De olho nas tendências, empresas que integram canais online e offline conseguem ter mais efetividade em datas sazonais
Desde 2010, a Black Friday surgiu no calendário brasileiro com objetivo de movimentar as vendas e impulsionar a economia do país. Só no ano passado a Black Friday apresentou um faturamento de 2,1 bilhões, para esse ano a estimativa é que o crescimento seja de 15%.
De acordo com o Google, a Black Friday é a segunda data sazonal mais importante do Brasil, perdendo somente para o Natal. Seguindo a tradição, a data, que será celebrada dia 23 de novembro (última sexta-feira do mês), promete trazer diversas promoções para quem procura comprar aquele tão desejado produto/serviço ou até mesmo adiantar os presentes do Natal.
Mas, apenas baixar os preços e oferecer promoções não são os únicos atrativos para conseguir conquistar a atenção do consumidor. Investir em diferenciais que facilitam a venda pode ser um grande passo para alcançar bons resultados no faturamento final e sair à frente da concorrência.
Omnicanalidade, a nova experiência para o consumidor
Oferecer a mesma experiência em todos os canais já é uma realidade para o varejo brasileiro. De acordo com uma pesquisa realizada pela Tiendeo, portal online de ofertas e catálogos geolocalizados, cerca de 34% dos brasileiros farão suas compras exclusivamente em canais online, 34% pretendem utilizar tanto lojas físicas quanto as lojas virtuais e 32% utilizarão apenas lojas físicas para fazer compras durante essa data.
O estudo também apontou um aumento de 180% nas visitas em lojas durante o ano passado, onde 66% concentravam-se entre 12h às 19h. Já quando o assunto é planejamento de compras, 7 em cada 10 consumidores utilizarão ferramentas online para saber as ofertas disponíveis na Black Friday. Tendo em vista todos esses dados, é preciso levar em consideração a sinergia entre todos os canais para proporcionar uma jornada de compra cada vez mais agradável.
Estratégias para Black Friday
Pagar caro pelo frete, esperar o prazo de entrega para a encomenda chegar e enfrentar filas e a grande movimentação ocasionada por essa data são alguns dos pontos negativos que fazem muitos consumidores desistirem de um compra não é mesmo?
https://gph.is/2NXWTWq
Por isso, com o surgimento de novos processos tecnológicos focados na integração omnichannel, muitas empresas conseguem otimizar custos logísticos e operacionais, além de oferecerem grandes benefícios para os consumidores que querem aproveitar a Black Friday com mais comodidade e praticidade. Quais são as novas oportunidades que o omnichannel pode gerar para varejistas que integram seus canais?
Clique e retire
Comprar online (seja por aplicativo, e-commerce ou shopbot) e retirar na loja física é um dos grandes diferenciais para reduzir os atritos existentes com a grande movimentação de pessoas nas lojas físicas durante importantes datas do varejo, como a Black Friday.
Ship-from-store
Transformar a loja física em um ponto de distribuição utilizando o estoque local para atender pedidos online é uma ótima opção para reduzir o atrito entre canais, além de otimizar custos operacionais e logísticos.
Same day delivery
Se um item estiver disponível na loja, por que não o receber imediatamente? Aliado ao comportamento imediatista dos consumidores, a modalidade de entrega ‘no mesmo dia’ tem a capacidade de aumentar o engajamento e fidelização do cliente.
No entanto, vale lembrar que varejistas devem estar preparados logisticamente e operacionalmente para organizar essas novas estratégias. No Brasil, a integração entre online e offline Lojas MM
Canais de venda omnichannel
Quer alcançar bons resultados em datas especiais como a Black Friday? Conheça os novos canais de venda e relacionamento com integração 100% omnichannel, utilizando as melhores plataformas e sistemas de pagamento, ERP e loja física. As novas soluções Shopbot e App Commerce poderão ser integrados com a loja física, transformando-a em um minicentro de distribuição, movimentando ainda mais rápido o estoque e otimizando seus custos. Dessa forma, o consumidor sempre terá visibilidade da disponibilidade do produto em estoque, além de conseguir retirar a compra na loja no mesmo dia em que realizar a compra nos novos canais.
Quais benefícios de integrar
Além de estar sempre à frente da concorrência, integrar canais online com a loja física abrem uma série de oportunidades para sua marca.
- Integração com os melhores sistemas e plataformas – centralização operacional e logística
- Lojas físicas se transformam em minicentros de distribuição
- Visibilidade de estoque em tempo real
- Aumento do fluxo em lojas físicas
- Criam venda adicionais
- Otimização das lojas como centros de distribuição
- Plataforma com controle em tempo real dos resultados