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M-commerce: como preparar seu varejo para o mobile

Os consumidores de hoje estão mais ativos em todos os ambientes, online ou off-line, e estão dispostos a comprar em qualquer lugar e a qualquer momento. O desenvolvimento de uma experiência personalizada é o principal foco dos varejistas brasileiros, contudo, a atenção especial no ano de 2018 está direcionada para os aplicativos.

Segundo estudos da FGV até 2020, 6,6 bilhões de pessoas terão um smartphone, esse dado representa 80% da população mundial. O m-commerce surgiu da modalidade de vendas para consumidores que estão cada vez mais conectados e dispostos a realizarem uma compra online.

O Brasil é um dos países com maior potencial de crescimento no uso de dispositivos móveis. Certamente em algum momento na jornada de compra o consumidor utiliza um dispositivo móvel, seja para pesquisar sobre determinado produto ou serviço, buscar opiniões relevantes e comprar.

A consolidação do mobile ganhou mais relevância no quesito compras online. No final desse ano houve um aumento de 51% comparado ao mesmo período do ano passado.

A era dos omniconsumidores

De acordo com a Análise do E-commerce no Mundo realizada no 3º trimestre, a Criteo S.A, empresa líder em tecnologia para commerce marketing, os varejistas que investem em vendas em app e web mobile já possuem 44% das transações online feitas em dispositivos móveis.

Os clientes que foram identificados em diferentes dispositivos durante a jornada de compra gastam em média 22% a mais do que consumidores que utilizam apenas um canal.

A Criteo ainda levantou dados importantes sobre as vendas no Brasil em seus respectivos dias e horários. O desktop lidera em horários comerciais, enquanto o mobile a noite e em finais de semana. Veja o gráfico abaixo:

 

Micro momentos

Os micro momentos correspondem a tomada de decisões e a impulsividade pela busca da satisfação imediata, essas características correspondem ao perfil do consumidor atual. De acordo com o Google, de três em cada quatro usuários de smartphones recorrem à uma busca rápida antes de tratar de suas necessidades imediatas.

Cerca de 53% dos visitantes abandonam sites mobile que levam mais de três segundos para carregar, isso mostra que as empresas precisam de comprometer a desenvolver experiências mobile mais competitivas e velozes.

Same day delivery

Se um item estiver disponível na loja, os consumidores podem tirá-lo imediatamente. Aliado ao comportamento imediatista dos micro momentos, a modalidade de entrega no mesmo dia tem a capacidade de aumentar o engajamento e fidelização do cliente.

Para isso, varejistas devem estar preparados logisticamente para montar ou organizar minicentros de distribuição e atender os pedidos provenientes do e-commerce, aplicativo ou chatbot.

App commerce

O mercado está cada vez mais atento a grandes varejistas que estão lançando seu aplicativo de venda online, o que antes era comprado apenas em um canal, hoje ganha uma forte visibilidade na omnicanalidade, onde o fluxo migratório de compra pode iniciar em uma interface e terminar em outra.

O App commerce surgiu da soma das necessidades dos usuários mais exigentes, que procuram aplicativos com experiência de compra unificada. Com diversas funcionalidade e de fácil usabilidade, o app representa uma maior facilidade do consumidor adquirir um produto ou serviço em poucos cliques.

Contudo, todos esses fatores somados a forte tendência do varejo online funcionam como indicadores para boas projeções em 2018. Soluções tecnológicas como aplicativos nativos e chatbots terão alta relevância, conheça a capacidade das novas interfaces de vendas para varejistas omnichannel, entre em contato conosco pelo hello@neomode.com.br e fale com um de nossos especialistas