E-commerce

Aumento das compras online não afasta consumidor da loja física

É comum pensarmos que com a forte presença online façam com que os consumidores fiquem cada vez mais distantes da loja física e, que um futuro próximo, elas sejam extintas da jornada de compra. Entretanto, um estudo global realizado pela Ipsos, instituto de pesquisa e inteligência de mercado, revela que apesar das fortes tendências do consumidor buscar cada vez mais o e-commerce para fazer compras, a presença na loja física não diminuirá.

Segundo a Ipsos, de 2014 a 2017, de dez categorias analisadas, seis categorias apresentaram resultados iguais ou maiores no que diz respeito a presença do consumidor na loja física em comparação a frequência de compras pela internet. Entre elas: remédios, roupas, móveis, comida, eletrodomésticos e em grandes redes varejistas.  Veja o gráfico abaixo:

 

O estudo foi realizado com 19 mil consumidores, em 27 países.

Investimento em experiência do usuário

Ainda sim, reforçando os indícios de que o consumidor não abandonou a loja física, a pesquisa da PwC/SAP nos mostra que os varejistas estão cada vez mais dispostos a investir em recursos dentro da loja física. Hoje, esse investimento está voltado para experiências de compra omnichannel, cuja integração da loja física e e-commerce são imperceptíveis ao consumidor.

Outro ponto analisado são as categorias de compra, os consumidores demonstram maior preferência em comprar materiais de construção e móveis na loja física.

 

Contudo, a busca pela jornada de compra ideal é uma das maiores preocupações dos executivos do setor. A descentralização proveniente da evolução da Indústria 4.0 exige mudanças cada vez mais rápidas e eficientes de varejos que ainda se prendem a venda trabalhada em canais singulares sem integração.

Seja omnichannel de verdade

Atualmente, empresas como a Neomode estão no mercado para ajudar varejistas a automatizar seus processos comerciais com um sistema de integração omnichannel. Se sua empresa precisa integrar os canais de venda e otimizar os resultados entre em contato conosco (hello@neomode.com.br) e iremos te apresentar a melhor solução para o seu negócio.