Com um mercado mais competitivo empresas investem em tecnologia para ampliar ações dentro da loja física
Com a onipresença da tecnologia, o ambiente digital é uma das principais diretrizes para influenciar o consumidor no momento da compra. Como resultado, espera-se uma maior integração dos varejistas dentro dos canais digitais com a loja física.
Integrar com inteligência é atribuir maior valor aos serviços de tecnologia utilizando-os de forma estratégica e conhecendo a real intenção dos consumidores. Uma pesquisa realizada pela Cognizant, empresa global de tecnologia e negócios, entrevistou grandes varejistas para entender pontos que norteiam a relação B2C. Um dos principais dados coletados foi a indicação de três fatores que os clientes levam em consideração na escolha entre uma loja e outra, são eles: Preço competitivo e promoções (consumidores estão focados em economizar); Produto fácil de encontrar ( os clientes querem uma experiência mais agradável de compra, evitando a insatisfação de se deparar com a falta de estoque do produto que desejam) e Conveniência (seja na loja ou on-line querem menos atrito na hora da compra).
Os compradores sabem que a experiência deles não será perfeita o tempo todo, mas a forma como os varejistas implementam estratégias direcionadas ao cliente ajuda a diminuir riscos de uma má experiência. Então, por que não explorar os hábitos dos consumidores e aplicar estratégias junto às soluções tecnológicas?
O consumidor da mira do varejo
Os varejistas estão colocando mais foco na coleta de dados para obter uma visão 360º, isso inclui informações demográficas, preferência de publicidade, interesses e comportamento de compra. Os algoritmos originados pela extração dos dados de canais online e offline passam por uma análise preditiva e resultam
Combinadas a ferramentas de analytics é possível descobrir diversas informações valiosas sobre os consumidores e seus hábitos de consumo (quais produtos vendem mais, dias da semana mais movimentados, quanto de cada produto deve ser estocado, perfil do consumidor em cada região, entre outros dados). Esse rastreamento é feito dentro da loja física através de plataformas e ferramentas de tecnologia que utilizam armazenamento em Big Data e cruzam todas as informações recebidas para identificar o que os clientes estão buscando dentro da loja. Dessa forma, o varejista pode ter maior aproveitamento na conversão em vendas utilizando estratégias diferenciadas e mais assertivas.
De acordo com Gartner e o Instituto de Inteligência de Mercado (IDC) o grande volume de dados armazenados atingirá 40 trilhões de gigabytes em 2020.
Cases de sucesso
Grupo Pão de Açúcar
O Grupo Pão de Açúcar, por exemplo, disponibilizou rede wi-fi gratuita em todas as 775 lojas da marca, o objetivo é oferecer descontos personalizados com base no histórico de compras do consumidor, além disso o grupo ainda oferece prêmios como forma de fidelizar e incentivar o cliente a gastar mais dentro da loja. O wi-fi também aumentou em 70% a eficiência do trabalho dos funcionários dentro da loja, o sistema ajuda a identificar quais produtos precisam ser repostos antes de acabar e verificar a atualização de preços nas etiquetas das prateleiras.
Walmart
Já o grande varejista norte-americano Walmart trabalha com o programa de benefícios de bem-estar, em parceria com a seguradora Humana, com o objetivo de oferecer descontos em alimentos mais saudáveis para clientes que concluem uma avaliação de saúde online.
Walgreens
Na Walgreens, a segunda maior empresa farmacêutica nos Estados Unidos – ficando atrás apenas da CVS Health – utiliza ferramentas avançadas de analytics, em parceria com a IBM PureApplication System, na área de drogarias para bem-estar geral dos pacientes, avaliando suas condições e oferecendo recomendações de prevenção. Mais de 7,5 bilhões de ocorrências médicas para 100 milhões de pessoas abastecem o sistema big data da empresa contendo informações sobre diagnóstico e histórico de saúde.
Nike
A Nike, empresa de materiais esportivos, investe pesadamente em aplicativos e wearables. Com isso, consegue reunir diversas informações sobre seus usuários e seus hábitos relacionados a esporte e preferências de vestuário. Com todos os dados em mãos, a empresa utiliza os dados para desenvolver produtos adequados para cada característica regional.
Danone
Para aprimorar ainda mais os processos internos e resolver o problema de atrasos do iogurte grego da marca – que tem a data de validade menor – a Danone apostou em Big data e cruzou informações sobre rotas de distribuição e tempo de entrega para evitar a proximidade com prazo de validade dos produtos.
A chave para o sucesso no varejo é analisar todos os pontos de contato, o varejista precisa entender a intersecção entre clientes, produtos e canais. Se você ainda não possui integração dos seu e-commerce com loja física conheça as soluções omnichannel da Neomode.