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Como o Mobile está revolucionando o varejo

Com um mundo cada vez mais conectado, uma nova perspectiva sob o varejo revela novas oportunidades. É inegável que, com o surgimento da Internet das Coisas, a força dos smartphones impactaram significativamente a econômia varejista.

Quem ainda não realizou uma compra em algum dispositivo móvel esse ano, que atire a primeira pedra. Segundo um estudo da Ebit, cerca de 25,5 milhões de brasileiros fizeram pelo menos uma compra no e-commerce desde o primeiro trimestre de 2017, esse dado reforça o efeito da cauda longa, o crescimento das transações em marketplaces e o aumento da oferta de produtos o que, consequentemente, aumenta as possibilidades de compra.

Um exemplo disso é a grande rede varejista Magazine Luiza que, além de priorizar a experiência de click and collect, ampliou as vendas realizando parcerias com outras 500 lojas dentro do seu marketplace. Com uma maior variedade de produtos dentro do site o número de vendas subiu.

Compras em dispositivos móveis

Atualmente, o consumidor está mais preocupado com o valor dos produtos e serviços, isso quer dizer que ele está em busca de maior qualidade e um preço cada vez mais justo. Outra conclusão é que esses consumidores também estão pesquisando mais antes de comprar.

A oportunidade de crescimento dentro do mercado surge para varejistas que estão se adaptando a todas essas mudanças. De acordo com a pesquisa Totail Retail 2017, realizado pela PwC, as quatro principais alternativas de investimento dentro de um mercado competitivo são: 1) Sites para dispositivos móveis; 2) Estratégias de marketplace; 3) Plataformas mais seguras e 4) Análise de big data.

Um case de sucesso que chamou a atenção nesse ano foi da empresa de artigos esportivos Netshoes, que priorizou as estratégias mobile e atingiu 41% de pedidos via dispositivos móveis no primeiro semestre, cerca de 13,2% a mais que no ano passado.

O smartphone é o terceiro principal canal de compras do brasileiro. Para usuários ativos, que compram pelo menos uma vez no mês, a loja física e compras online no computador corresponde a 55% e mobile 31%. Então, por que não unir essas duas vertentes de venda?

No mercado atual, milhares de varejistas não estão mais pensando nos canais separadamente. Hoje, o conceito de integração de canais de venda vai muito além da omnicanalidade. Ele diz respeito a inovação tecnológica e no aproveitamento integral de todos os canais para uma boa experiência ao usuário.

Mobile como prioridade

O mobile é a ponte de convergência entre o canal físico e online. De acordo com o Facebook, até 2020 estima-se que mais da metade do mundo esteja conectado e fazendo compras online. Isso quer dizer que o poder de compra crescerá ainda mais nas mãos de consumidores conectados com seus Iphones, smartphones, tablets e etc.

Outros dados atuais, revelados pelo Google em parceria com a empresa de pesquisa Purchased, reforçam que o mobile auxilia os consumidores a tomarem importantes decisões de compra. Cerca de 70% dos usuários pesquisaram em seus dispositivos móveis, informações relevantes do produto, antes de ir até a loja comprá-lo.

Por essa razão, é essencial que dentro desse contexto as marcas criem novas experiências que unifique o ambiente físico e digital.

Solução Omnichannel

Hoje, muitas empresas como a Neomode estão no mercado para auxiliar o varejista nesse processo, tanto na integração dos sistemas (loja física, gateway de pagamento, e-commerce), como na criação de novas interfaces de venda: App commerce e Shopbot.