Ao comprar no e-commerce alguns gatilhos mentais têm ganhado a atenção dos consumidores.
Quem ai nunca foi atraído pelas palavrinhas mágicas ‘frete grátis’ ou ‘desconto’?
Um estudo realizado pela SEMrush, empresa global de marketing digital, com os 100 maiores sites de compras brasileiros de diversas categorias, revelou alguns insights e dados de mercado muito importantes. As categorias analisadas foram esportes & recreação, crianças, alimentação, eletrônicos, saúde, casa & jardim, vestuário, móveis & decoração e viagens.
“Queremos Frete Grátis”
Já não é novidade que o frete grátis é uma das maiores paixões do brasileiro e não é à toa que ele é um dos gatilhos emocionais mais populares nos anúncios das lojas virtuais: frete grátis (100%); desconto (93.8%); em até 10x sem juros (33.3%); produtos mais desejados (51%). Além disso, a frequência em que os descontos são utilizados revelam que muitas lojas são 10% e 50% de desconto conforme listagem abaixo:
10% desconto – 20.77%
50% de desconto – 16.43%
5% de desconto – 16.22%
15% de desconto – 11.98%
70% de desconto – 10.36%
80% de desconto – 6.28%
25% de desconto – 4.08%
Tráfego
Outro levantamento importante é que 88% das visitas nos sites das lojas vem por tráfego direto, ou seja, os usuários digitam o site na barra de navegação. Já cerca de 7.3% dos usuários chegam ao site através de pesquisa em mecanismos de buscas como Google e Bing. Posteriormente as outras fontes de tráfego revelam que o usuário clica em backlinks (2%) e o restante no tráfego vem através de anúncios (1,98%) e redes sociais (0,57%).
Tendo em vista que oferecer frete grátis e descontos são táticas essenciais para chamar a atenção do consumidor, a opção Clique & Retire também tem ganhado força. Essa nova modalidade no varejo permite que o consumidor faça sua compra online e retire o produto na loja física no mesmo dia, sem precisar pagar frete e esperar prazos de entrega caso optasse por receber em casa.
O ambiente online se tornou cada vez mais próspero para lojistas que querem otimizar suas vendas de todos os lados, seja por aplicativos, e-commerce, assistente virtual ou qualquer outro canal de venda digital, o objetivo é conectar os consumidores de forma que eles possam usar lojas físicas como centros de distribuição.
Canais de venda omnichannel
Tanto o Shopbot quanto o App Commerce poderão ser integrados com a loja física. Ou seja, o lojista transformará seu ponto de venda em pequenos centros de distribuição, movimentando ainda mais rápido o estoque e otimizando seus custos. Com os novos canais de venda o consumidor sempre terá visibilidade da disponibilidade de estoque do produto nos canais de venda online, além de conseguir retirar a compra na loja no mesmo dia em que realizar a compra nos novos canais.
Para mais informações sobre os novos canais de venda omichannel desenvolvidos pela Neomode envie um e-mail para hello@neomode.com.br