Chatbot, Tecnologia

Chatbots ficarão cada vez mais modernos e terão recurso de realidade aumentada

A qualificação do atendimento é um dos principais focos de empresas que desejam aumentar vendas e engajamento com o consumidor. Com isso, para atender as necessidades pontuais e respectivas dúvidas, os chatbots surgiram como soluções tecnológicas para ajudar empresas a se comunicarem de uma forma mais rápida e eficiente com seus clientes ou, até mesmo, com outras empresas.

“Chatbots são a face da inteligência artificial hoje” afirma o vice-presidente sênior Daryl Plummer, da Gartner, em uma conferência realizada nessa quarta-feira. Em complemento, ele ainda afirma que os chatbots estão em ascensão, o que irá demandar uma grande transformação no mercado e perfil dos desenvolvedores, estes que deverão estar cada vez mais atentos em construir bots utilizando inteligência artificial e, inclusive, conhecimentos de psicologia para entender a mente do consumidor.

Outra mudança é na forma como as pessoas estão realizando buscas em sites e aplicativos mobile, a tendência é que cada vez mais isso aconteça por comandos de voz. O Instituto Gartner prevê que até 2020 as empresas que adotarem essa funcionalidade em seus sites e apps conseguirão ter um aumento de 30% nas vendas.

Chatbot no Messenger

Há cerca de dois anos atrás o Facebook Messenger permitiu aos desenvolvedores que integrassem seus próprios chatbots dentro da plataforma de mensagem, hoje, com a popularização do serviço já são mais de 300 mil bots criados para conversação. Cerca de 8 bilhões de mensagens são trocadas entre marcas e consumidores por mês, graças a 200 mil desenvolvedores ativos pelo mundo inteiro. Os dados foram apresentados na F8, conferência anual para desenvolvedores do Facebook, essa semana nos Estados Unidos.

Com o passar dos anos, diversos recursos tomaram forma e foram aprimorados. Ainda na conferência o Facebook anunciou uma grande novidade, agora os desenvolvedores poderão criar interações de realidade aumentada utilizando a câmera do smartphone durante o chat. Esta nova experiência está sendo testada em um grupo exclusivo de marcas: Nike, Asus, Kia e Sephora.

Qual o diferencial da ferramenta?

A proposta é criar uma sensação única nos mundos reais e virtuais, inclusive para quem faz compras pela internet. Com esse novo recurso os desenvolvedores poderão criar filtros e efeitos utilizando realidade aumentada para que o usuário consiga ter maior visibilidade do produto, possibilitando que ele consiga “provar” antes de comprar.

A Asus irá simular a abertura de um produto da marca utilizando realidade aumentada. Já a Sephora permitirá que as clientes consigam analisar como fica um batom ou um outro produto no próprio rosto. A Nike utilizará para apresentar o novo modelo de tênis e a Kia, o lançamento de um carro.

Outra novidade que também está em fase de testes é o tradutor automático, dentro do chat será possível escolher o idioma de tradução para que o diálogo entre consumidor e marca seja ainda mais fluido. Incialmente o serviço funcionará nos idiomas inglês e espanhol.

Vantagens de utilizar chatbot

Os chatbots podem ser utilizados para diversas funcionalidades, entre elas geração ou nutrição de leads, SAC, vendas ou conteúdo. Se sua empresa precisa de um chatbot para aumentar as vendas, entre em contato conosco e a nossa equipe irá te orientar: hello@neomode.com.br