notificações. Essa função, assim como permissão para habilitar o uso da geolocalização, são solicitadas no momento inicial, quando o app é instalado no smartphone.
Já nos smartphones e tablets esse interesse é o download do aplicativo que permite o envio.
Para uma marca se comunicar dessa maneira com um usuário, além de desenvolver um aplicativo, precisa de um servidor e de um software de envio de push notification, caso a empresa não possua tecnologia própria para isso.
Os conteúdos das mensagens enviadas por push notifications podem ser dos mais variados, dependendo do segmento da empresa e do que o aplicativo oferece, unidos a estratégia de marketing que deseja aplicar.
Podem por exemplo ser enviadas: ofertas, descontos, anúncio de novas coleções, chamadas para entrar no app entre outros, até onde a criatividade mandar.
Confira em nosso artigo um exemplo: (Descontos e cupons: como atrair o consumidor no app?)
Otimização em engajamento e vendas
Ao pensar em como as push notifications são aceitas pelo público saiba que no mobile de acordo com um relatório da The State of Web Push Notifications revela que o e-commerce domina a maior parte das push notifications com 22% do todo.
A pesquisa também revela que mais de 50% dos usuários acha essas notificações úteis e relevantes, desde que eles possam escolher no site ou app se desejam recebê-las.
A pesquisa também revela que entre notificações de sites de notícias, apps de jogos, apps de viagem e lojas virtuais 45,9% dos usuários preferem notificações de lojas virtuais, o que é uma ótima taxa.
Desafios do mercado:
Sabemos que as taxas de desinstalação de apps são preocupantes, mas no ramo de app-commerce são apresentados os menores índices comparados a todas outras categorias segundo estudo realizado pela AppsFlyer, no IOS essa taxa é de 9% e no Android de 21% sendo que há categorias com uma taxa de 44% de desinstalação.
Sendo que as desinstalações ocorrem principalmente quando há uma falha no quesito retenção, o consumidor tem que ser incentivado a interagir com a marca e ver necessidade no app na medida correta, e as push notifications são a ferramenta ideal para esse objetivo.
Enviar push notifications em excesso não é a solução, elas podem cansar e aborrecer o usuário, por isso essas devem ser usada da forma correta e nos momentos corretos, conheça bem seu consumidor.
4 dicas de como usar as push notifications:
1. Simplifique, cuidado com excessos
Utilize textos curtos o mais claros e objetivos possível. Mostre do que se trata o assunto em poucas palavras. O recomendado é o uso de 120 caracteres para que não haja quebra da mensagem.
2. Aposte nos emojis
Emojis caem muito bem e aumentem em 85% a taxa de abertura das notificações. Ao se apropriar da linguagem que seu usuário já utiliza no dia-dia é criada uma aproximação da marca e a curiosidade dele é instigada.
3. Frequência de envio
Não existe uma regra específica, mas se deve ficar atento a esse quesito, sendo que não se pode enviar notificações excessivamente mas deve haver o cuidado de mandá-las nos momentos corretos.
Por isso caímos no quesito relevância, devem ser enviadas quando forem altamente relevantes ou com muito valor, quanto mais informações você tiver sobre seu usuário maior a chance de enviar uma mensagem personalizada e obter sucesso.
4. Teste horários
De acordo com a pesquisa da PushCrew, as empresas preferem enviar suas notificações entre 14h e 19h, em dias úteis.No Brasil, o melhor horário indicado pelo relatório é às 20h das sextas-feiras, mas esse dado varia de indústria para indústria.
5. Monitore e melhore
Fique atento a interação de seu usuário após realizar uma campanha, assim você o conhecerá cada vez melhor e assim poderá otimizar suas campanhas. Segundo o relatório The Push Notification & In-App Message Benchmark 2018, realizado pela Accengage, a taxa média de cliques das push notifications é de 7,8%, podendo chegar a 11,4%. Comparado a taxa de e-mail marketing (3%) as notificações em apps possuem mais engajamento.
Observe informações como: horários com a maior taxa de abertura, quais campanhas tiveram mais cliques, taxa de desinstalação, número de comprar do produto ou número de acesso na categoria anunciada.
Mais dicas…
- Cuidado com erros de ortografia
- Testar todos os tipos de pushes: genéricos, de ofertas, promoções relâmpago, memes, informais.
- Testar horários e datas diferentes
- Ficar de olho nas notificações de concorrentes, memes da internet, músicas, contextualizações. Obs.: (não utilizar mensagens de cunho ofensivo, ambíguo, racista ou qualquer outro tipo de mensagem
- Lançar 3 pushes por semana (pelo menos um aos finais de semana)
- Usar como auxiliar das promoções nas redes sociais (desde que seja anunciado o mesmo preço e condições)
- Grandes varejistas realizam MUITAS promoções exclusivas pra app, pois é uma forma mais assertiva de promoção e totalmente GRATUITA
- Aproveitem as segmentações que o dashboard oferece para envio de pushes em seu App Commerce, veja nesse link do onboarding: http://bit.ly/2Gh1TEA
Push Notifications App Commerce
Sabendo da importância dessa ferramenta mobile, a Neomode possui uma estrutura completa dentro do dashboard de gerenciamento para que varejistas estruturem campanhas de relacionamento do App Commerce através da criação de banners, cupons e pushes segmentados.
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