Omnichannel, Tecnologia

Quais os pilares do omnichannel para a jornada de compra em 2021?

Entenda como os pilares do omnichannel reduzem atritos existentes entre online e físico, permitindo maior fluidez durante a jornada de compra.

Com a aceleração da digitalização das vendas do varejo, o ano será marcado pelo processo ainda mais ágil de transformação para aproximar cada vez mais o consumidor do ambiente online e das facilidades de compras híbridas.

Dentro desse contexto, o estudo “Jornada omnichannel e o futuro do varejo”, realizada pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, revelou que cerca de 49% dos consumidores pretendem mesclar suas compras entre online e físico. Em 2019, esse número representava 29%.

Com relação as modalidades cerca de 52% dos consumidores pretende comprar online e retirar nas lojas físicas; 50% esperam poder contar com serviços alternativos, como drive-thru nos shoppings.

A crescente procura por alternativas mais seguras e práticas levam varejistas a estudarem a tecnologia omnichannel e suas estratégias.

Pilares do Omnichannel para 2021

Em um momento onde todo varejo está focado em promover uma experiência única entre os ambientes digitais e físicos. A jornada de compra é valorizada desde o momento que o consumidor apresenta o desejo inicial de aquisição até o momento de recebimento ou retirada do pedido.

Além disso, as versatilidades da tecnologia omnichannel permitem que o varejista consiga aprimorar seu processo logístico, reduzir custos e otimizar a gestão do estoque. Para isso, é preciso entender sobre os principais pilares e estratégias que uma boa integração pode explorar.

BOPIS (Buy Online Pick up Store)

O termo BOPIS representa os usuários que compram online e retiram o pedido na loja (no balcão ou drive-thru). Dentro do ecossistema omnichannel, o BOPIS é uma das vertentes que sustenta os pilares proporcionados pela integração de canais online e offline.

Para os consumidores, essa estratégia só traz benefícios, afinal, aliar a praticidade de comprar um produto online e retirá-lo na loja física mais conveniente, sem pagar taxas de frete, sem enfrentar filas de pagamento, sem depender de prazos de entrega e, ainda, ter total segurança de que o produto está disponível em estoque.

BORIS (Buy Online Return in Store)

O termo BORIS reflete a otimização da experiência do usuário depois que ele realizou uma compra online. Se, por qualquer motivo, ele deseja devolver essa mercadoria, ele pode retornar a uma loja e trocar ou devolver o produto sem maiores obstáculos.

Isso aumenta o ponto de conveniência e incentiva a fidelização do cliente, uma vez que o mesmo evita o descolamento até o correio para fazer a devolução da compra ou até mesmo de passar transtornos com questões de reembolso da mercadoria.

BAPIS (Buy in App, Pick up in Store)

Este termo está em grande ascensão no mercado. Ele representa os consumidores que realizam uma compra online no e-commerce (aplicativo nativo) e optam por retirar o produto na loja física. Essa modalidade traz diversas funcionalidades para usuário, uma vez que o mesmo tem seu smartphone como um canal de compra de fácil acesso.

BORO (Buy Online Return Online)

Existem diversos fatores que complicam o retorno da mercadoria no próprio ambiente online. Ainda, vale lembrar que uma série de fatores que regulamentam o direito do consumidor protegem os mesmos em relação a atendimento e devolução de mercadorias. Por outro lado, ainda existem varejistas que não respeitam as normas nem tampouco oferecem soluções mais convenientes para o consumidor.

Showrooming

O showrooming nada mais é do que a demonstração na loja física em que o cliente pode escolher, avaliar e experimentar os produtos, mas finaliza a compra por meio on-line.

Essa prática chama atenção pelo fato de que os consumidores querem ter um contato direto com o produto para avaliar detalhes e ter certeza de sua compra, mas, ao mesmo tempo, efetuam a compra online pois querem pesquisar preços menores até mesmo entre a concorrência.

Ship-from-store

O Ship From Store é um processo do omnichannel que transforma as lojas físicas em centros de distribuição utilizando o estoque local para atender pedidos online. O objetivo é aproximar o estoque do consumidor facilitando a jornada de compre e otimizando o estoque local.

Como a integração é realizada em tempo real, todo processo logístico é otimizado para que o consumidor possa escolher a loja mais próxima e com estoque disponível ou receber em casa da loja same-day e next-day-delivery (D0 e D+1).

Tecnologia a favor da experiência

Além disso um varejo que integra seus canais de venda online e físico consegue trabalhar com soluções completas para reduzir o atrito durante as compras como Scan&Go (escanear o código do produto e fazer auto checkout), Eletronic Shelf Labels (ESL) Etiquetas Inteligentes, Frictionless utiliza a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification) para realizar o check-out dos produtos, entre outros.

Soluções Omnichannel

A Neomode é uma plataforma de tecnologia especializada em soluções omnichannel voltadas para o varejo, ajudamos mais de 150 varejistas a transformarem suas operações com nosso completo hub de integrações.

Com completos canais de venda, tecnologia de ponta e uma plataforma intuitiva para gerenciamento o seu varejo consegue oferecer a melhor experiência de compra para o consumidor do início ao fim.

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