Mobile, Tecnologia

Experiência de compra 100% autônoma já é realidade no Brasil

Dentro dessa nova realidade, varejo está se preparando para funcionar de forma totalmente autônoma e integrada

As lojas autônomas vieram para ficar. A favor de uma experiência mais conectada, esses estabelecimentos automatizados funcionam sem a necessidade de atendimento humano e longas filas de pagamento, tudo para trazer mais agilidade e praticidade na vida dos consumidores.

Dar autonomia e controle ao cliente é uma forma mais que inovadora para centralizá-lo em meio toda a jornada de compra e permitir que ele compre onde, quando e na hora que quiser.

Experiência dentro e fora da loja

De forma integrada, as lojas funcionam com dispositivos de alta tecnologia, como câmeras de monitoramento, sensores e leitores que ajudam no perfeito funcionamento desde o momento que o consumidor entra na loja até a sua saída. Além disso, nos casos das lojas autônomas os smartphones são ferramentas fundamentais para que os consumidores consigam realizar uma compra.

Os dispositivos móveis funcionam como uma ferramenta poderosa para auxiliar o usuário na compra, desde a liberação da entrada no estabelecimento, escaneamento de produtos por QR code até o checkout, como também ajudam o varejista a coletar dados valiosos sobre o perfil do consumidor, o que posteriormente pode levar a segmentação de ofertas mais personalizadas e assertivas.

Aplicativos

Atualmente o m-commerce é um dos principais responsáveis pelo crescimento em vendas. De acordo com a Ebit/Nielsen as compras efetuadas via smartphones corresponderam a mais de 1/3 do total de pedidos comércio eletrônico em 2018, esse ano a expectativa é de expansão de 15%, com vendas totais de R$61,2 bilhões.

Em um mercado em ascensão, repleta de novas tecnologias e formatos para atender melhor os consumidores, o pagamento por celular também ganhou muitos pontos de modernização, nas lojas autônomas o pagamento pode ser realizado por biometria, carteiras digitais – entre as mais comuns Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay -, pagamento por aproximação (NFC), transmissão magnética segura (MST), QR Code, entre muitas outras possibilidades.

Scan Go

Outra tecnologia muito utilizada para dar autonomia ao consumidor é o scanner do aplicativo instalado no celular, o cliente digitaliza o código de barras de cada produto desejado na sua lista de compras e o coloca no carrinho. No final, com todos os itens atualizados no aplicativo basta realizar o pagamento dentro do próprio app utilizando o cartão de crédito ou outro método disponibilizado pela loja. Tudo é feito em questão de minutos, sem a necessidade de enfrentar filas.

No Brasil, a rede Carrefour trouxe alguns caixas de self-checkout para que os clientes pudessem passar suas compras sozinhos, hoje, essa tecnologia ficou ainda mais flexível com o app Scan & Go via mobile e, ainda, novos projetos como o Retire de Carro, permitirão que as compras sejam feitas pelo site do Carrefour e o sua retirada seja agendada no dia seguinte, onde o funcionário levará as compras até o carro do cliente

Zaitt

Considerado o primeiro mercado 100% autônomo da América Latina, a startup Zaitt é um exemplo de que o avanço da tecnologia permitirá que lojas consigam ter mais autonomia para atender seus clientes utilizando bons sistemas de integração.

Para fazer compras é muito simples, basta instalar o aplicativo Zaitt e clicar na chave de segurança e aproximar a tela do celular no leitor localizado na porta da loja. O consumidor entra, faz suas compras usando escaneamento e depois sai da loja. Toda cobrança também é realizada pelo app e a abastecimento das lojas são feitas em parceria com a rede de supermercados Carrefour.

A loja Zaitt, em Vitória, Espírito Santo já teve cerca de 20 mil vendas em um ano. Esse ano, a startup recentemente abriu uma nova unidade em São Paulo. Todas as lojas possuem um variado mix de produtos como carnes, bebidas, legumes a qualquer hora do dia e qualquer dia da semana. Sem a necessidade de caixa registradora, funcionários, filas de pagamento e nem segurança, a Zaitt segue o mesmo conceito que os famosos estabelecimentos autônomos como a Amazon Go, nos EUA, e Hema Supermaket, da Alibaba na China.

A expectativa é que para os próximos meses 4 lojas autônomas sejam lançadas em São Paulo. Veja abaixo o vídeo de como funciona o sistema Zaitt:

Amazon Go

Ano passado, um grande destaque mundial foi o lançamento da Amazon Go, o supermercado autônomo não possui caixas registradoras, carrinhos de compras ou filas para pagamento. Seu funcionamento é bem simples, logo na entrada, diversas “catracas” protegem a loja, permitindo apenas o acesso de pessoas que possuem o aplicativo instalado em seus smartphones. O app gera um QR Code que é usado para liberar a entrada do consumidor para que ele possa livremente fazer suas compras.

Hema Supermarket

As lojas do Hema Supermaket funcionam de forma totalmente omnichannel como centros de distribuição, onde os funcionários direcionam o pedido realizado no app para o centro de entrega ou esperam o cliente retirar na loja. Além disso, os clientes conseguem pagar suas compras no Taobao ou Alipay, a plataforma de pagamento online própria do Alibaba. Em alguns casos os clientes podem pagar apenas utilizando reconhecimento facial.

Aplicativos autônomos

No radar de muitos varejistas, os aplicativos se tornaram canais de vendas fundamentais. O que poderíamos também chamar de “aplicativos autônomos” onde o consumidor realiza suas compras online e retira na loja física ou em lockers, também já é uma realidade na vida de muitos brasileiros.

Essa ideia tem sido consolidada pela Neomode, plataforma omnichannel que integra canais de venda online com o estoque da loja física, transformando a experiência de compra do começo ao fim através do desenvolvimento de um aplicativo personalizado (App Commerce) ou assistente virtual (Shopbot Omni) conectando sua loja a funcionalidades como Clique & Retire, ofertas por geolocalização, Scan Go, carteira digital, catálogo de produtos online, entre outras. Saiba mais em nosso site ou mande um e-mail para hello@neomode.com.br