As vendas pela internet têm se tornado cada vez mais frequentes, e esse mercado promete crescer ainda mais nos próximos anos: segundo uma pesquisa divulgada em outubro deste ano pelo Google, o comércio eletrônico irá dobrar até 2021, crescendo em média 12,4% ao ano. Conforme a pesquisa aponta, o principal fator para esse crescimento no e-commerce virá de novos consumidores virtuais. Fabio Ricotta, que é especialista em Marketing Digital de Performance e CEO da Agência Mestre, empresa especializada nesse segmento no Brasil, afirma que as empresas devem ficar atentas a esse mercado. “Mesmo empresas pequenas, como a loja de bolsas do bairro, podem se dedicar às vendas online, pois com isso podem dobrar suas vendas”, explica. Além do mais, conforme destaca o especialista, vender online traz uma quantidade maior de possíveis clientes, pois a empresa amplia os limites e não se prende a vender somente na cidade ou região.
Ricotta ressalta que a comodidade que comprar online traz para os clientes é um fator muito importante para efetuar a venda. “O cliente pode comprar em qualquer hora e de qualquer lugar, desde que esteja conectado, pois o horário de vendas acontece 24 horas por dia”, destaca. Outro fator importante que ele conta é que os clientes não precisam enfrentar nenhuma fila para realizar suas compras, e isso é muito relevante principalmente para quem não tem tempo, pois vive uma rotina corrida.
O especialista explica que as lojas online precisam ter um estoque de seus produtos, afinal, vender online amplia as possibilidades de novos clientes, e assim as vendas também aumentarão. “Os clientes gostam de ser atendidos na hora, então as empresas precisam estar preparadas para assim que a compra for efetuada o produto já seja despachado, evitando atrasos no prazo de entrega”, enfatiza.
Como gerar proximidade com o cliente
Outro ponto importante para o empresário, segundo Ricotta, é que o processo de compra e venda é totalmente automatizado, necessitando de uma equipe reduzida, o que diminuirá os custos. Entretanto, ele revela que esse fator também pode ser uma objeção, pois fica mais difícil se aproximar do cliente para gerar confiança. “O atendimento ao cliente é fundamental, e pela internet o processo é um pouco diferente, mas pode ser realizado com algumas estratégias, como por meio de videoconferências ou chats online”, explica.
Ricotta conta que o sistema de chat é importante para ficar mais próximo do cliente, principalmente quando existem dúvidas, pois elas podem ser sanadas na hora. Ele explica que, de acordo com a quantidade de visitas do site, é necessária uma equipe para agilizar o processo, mas se a empresa estiver começando, apenas uma pessoa é suficiente para controlar e tirar as dúvidas. “O sistema do chat facilita a aproximação com o cliente e se for bem executado consegue facilmente quebrar essa objeção e consequentemente vender mais” reforça.
Assim, o especialista aconselha que as lojas online priorizem a automatização do site para ficar mais próxima do cliente, fazendo ele sentir-se único. “As pessoas gostam de se sentir especiais, e se elas tiverem um atendimento rápido e personalizado será mais fácil criar um sentimento de proximidade”, finaliza Ricotta.
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Matéria publicada por publicitariossc.com