E-commerce, Tendências

Consumidores se sentem mais atraídos por frete grátis, revela pesquisa da SEMrush

Ao comprar no e-commerce alguns gatilhos mentais têm ganhado a atenção dos consumidores.

Quem ai nunca foi atraído pelas palavrinhas mágicas ‘frete grátis’ ou ‘desconto’?

http://gph.is/2c93qek

Um estudo realizado pela SEMrush, empresa global de marketing digital, com os 100 maiores sites de compras brasileiros de diversas categorias, revelou alguns insights e dados de mercado muito importantes. As categorias analisadas foram esportes & recreação, crianças, alimentação, eletrônicos, saúde, casa & jardim, vestuário, móveis & decoração e viagens.

“Queremos Frete Grátis”

Já não é novidade que o frete grátis é uma das maiores paixões do brasileiro e não é à toa que ele é um dos gatilhos emocionais mais populares nos anúncios das lojas virtuais: frete grátis (100%); desconto (93.8%); em até 10x sem juros (33.3%); produtos mais desejados (51%). Além disso, a frequência em que os descontos são utilizados revelam que muitas lojas são 10% e 50% de desconto conforme listagem abaixo:

10% desconto – 20.77%

50% de desconto – 16.43%

5% de desconto – 16.22%

15% de desconto – 11.98%

70% de desconto – 10.36%

80% de desconto – 6.28%

25% de desconto – 4.08%

Tráfego

Outro levantamento importante é que 88% das visitas nos sites das lojas vem por tráfego direto, ou seja, os usuários digitam o site na barra de navegação. Já cerca de 7.3% dos usuários chegam ao site através de pesquisa em mecanismos de buscas como Google e Bing. Posteriormente as outras fontes de tráfego revelam que o usuário clica em backlinks (2%) e o restante no tráfego vem através de anúncios (1,98%) e redes sociais (0,57%).

Tendo em vista que oferecer frete grátis e descontos são táticas essenciais para chamar a atenção do consumidor, a opção Clique & Retire também tem ganhado força. Essa nova modalidade no varejo permite que o consumidor faça sua compra online e retire o produto na loja física no mesmo dia, sem precisar pagar frete e esperar prazos de entrega caso optasse por receber em casa.

O ambiente online se tornou cada vez mais próspero para lojistas que querem otimizar suas vendas de todos os lados, seja por aplicativos, e-commerce, assistente virtual ou qualquer outro canal de venda digital, o objetivo é conectar os consumidores de forma que eles possam usar lojas físicas como centros de distribuição.

Canais de venda omnichannel

Tanto o Shopbot quanto o App Commerce poderão ser integrados com a loja física. Ou seja, o lojista transformará seu ponto de venda em pequenos centros de distribuição, movimentando ainda mais rápido o estoque e otimizando seus custos. Com os novos canais de venda o consumidor sempre terá visibilidade da disponibilidade de estoque do produto nos canais de venda online, além de conseguir retirar a compra na loja no mesmo dia em que realizar a compra nos novos canais.

Para mais informações sobre os novos canais de venda omichannel desenvolvidos pela Neomode envie um e-mail para hello@neomode.com.br