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O que a Black Friday 2017 nos ensinou sobre o comportamento do consumidor

Uma das épocas que vem se consolidando como uma das mais importantes para varejistas já trouxe alguns resultados no que diz respeito ao comportamento do consumidor.

De acordo com dados da Ebit, a Black Friday de 2017 gerou um faturamento de R$2,1 para o e-commerce, alta de 10,3% em relação ao ano passado. Apesar de muitas lojas terem anunciado a baixa de preços uma semana ou até mesmo 15 dias antes, as vendas só cresceram significativamente no período da véspera do evento, dia 23 e no dia 24 de Novembro.

Consumidores cada vez mais digitais

A participação do consumidor brasileiro durante essa Black Friday reforçou ainda mais a tendência de compras online. As vendas mobile foram muito valorizadas, Pedro Guasti, CEO da Ebit destacou sobre o crescimento das compras por celular: o share de pedidos via dispositivo móvel aumentou 81,8% em comparação ao ano passado e quase 30% dos pedidos já são pelos dispositivos.

De acordo com uma pesquisa da BlackFriday.com.br realizada com 1900 usuários, 90% dos consumidores brasileiros fazem compras em e-commerce. Entre esse total, cerca de 52,5% compra exclusivamente em lojas virtuais, enquanto 10,7% preferem apenas lojas físicas e 36,7% compram onde tiver a melhor oferta. Esses dados mostram que é necessário focar na experiência do usuário, independente da onde ele estiver.

Um dos pontos que conseguimos observar como consumidores, é que muitos varejistas utilizaram a data para impulsionar os downloads do aplicativo da marca, assim, usuários do app conseguiriam garantir os descontos de até 70% nos produtos selecionados, como foi o caso do supermercado Pão de Açúcar, Submarino, Honey Be, Shoptime, entre outras.

A utilização de cupons de desconto também foi bem vista como recurso de incentivo à compra, foi utilizado em 32% dos pedidos, seguido do cashback, com participação em 24,2% do montante.

O Google Brasil funcionou como mensurador dos termos mais procurados durante o dia do evento, entre eles “paleta de sombras”, “bicicleta infantil” e “ultra HD”, uma referência utilizada para busca de televisores.

Porém, o número de reclamações também aumentou, de acordo com o site de Reclame Aqui, o monitoramento das queixas, desde quinta-feira às 18h, chegou a 1.374 reclamações, valor este que representa 16,7 pontos percentuais a mais do que ano passado.

Análise comparativa Lojas de Rua X Lojas de Shopping

Em uma análise feita pela Seed durante a semana da Black Friday de 2016 e 2017,  mostrou o impacto do fluxo médio entre lojas de rua e lojas de shopping.

 

Nos gráficos acima é possível analisar o fluxo médio de cada ano por dia da semana e o fluxo específico da semana do Black Friday, assim como a variação entre os dois fluxos. Dentro das lojas do shopping, em 2017, as lojas de shopping tiveram maior impacto durante os finais de semana. Já na lojas da rua o impacto foi distribuído durante todos os dias da semana.

Seja online ou físico, os consumidores marcaram forte presença nesta Black Friday, reflexo da recuperação de um mercado retraído. Por essa razão, unificar sua loja física com e-commerce é uma das soluções mais indicadas para atingir resultados ainda melhores para a Black Friday de 2018. Conheça as soluções omnichannel da Neomode, entre em contato conosco pelo hello@neomode.com.br